sicnot

Perfil

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Dois acusados de ajudar Salah Abdeslam entregues pela Bélgica à França

Mohammed Amri e Ali Oulkadi, acusados de terem ajudado na fuga o suspeito chave dos atentados de Paris Salah Abdeslam, foram hoje entregues pela Bélgica às autoridades francesas, indicou o ministério público belga.

Salah Abdeslam

Salah Abdeslam

Os dois homens foram entregues à justiça francesa em execução do mandado de captura europeu emitido pelos juízes de instrução parisienses encarregados do inquérito sobre os atentados de 13 de novembro, de acordo com um comunicado do ministério público belga.

A justiça belga tinha aprovado em junho a transferência dos dois acusados para França.

Mohammed Amri, de 27 anos, é suspeito de ter levado no seu veículo Salah Abdeslam para Bruxelas, algumas horas depois dos atentados, na companhia de Hamza Attou, que foi transferido na passada semana para França.

Amri foi detido a 14 de novembro na zona de Molenbeek, em Bruxelas, de onde são originárias várias das pessoas implicadas nos atentados de Paris.

Já Ali Oulkadi, de 31 anos, francês também de Molenbeek, transportou Salah Abdeslam em Bruxelas no dia seguinte aos atentados, de acordo com o advogado do acusado.

A 9 de junho, a justiça belga aprovou também à transferência para França de Mohamed Abrini, um outro suspeito chave dos atentados de Paris e igualmente alvo de um mandado de captura europeu emitido pelos juízes de instrução franceses.

Abrini não vai ser imediatamente entregue às autoridades francesas, uma vez que foi acusado na Bélgica pela participação nos atentados que causaram 32 mortos, a 22 de março, no aeroporto e no metropolitano de Bruxelas.

Hoje, o Supremo Tribunal (Tribunal de Cassação) belga publicou uma decisão que poderá levar a novos atrasos na execução da transferência de Mohamed Abrini. O tribunal anulou uma parte da decisão, que deve ser reexaminada pelo tribunal de recurso, relativa ao local onde o acusado deve cumprir pena.

O Supremo belga validou a execução do mandado de captura e, desta forma, a "luz verde" dos juízes à transferência de Mohamed Abrini para França.

Lusa

  • As crianças e o frio. O que vestir
    1:58

    País

    O médico Pedro Ribeiro da Silva, da Direção-Geral da Saúde, aconselha especial cuidado com as extremidades do corpo - usar luvas e gorros. E demasiado agasalhadas pode levá-as a transpirar mais e, consequentemente, desidratar.

  • Mortágua acusa PSD de andar a brincar com a vida das pessoas
    0:47

    Opinião

    No Esquerda/Direita da SIC Notícias, António Leitão Amaro reafirmou ontem à noite que o PSD não é contra o aumento do salário mínimo mas contra a descida da TSU. Já Mariana Mortágua acusou os sociais-democratas de andar a brincar com a vida dos portugueses.

  • Pelo menos 30 mortos e 75 feridos em incêndio e derrocada de edifício em Teerão

    Mundo

    Pelo menos 30 bombeiros morreram esta quinta-feira e cerca de 75 pessoas ficaram feridas em Teerão, quando um edifício de 17 andares ruiu depois de ser consumido pelas chamas, noticiaram os meios de comunicação estatais iranianos. O edifício "Plasco" situa-se no centro da capital iraniana, a norte da zona do mercado.

    Em desenvolvimento

  • Os finalistas do Carro do Ano 2017 são...
    0:53

    Economia

    São sete os escolhidos pelos jurados do Carro do Ano, iniciativa do Expresso e da SIC Notícias. À final chegaram o Citroen C3 Pure Tech, o Hyundai IONIQ Hybrid Tech, da Kia o novo modelo Optima Sportwagon 1.7 CRDi GT Line, o Peugeot 3008 Allure 1.6 BlueHdi, o Renault Mégane Sport Tourer Energy dCI, o SEAT Ateca 1.6 TDI CR Style e ainda o Volvo V90.