sicnot

Perfil

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Número de turistas em Paris diminui devido aos atentados

O número de turistas que se hospedaram em estabelecimentos hoteleiros na região de Paris durante o primeiro semestre caiu 6,4% (menos um milhão), face a igual período de 2015, para 14,9 milhões, devido aos atentados terroristas.

Segundo os dados apresentados hoje pelo Comité Regional de Turismo (CRT) e divulgados pela France Info, as descidas mais relevantes foram registadas nos turistas estrangeiros (9,9%), embora tenha sido mais moderada entre os visitantes franceses (3,5%).

De acordo com o CRT, não havia uma queda tão acentuada de turistas desde 2010 e, em termos de dormidas, a descida foi maior, de 8,5%.

A redução do fluxo de turistas resultou numa menor presença em monumentos e museus, como o Arco do Triunfo (menos 34,8%) e Versalhes (menos 16,3%).

Por nacionalidades, entre os que mais reduziram a sua estadia em Paris constam os japoneses (46,2%), russos (35%), italianos (27,7%) e também os Estados Unidos (19,6%).

Esta situação resultou numa quebra da faturação das empresas do setor turístico, que encolheu 749,7 milhões de euros.

O único ponto positivo no semestre foi a subida em 14 pontos do turismo de negócios.

Lusa

  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Casa Madonna di Fatima em Roma é um lar de idosos com 9 irmãs portuguesas
    4:29

    Mundo

    A mais antiga igreja dedicada à Senhora de Fátima em Roma tem mais de 50 anos. Foi construída pelas franciscanas hospitaleiras do Imaculado Coração, uma congregação fundada em Portugal. Hoje, as religiosas portuguesas gerem um lar na mesma rua, mas o templo foi entregue a uma congregação italiana.