sicnot

Perfil

Atentado em Nice

Atentado em Nice provocou 78 mortos

Um camião embateu, esta noite, numa multidão que assistia ao fogo-de-artifício em Nice. As vítimas estavam a festejar o Dia Nacional de França. O motorista da viatura disparou contra a multidão mas foi abatido. Será um homem de 31 anos, natural de Nice, de origem tunisina. Segundo as autoridades francesas, 78 pessoas foram mortas. As autoridades, que falam também de mais de 100 feridos, já consideraram este ataque um atentado e o Presidente da França, François Hollande, vai reunir o gabinete de crise.

© Eric Gaillard / Reuters

O autarca de Nice escreveu na sua conta do Twitter que o condutor de um camião pode ter feito "dezenas de mortos" e pede às pessoas para ficarem em casa.

Christian Estrosi diz que dará mais informações em breve.

Segundo um jornalista da agência noticiosa da AFP, que se encontra no local, o incidente ocorreu na Promenade des Anglais, um local turístico, onde as pessoas estavam concentradas a assistir ao fogo-de-artifício, por ocasião do Dia da Bastilha, feriado nacional em França.

Foi montado um grande perímetro de segurança, segundo a AFP.

"Vimos pessoas a serem atingidas", disse o jornalista da AFP, acrescentando que o incidente ocorreu perto do famoso Hotel Negresco.

As pessoas estavam aterrorizadas e gritavam enquanto fugiam do local. "Foi um caos absoluto", acrescentou.

As imagens televisivas mostram centenas de pessoas a fugir em pânico pelas ruas da cidade.

O terrorismo volta a abater-se sobre França depois dos ataques de Novembro, em Paris, que fizeram 130 mortos.

Atualizado às 02:34

  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.