sicnot

Perfil

Atentado em Nice

Alemanha reforça segurança na fronteira com a França

​A polícia federal alemã reforçou hoje os controlos de segurança na fronteira com a França, assim como nos aeroportos da Alemanha e ligações ferroviárias transfronteiriças, depois da morte de 84 pessoas no atentado de quinta-feira, em Nice.

© Wolfgang Rattay / Reuters

As autoridades alemãs coordenaram esforços com as forças de segurança francesas, mas os detalhes da operação de segurança não foram avançados por razões operacionais, pode ler-se no comunicado divulgado pela polícia federal alemã.

Entre as vítimas do ataque de Nice estão três alemães, noticiou o jornal Die Welt, acrescentando que se trata de um professor e dois alunos que se encontravam no sul da França para uma visita de estudo.

De acordo com fontes do departamento de Educação da Alemanha da cidade de Berlim, na quinta-feira estavam em Nice alunos de seis escolas berlinenses, escreveu o jornal alemão.

Na quinta-feira à noite, um homem de origem franco-tunisina conduziu um camião contra uma multidão que se encontrava na avenida marginal de Nice a assistir ao fogo-de-artifício de celebração de o dia nacional de França, que assinala a Tomada da Bastilha, tirando a vida a 84 pessoas e ferindo mais de 100.

As autoridades francesas consideram estar perante um atentado terrorista, mas a autoria do ataque ainda não foi reivindicada.

O Presidente francês, François Hollande, decretou três dias de luto nacional, de sábado a segunda-feira, e prolongou o estado de emergência no país por mais três meses que vigora desde o ano passado.

Com Lusa

  • Temperatura global de 2016 foi a mais alta desde 1880

    Mundo

    A temperatura média na superfície terrestre e oceânica em 2016 foi a mais alta desde 1880, no terceiro ano consecutivo de recordes do aquecimento global, anunciou esta quarta-feira a agência dos Estados Unidos para a atmosfera e os oceanos.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..