sicnot

Perfil

Atentado em Nice

Alemanha reforça segurança na fronteira com a França

​A polícia federal alemã reforçou hoje os controlos de segurança na fronteira com a França, assim como nos aeroportos da Alemanha e ligações ferroviárias transfronteiriças, depois da morte de 84 pessoas no atentado de quinta-feira, em Nice.

© Wolfgang Rattay / Reuters

As autoridades alemãs coordenaram esforços com as forças de segurança francesas, mas os detalhes da operação de segurança não foram avançados por razões operacionais, pode ler-se no comunicado divulgado pela polícia federal alemã.

Entre as vítimas do ataque de Nice estão três alemães, noticiou o jornal Die Welt, acrescentando que se trata de um professor e dois alunos que se encontravam no sul da França para uma visita de estudo.

De acordo com fontes do departamento de Educação da Alemanha da cidade de Berlim, na quinta-feira estavam em Nice alunos de seis escolas berlinenses, escreveu o jornal alemão.

Na quinta-feira à noite, um homem de origem franco-tunisina conduziu um camião contra uma multidão que se encontrava na avenida marginal de Nice a assistir ao fogo-de-artifício de celebração de o dia nacional de França, que assinala a Tomada da Bastilha, tirando a vida a 84 pessoas e ferindo mais de 100.

As autoridades francesas consideram estar perante um atentado terrorista, mas a autoria do ataque ainda não foi reivindicada.

O Presidente francês, François Hollande, decretou três dias de luto nacional, de sábado a segunda-feira, e prolongou o estado de emergência no país por mais três meses que vigora desde o ano passado.

Com Lusa

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.