sicnot

Perfil

Atentado em Nice

Alemanha reforça segurança na fronteira com a França

​A polícia federal alemã reforçou hoje os controlos de segurança na fronteira com a França, assim como nos aeroportos da Alemanha e ligações ferroviárias transfronteiriças, depois da morte de 84 pessoas no atentado de quinta-feira, em Nice.

© Wolfgang Rattay / Reuters

As autoridades alemãs coordenaram esforços com as forças de segurança francesas, mas os detalhes da operação de segurança não foram avançados por razões operacionais, pode ler-se no comunicado divulgado pela polícia federal alemã.

Entre as vítimas do ataque de Nice estão três alemães, noticiou o jornal Die Welt, acrescentando que se trata de um professor e dois alunos que se encontravam no sul da França para uma visita de estudo.

De acordo com fontes do departamento de Educação da Alemanha da cidade de Berlim, na quinta-feira estavam em Nice alunos de seis escolas berlinenses, escreveu o jornal alemão.

Na quinta-feira à noite, um homem de origem franco-tunisina conduziu um camião contra uma multidão que se encontrava na avenida marginal de Nice a assistir ao fogo-de-artifício de celebração de o dia nacional de França, que assinala a Tomada da Bastilha, tirando a vida a 84 pessoas e ferindo mais de 100.

As autoridades francesas consideram estar perante um atentado terrorista, mas a autoria do ataque ainda não foi reivindicada.

O Presidente francês, François Hollande, decretou três dias de luto nacional, de sábado a segunda-feira, e prolongou o estado de emergência no país por mais três meses que vigora desde o ano passado.

Com Lusa

  • Hoje é notícia 

    País

    O PSD leva a debate parlamentar a reprogramação do atual quadro comunitário, desafiando os partidos a pronunciarem-se sobre a proposta inicial do Governo, que considera "não servir o país". Os parceiros sociais e o Governo reúnem-se na Concertação Social para discutirem o Programa Nacional de Reformas. O Sporting de Braga procura alcançar o Sporting no 3º lugar da I Liga, ao defrontar o Marítimo na abertura da 31.ª jornada.

  • É importante que "as pessoas não tenham medo" de denunciar o tráfico humano
    0:48

    País

    Manuel Albano, relator nacional para o tráfico de pessoas, concorda com a ideia de que é necessário continuar a investir na inspeção e na fiscalização para travar o tráfico de seres humanos, mas rejeita a denúncia do sindicato dos trabalhadores do SEF, que esta quinta-feira alertou para a "falta de controlo".

  • Trocar a economia pela dança
    7:21
  • Salas de consumo assistido previstas na lei há 17 anos
    3:01

    País

    Dezassete anos depois, Lisboa vai ter as primeiras salas de consumo assistido, vulgarmente conhecidas como salas de chuto. O objetivo é apoiar os mais de 1400 toxicodependentes sinalizados e evitar a propagação de doenças.

  • O que faz um guaxinim às duas da manhã num quartel de bombeiros?

    Mundo

    Os animais são muitas vezes os protagonistas de histórias incríveis ou até insólitas. Desde o cão mais pequeno ao urso mais assustador. Desta vez, o principal interveniente é um guaxinim, que foi levado até um quartel de bombeiros por uma dona muito preocupada. Porquê? O animal estava sob o efeito de drogas.

    SIC

  • "Por vezes até as princesas da Disney ficam apavoradas"

    Mundo

    A atriz norte-americana Patti Murin foi esta semana elogiada nas redes sociais por se preocupar com a sua saúde mental e não ter problemas em falar sobre o assunto. A artista faltou a um espetáculo da Disney, onde ia atuar, devido a um ataque de ansiedade.

    SIC