sicnot

Perfil

Atentado em Nice

ONU cumpre minuto de silêncio pelas vítimas de Nice

O Conselho de Segurança das Nações Unidas cumpriu hoje um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do ataque na cidade francesa Nice, que, na quinta-feira à noite, fez pelo menos 84 mortos.

© Sergei Karpukhin / Reuters

Antes de começarem uma reunião dedicada à situação no Iraque, os embaixadores dos 15 países-membros do Conselho de Segurança (cinco permanentes e dez rotativos) levantaram-se, inclinaram as cabeças em sinal de respeito e observaram um minuto de silêncio.

John Kerry e Serguei Lavrov, chefes da diplomacia de dois dos países com assento permanente no Conselho, Estados Unidos e Rússia, respetivamente, deslocaram-se, juntos, à embaixada francesa na capital russa, Moscovo, para aí depositarem flores vermelhas e brancas e deixarem uma mensagem de condolências.

"A Rússia está solidária com o povo francês. Partilhamos a vossa dor", disse Lavrov, manifestando "determinação" em não "ceder" ao terrorismo.

"Possamos dar provas de força e determinação para acabar com o flagelo do terror", corroborou Kerry.

Os dois chefes de diplomacia estiveram reunidos durante várias horas, durante a manhã, para discutir a situação na Síria, mas, antes de começarem os trabalhos, cumpriram também um minuto de silêncio em memória das vítimas do ataque em Nice, perpetrado por um cidadão franco-tunisino residente na cidade e que as autoridades francesas acreditam ter um cunho terrorista.

Entre os 84 mortos estão, pelo menos, nove estrangeiros e, entre as dezenas de feridos, está, pelo menos, um cidadão português.


Lusa

  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.

  • Avião da Qatar Airways aterra de emergência nas Lajes
    0:47

    País

    Aterrou de emergência nos Açores, esta manhã, um avião da Qatar Airways. A turbulência obrigou à manobra que causou pelo menos 10 feridos nos passageiro do avião que fazia ligação de Washington para Doha, capital do Qatar, e foi desviado para a base aérea das Lajes.

  • Óscar do turismo para empresa que gere património de Sintra
    1:51

    Cultura

    A Parques de Sintra ganhou, pelo quarto ano consecutivo, os World Travel Awards na categoria de "Melhor Empresa de Conservação do Mundo". A empresa portuguesa, que gere monumentos, parques e jardins situados na zona da Paisagem Cultural de Sintra e em Queluz, voltou a ser a única nomeada europeia na categoria, e foi a vencedora entre candidatos de todo o mundo.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.