sicnot

Perfil

Atentado em Nice

ONU cumpre minuto de silêncio pelas vítimas de Nice

O Conselho de Segurança das Nações Unidas cumpriu hoje um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do ataque na cidade francesa Nice, que, na quinta-feira à noite, fez pelo menos 84 mortos.

© Sergei Karpukhin / Reuters

Antes de começarem uma reunião dedicada à situação no Iraque, os embaixadores dos 15 países-membros do Conselho de Segurança (cinco permanentes e dez rotativos) levantaram-se, inclinaram as cabeças em sinal de respeito e observaram um minuto de silêncio.

John Kerry e Serguei Lavrov, chefes da diplomacia de dois dos países com assento permanente no Conselho, Estados Unidos e Rússia, respetivamente, deslocaram-se, juntos, à embaixada francesa na capital russa, Moscovo, para aí depositarem flores vermelhas e brancas e deixarem uma mensagem de condolências.

"A Rússia está solidária com o povo francês. Partilhamos a vossa dor", disse Lavrov, manifestando "determinação" em não "ceder" ao terrorismo.

"Possamos dar provas de força e determinação para acabar com o flagelo do terror", corroborou Kerry.

Os dois chefes de diplomacia estiveram reunidos durante várias horas, durante a manhã, para discutir a situação na Síria, mas, antes de começarem os trabalhos, cumpriram também um minuto de silêncio em memória das vítimas do ataque em Nice, perpetrado por um cidadão franco-tunisino residente na cidade e que as autoridades francesas acreditam ter um cunho terrorista.

Entre os 84 mortos estão, pelo menos, nove estrangeiros e, entre as dezenas de feridos, está, pelo menos, um cidadão português.


Lusa

  • Rui Santos revela novos e-mails que envolvem o Benfica
    1:52

    Desporto

    No programa da SIC Notícias Tempo Extra, Rui Santos revelou esta terça-feira que um blogue associado ao Benfica partilhou informação privilegiada da APAF (Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol) com várias figuras do clube da Luz.

  • O último adeus às vítimas da tragédia de Vila Nova da Rainha
    1:37

    País

    As cerimónias fúnebres das oito vítimas mortais do incêndio na Associação de Vila Nova da Rainha realizaram-se esta terça-feira. Três delas ocorreram em simultâneo na povoação do concelho de Tondela que, no passado sábado, viu a tragédia bater-lhe à porta.

  • Fóssil humano mais antigo encontrado em Portugal entregue ao Museu de Arqueologia
    3:42

    País

    O mais antigo fóssil humano até hoje encontrado em Portugal, o "Crânio da Aroeira", foi entregue no Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa. Em 2014, o fóssil foi encontrado pela equipa do arqueólogo João Zilhão perto de Torres Novas e foi restaurado e estudado na Universidade Complutense de Madrid, durante dois anos e meio.

  • De "lambe rabos" a "labrego", a polémica entre Rodolfo Reis e Bruno de Carvalho
    1:30
  • O Futuro Hoje na maior feira eletrónica de consumo do mundo
    5:14