sicnot

Perfil

Atentado em Nice

Papa condena massacre em Nice e apela ao fim do derramamento de sangue

O papa Francisco expressou hoje a sua "dor" pelo massacre de quinta-feira em Nice e orou para que Deus faça com que "ninguém ouse novamente derramar o sangue de um irmão".

© Tony Gentile / Reuters

"Nos nossos corações está viva a dor pelo massacre que na noite de quinta-feira, em Nice, acabou com muitas vidas inocentes. Incluindo mesmo muitas crianças", lamentou o pontífice, a partir da janela do Palácio Apostólico, depois da oração do Angelus.

O papa Francisco expressou a sua proximidade "a cada família e a toda a nação francesa em luto".

"Que Deus, Pai bom, acolha em paz todas as vítimas, que acuda os feridos e conforte os familiares. Que Ele interrompa cada projeto de terror e de morte, para que nenhum homem ouse de novo derramar sangue de um irmão", afirmou.

O papa encorajou as centenas de pessoas que o escutavam na Praça de São Pedro a rezar pelas vítimas da tragédia e, depois de meditar um momento, rezou uma "Ave Maria".

Na quinta-feira à noite, um camião avançou durante dois quilómetros sobre uma multidão que estava na Promenade des Anglais (Passeio dos Ingleses), em Nice, a assistir ao fogo-de-artifício para celebrar o dia de França.

O último balanço das autoridades francesas aponta para 84 mortos e mais de 200 feridos. Pelo menos um cidadão português ficou ferido no ataque, confirmou o Governo.

O condutor do camião foi abatido pela polícia e o grupo extremista do Estado Islâmico já reivindicou a autoria do ataque.

As autoridades francesas consideraram estar-se perante um atentado e o Presidente da França, François Hollande, anunciou o prolongamento por mais três meses do estado de emergência que vigora no país desde o ano passado.

Lusa

  • Trabalhos no viaduto terminaram, mas trânsito continua condicionado em Alcântara
    1:23

    País

    Não há, para já, previsão para o restabelecimento da normalidade em Alcântara. Os trabalhos para colocar o viaduto de Alcântara na posição correta, depois do desvio registado num pilar, decorreram esta madrugada. O trânsito mantém-se por isso condicionado no sentido Cascais-Lisboa, como explicou o repórter da SIC, Paulo Varanda.

  • As vantagens de comprar online
    8:03
  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Marcelo reuniu-se com líderes europeus para falar do futuro da UE
    2:31

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa esteve esta quarta-feira em Bruxelas e participou numa homenagem às vítimas do atentado em Bruxelas, onde colocou uma coroa de flores junto ao monumento.O Presidente da República esteve também reunido com os líderes das principais instituições europeias para falar sobre o futuro da UE.