sicnot

Perfil

Atentado em Nice

Polícia francesa pede a Nice para destruir vídeos do ataque

© Pascal Rossignol / Reuters

A polícia francesa pediu às autoridades na cidade de Nice para destruírem as imagens de vídeo capturadas no massacre da semana passada, em que um homem ao volante de um camião matou 84 pessoas por atropelamento.

No pedido, visto hoje e divulgado pela agência France Presse, a unidade de anti-terrorismo da polícia em Paris solicita a Nice que "proceda com a completa destruição dos vídeos de todas as câmaras usadas na 'Promenade des Anglais", o nome da avenida marginal na cidade, onde o massacre ocorreu no passado dia 14 de de julho.

O tunisino Mohamed Lahouaiej Bouhlel conduziu um camião de 19 toneladas contra uma multidão que assistia na avenida marginal de Nice ao fogo-de-artifício de comemoração do Dia da Bastilha e foi depois morto pela polícia.

O pedido de destruição dos vídeos, datado de 20 de julho, é relativo a "todas as cópias de vídeos da cena do crime criadas fora da investigação".

Uma fonte não identificada da Procuradoria em Paris, que lidera a investigação do incidente, afirmou à AFP que a polícia pretende prevenir a disseminação das imagens "profundamente chocantes".

"Estas imagens são provas seladas [a serem usadas apenas] para fins da investigação", acrescentou a fonte.

Philippe Blanchetier, um advogado da cidade de Nice, presidida pelo partido Os Republicanos, na oposição, considerou o pedido problemático, porque envolve a manipulação de provas, e recordou que as imagens são, normalmente, apagadas ao fim de 10 dias.

Lusa

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.