sicnot

Perfil

Atentado em Nice

Polícia francesa pede a Nice para destruir vídeos do ataque

© Pascal Rossignol / Reuters

A polícia francesa pediu às autoridades na cidade de Nice para destruírem as imagens de vídeo capturadas no massacre da semana passada, em que um homem ao volante de um camião matou 84 pessoas por atropelamento.

No pedido, visto hoje e divulgado pela agência France Presse, a unidade de anti-terrorismo da polícia em Paris solicita a Nice que "proceda com a completa destruição dos vídeos de todas as câmaras usadas na 'Promenade des Anglais", o nome da avenida marginal na cidade, onde o massacre ocorreu no passado dia 14 de de julho.

O tunisino Mohamed Lahouaiej Bouhlel conduziu um camião de 19 toneladas contra uma multidão que assistia na avenida marginal de Nice ao fogo-de-artifício de comemoração do Dia da Bastilha e foi depois morto pela polícia.

O pedido de destruição dos vídeos, datado de 20 de julho, é relativo a "todas as cópias de vídeos da cena do crime criadas fora da investigação".

Uma fonte não identificada da Procuradoria em Paris, que lidera a investigação do incidente, afirmou à AFP que a polícia pretende prevenir a disseminação das imagens "profundamente chocantes".

"Estas imagens são provas seladas [a serem usadas apenas] para fins da investigação", acrescentou a fonte.

Philippe Blanchetier, um advogado da cidade de Nice, presidida pelo partido Os Republicanos, na oposição, considerou o pedido problemático, porque envolve a manipulação de provas, e recordou que as imagens são, normalmente, apagadas ao fim de 10 dias.

Lusa

  • Vigília à porta da Autoeuropa contra novo horário
    1:13

    País

    Alguns trabalhadores da Autoeuropa fizeram este domingo uma vigília junto à fábrica, contra a imposição do novo horário de trabalho, que começa em fevereiro. Os trabalhadores estão contra essa obrigatoriedade e dizem que é ilegal porque não cumpre as 35 horas de descanso entre turnos.

  • Krovinovic não joga mais esta época

    Desporto

    O futebolista croata Filip Krovinovic lamentou este domingo a lesão nos ligamentos do joelho direito, sofrida no sábado na receção do Benfica ao Desportivo de Chaves (3-0), assumindo a confiança na conquista do quinto campeonato consecutivo pelo clube.

  • Marco Silva despedido do comando técnico do Watford

    Desporto

    O treinador português Marco Silva deixou o comando técnico do Watford, anunciou o 10.º classificado da Liga inglesa de futebol no seu sítio na Internet. "Foi uma decisão difícil e não foi tomada de ânimo leve. O clube está convencido de que a contratação de Marco Silva foi a correta e não fosse a abordagem indesejada de um rival da 'Premier League', continuaríamos a prosperar sob o seu comando", lê-se no comunicado do clube.

  • Waris estreia-se nos treinos do FC Porto

    Desporto

    O avançado ganês Majeed Waris, emprestado pelos franceses do Lorient, treinou este domingo pela primeira vez com o plantel do FC Porto, anunciou o líder da I Liga portuguesa de futebol no seu sítio oficial na Internet.