sicnot

Perfil

Autárquicas 2017

Comissão política do PSD aprova hoje mais 160 candidatos a presidentes de Câmara

M\303\201RIO CRUZ

A Comissão Política Nacional do PSD reúne-se hoje e deverá aprovar mais 160 candidatos a presidentes de Câmara, depois de já ter homologado 95 nomes.

De acordo com a edição de segunda-feira da newsletter diária do PSD, ficarão a faltar apenas cerca de 40 candidaturas, entre as quais as relativas às Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

"Estamos à frente no ponto de partida, mas o mais importante é que ele constitua um bom prenúncio para o ponto de chegada, em outubro", refere Carlos Carreiras, coordenador autárquico nacional do partido.

De acordo com Carlos Carreiras, o PSD terá em breve "mais de 260 candidaturas homologadas"e "um número de coligações consideravelmente superior ao do último ciclo autárquico".

Na mesma newsletter, o partido informa que já fechou 99 coligações com o CDS-PP e espera estabelecer acordos de coligação com CDS-PP e outros partidos em cerca de 140 concelhos, mais do que nas anteriores autárquicas.

Em 2013, o PSD estabeleceu 94 coligações com o CDS-PP e outros partidos, das quais 87 foram apenas com os centristas.

No domingo, ficou fechado o apoio da distrital de Lisboa à candidata da capital, a deputada e vice-presidente do partido Teresa Leal Coelho, mas foram adiadas no distrito as decisões sobre Oeiras, Odivelas e Loures, que serão tomadas entre o final do mês e início do próximo.

Na quinta-feira, o Conselho Nacional do PSD - órgão máximo do partido entre congressos - vai ratificar as candidaturas autárquicas entretanto validadas pela comissão política.

Lusa

  • "Os governos são diferentes mas o povo é o mesmo"
    0:45

    Economia

    O Presidente da República atribui o resultado do défice do ano passado ao espírito de sacrifício do povo português. Num jantar em Coimbra para assinalar o Dia do Estudante, Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda que o valor do défice de 2016 é a prova de que com governos diferentes conseguem-se os mesmos objetivos.

  • Recuo na saúde é primeira derrota de peso para Donald Trump
    1:18

    Mundo

    O Presidente norte-americano sofreu esta sexta-feira uma derrota de peso. O líder da Câmara dos Representantes retirou a proposta do plano de saúde de Trump, que se preparava para um chumbo na câmara baixa do Congresso. Para já, mantém-se o Obamacare.

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.