sicnot

Perfil

Banif

Banif

Banif

Proposta do Santander para o Banif era a que melhor protegia sistema e contribuintes

O ministro das Finanças, Mário Centeno, asseverou hoje que a proposta do Santander pelo Banif era a que melhor salvaguardava o "sistema" financeiro" e protegia o "dinheiro dos contribuintes".

TIAGO PETINGA/LUSA

Falando no parlamento, na discussão do Orçamento Retificativo apresentado a propósito da situação financeira do Banif, Centeno - que respondia ao deputado do PSD Duarte Pacheco - asseverou que apenas duas propostas de compra "cumpriam os critérios de venda estipulados", a do Santander e do Popular.

A venda foi uma "decisão difícil" sobretudo pelas "condições" em que ocorreu: "Vender um banco em contexto de resolução em 24 horas não é uma tarefa fácil", sustentou Mário Centeno.

O PSD demonstrou no debate parlamentar de hoje preocupações com os postos de trabalho de quadros do Banif e alertou para o facto de o Fundo de Resolução da banca ter sido reforçado "exclusivamente com capitais públicos".

Já o Bloco de Esquerda (BE), pela deputada Mariana Mortágua, considerou "inaceitável" a proposta do Governo para o Banif: "não garante os postos de trabalho e entrega demasiado dinheiro dos contribuintes ao Santander".

A alternativa seria a "manutenção do banco na esfera pública" mesmo que tal carregue uma "determinação" do executivo "perante as pressões de Bruxelas".

Para o PCP, PSD e CDS "deixaram lixo escondido para justificar a propaganda da saída limpa" do programa de ajustamento "e com isso enganaram os portugueses".

"PSD e CDS têm tentado tudo para fazer crer que este problema foi gerado nas últimas semanas. O PCP desde finais de 2012, começos de 2013, traz este problema ao parlamento", assinalou o deputado comunista Miguel Tiago.Lusa

  • Primeiro-ministro hoje na cidade da Praia 

    País

    O primeiro-ministro, António Costa, está hoje em Cabo Verde para a a IV cimeira bilateral entre Portugal e aquele país africano, aproveitando a passagem pela cidade da Praia para inaugurar a escola portuguesa.

  • Deputados britânicos debatem hoje petição que desvaloriza visita de Donald Trump

    Mundo

    Os deputados britânicos debatem hoje uma petição que reclama que a futura visita de Estado do Presidente norte-americano, Donald Trump, seja reduzida a uma visita oficial, enquanto dezenas de milhares de pessoas se manifestam sobre o mesmo assunto. Dezenas de milhares de pessoas são esperadas hoje nas ruas de várias cidades do Reino Unido, em protestos organizados para coincidir com a discussão no parlamento (na Câmara dos Comuns) de uma petição 'online' que já tem quase dois milhões de subscritores.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Matteo Renzi demite-se da liderança do Partido Democrático

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro italiano Matteo Renzi demitiu-se hoje da liderança do Partido Democrata (PD), uma decisão que faz parte de uma estratégia para retomar o controlo da formação de centro-esquerda, onde uma minoria mais à esquerda ameaça cindir-se.