sicnot

Perfil

Banif

Banif

Banif

Proposta do Santander para o Banif era a que melhor protegia sistema e contribuintes

O ministro das Finanças, Mário Centeno, asseverou hoje que a proposta do Santander pelo Banif era a que melhor salvaguardava o "sistema" financeiro" e protegia o "dinheiro dos contribuintes".

TIAGO PETINGA/LUSA

Falando no parlamento, na discussão do Orçamento Retificativo apresentado a propósito da situação financeira do Banif, Centeno - que respondia ao deputado do PSD Duarte Pacheco - asseverou que apenas duas propostas de compra "cumpriam os critérios de venda estipulados", a do Santander e do Popular.

A venda foi uma "decisão difícil" sobretudo pelas "condições" em que ocorreu: "Vender um banco em contexto de resolução em 24 horas não é uma tarefa fácil", sustentou Mário Centeno.

O PSD demonstrou no debate parlamentar de hoje preocupações com os postos de trabalho de quadros do Banif e alertou para o facto de o Fundo de Resolução da banca ter sido reforçado "exclusivamente com capitais públicos".

Já o Bloco de Esquerda (BE), pela deputada Mariana Mortágua, considerou "inaceitável" a proposta do Governo para o Banif: "não garante os postos de trabalho e entrega demasiado dinheiro dos contribuintes ao Santander".

A alternativa seria a "manutenção do banco na esfera pública" mesmo que tal carregue uma "determinação" do executivo "perante as pressões de Bruxelas".

Para o PCP, PSD e CDS "deixaram lixo escondido para justificar a propaganda da saída limpa" do programa de ajustamento "e com isso enganaram os portugueses".

"PSD e CDS têm tentado tudo para fazer crer que este problema foi gerado nas últimas semanas. O PCP desde finais de 2012, começos de 2013, traz este problema ao parlamento", assinalou o deputado comunista Miguel Tiago.Lusa

  • Será que lavar em lavandarias self-service compensa?
    8:21
  • "Não se pode voltar atrás, o povo de Deus confirmou a necessidade deste Papa"
    3:15
  • Dois em cada três portugueses vivem vidas sedentárias

    País

    Com menos de hora e meia de exercício semanal, mais de dois terços dos portugueses vivem vidas sedentárias. E a maioria desvaloriza a importância da atividade física, segundo um inquérito divulgado esta quinta-feira pela Fundação Portuguesa de Cardiologia.

  • Depois de dar a volta (de bicicleta de Lisboa a Setúbal)

    País

    Missão cumprida. A SIC foi dar uma volta de bicicleta, acompanhando a primeira etapa de uma iniciativa que pretende impulsionar o uso dos velocípedes no país. Ao longo desta quarta-feira, publicámos vários vídeos em direto na página de Facebook da SIC Notícias, que aqui reunimos, em jeito de balanço.

    Ricardo Rosa

  • Primeira dama chinesa defende avanços na igualdade

    Mundo

    A primeira dama chinesa, Peng Liyuan, defendeu os avanços da China em matéria de igualdade dos géneros. Uma rara entrevista, difundida numa altura em que feministas chinesas asseguram serem controladas pela polícia face às suas campanhas.