sicnot

Perfil

Banif

Banif

Banif

Parlamento debate criação da comissão de inquérito ao caso Banif

O Parlamento vai debater no dia 22 de janeiro a criação da comissão de inquérito ao caso Banif. O anúncio foi feito esta quarta-feira pelo líder da bancada social-democrata, à saida da conferência de líderes.

Luís Montenegro disse ainda que o PSD propõe que seja feita também uma auditoria externa e independente, quer à gestão do banco, quer à resolução.
O principal partido da oposição já o tinha sugerido ao Governo, mas considera que o executivo nada fez, desde então, para garantir que o resultado dessa auditoria esteja pronto a tempo de ser analisado pela comissão de inquérito, como aconteceu no caso BES.
PS, Bloco de Esquerda, PCP e Verdes estão a trabalhar numa "redação conjunta". Já o CDS vai entregar uma proposta autónoma como fez o PSD.
Luís Montenegro espera que haja condições para consensualizar as várias propostas partidárias num texto final único.

  • Holding do Banif falhou pagamento de juros e reembolsos antecipados
    1:50

    Banif

    No rescaldo da queda do Banif, há outros obrigacionistas, que não apenas os do banco, que poderão ser afetados. Em causa está um empréstimo obrigacionista, no valor de 60 milhões de euros. Muitos clientes queixam-se que a Rentipar, a holding acionista do banco, já falhou o pagamento de juros e de reembolsos antecipados.

  • Candidatos à Presidência apontam erros à solução para o Banif
    3:07

    Presidenciais 2016

    Todos os candidatos à Presidência da República apontam erros à solução encontrada para o Banif. A resolução do banco foi hoje um dos temas em destaque no primeiro debate que juntou os 10 candidatos a Belém, um debate inédito que decorreu esta manhã na Antena 1. Marisa Matias defende que o governo devia ter desobedecido a Bruxelas e integrado o Banif na Caixa Geral de Depósitos.

  • Caso Banif divide candidatos presidenciais
    3:51

    País

    Da primeira ronda de debates entre os candidatos presidenciais, ficámos a saber que o candidato apoiado pelo PCP viabilizaria o orçamento retificativo, que os comunistas rejeitaram no parlamento, que o tema Banif divide os candidatos e que a palavra de ataque de Paulo Morais é corrupção, dita 12 vezes em meia hora.

  • "Não podemos fazer de Lisboa uma cidade para turistas"
    2:44

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou esta segunda-feira, no Jornal da Noite da SIC, o mandato de Fernando Medina na Câmara de Lisboa. O comentador da SIC defendeu que o autarca tem "muitos problemas por resolver" e que a Câmara tem investido "mais na recuperação de zonas em que os lisboetas praticamente não conseguem ir". Sousa Tavares disse ainda que Lisboa não pode ser uma cidade para turistas.

    Miguel Sousa Tavares

  • "Putin é uma ameaça maior do que o Daesh"
    0:24

    Mundo

    O senador norte-americano John McCain atacou Vladimir Putin dizendo que é uma ameaça maior do que o Daesh. O antigo candidato à Casa Branca acusa a Rússia de querer destruir a democracia ao tentar manipular o resultado das presidenciais dos Estados Unidos.

  • "É muito importante ceder à tentação de se abolir a liberdade"
    1:06