sicnot

Perfil

Banif

Banif

Banif

Santander emprestou 1,8 mil M€ ao Estado através da compra de dívida

O Santander financiou o Estado para comprar o Banif. De acordo com o Negócios, o Santander emprestou 1,8 mil milhões de euros ao Estado, comprando dívida de Portugal.

Mark Lennihan/ AP

O empréstimo fez parte do acordo de compra e serviu para compensar a injeção de 2 mil milhões de euros que o Estado teve de fazer no Banif, no âmbito do processo de resolução.

A operação serviu para diminuir o esforço de financiamento do Estado em 2016. O empréstimo aconteceu no pico da subida das taxas de juro da dívida.

  • Comissária nega que Bruxelas tenha imposto a venda do Banif ao Santander
    4:04

    Banif

    A comissária responsável pela Concorrência nega que Bruxelas tenha imposto a venda do Banif ao Santander. Numa entrevista exclusiva à SIC, Margrethe Vestager admite que a escolha era limitada e que o comprador tinha de ser suficientemente forte para absorver o Banif, mas diz que a decisão final é da responsabilidade das autoridades portuguesas. A Comissária dinamarquesa reconhece ainda que todo o tempo dado ao anterior governo não resolveu o problema do banco e recorda que a supervisão da banca não era trabalho da Comissão, mas do Banco de Portugal.

  • Carlos Costa garante que resolução do Banif era inevitável
    2:10

    Banif

    O Governador do Banco de Portugal diz que a resolução do Banif era inevitável. Numa audição no parlamento, Carlos Costa defendeu que os custos de liquidar o banco seriam ainda maiores.O Governador responsabiliza o ex-presidente do Banif por chumbos aos planos de reestruturação e lembrou a falta de liquidez do banco um dia antes da resolução. Quanto ao comprador voltou a garantir que o Santander foi o único interessado que cumpria os requisitos europeus.

  • Greve deixou milhares de alunos sem aulas
    2:40
  • O "chega p'ra lá" de Trump
    2:35
  • Bernardo Silva no City? O que Pep Guardiola disse ao português na Champions
    0:34
  • A promessa e a peregrinação do Presidente no Luxemburgo
    2:28
  • Álcool é "de longe" a droga mais consumida pelos portugueses

    País

    O álcool é, "de longe", a substância mais consumida pelos portugueses que responderam ao maior inquérito `online` sobre consumo de drogas, com mais de 14% dos homens a descreveram padrões considerados problemáticos, segundo os resultados hoje divulgados.