sicnot

Perfil

Banif

Banif

Banif

Centeno e Carlos Costa ouvidos hoje pela segunda vez no Parlamento

A comissão parlamentar de inquérito ao Banif vai ouvir esta manhã, pela segunda vez, Mário Centeno e Carlos Costa.

MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

Os partidos aprovaram novos pedidos de audições depois de ter sido divulgado o conteúdo de algumas minutas das reuniões entre os vários protagonistas, ainda antes da resolução do Banif.

Vítor Constâncio, vice presidente do Banco Central Europeu, também foi convocado para uma nova audição.

  • Governo admite erro grave de Carlos Costa no caso Banif
    2:03

    Banif

    O Governo admite que o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, cometeu uma falha grave na transmissão de informação sobre o BANIF, mas remete a avaliação do caso para a Comissão Parlamentar de Inquérito. O Presidente da República apela à estabilidade financeira e ao regular funcionamento das instituições.

  • Governador do Banco de Portugal debaixo de fogo
    2:25

    Banif

    O governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, está a ser pressionado para sair. À exceção do PSD, os partidos políticos estão unidos nesta pretensão mas o processo está pendente de ficar provado que houve falha grave de Carlos Costa. O Governador do Banco de Portugal argumenta que foi o sigilo que o impediu de informar o Governo sobre a sugestão ao BCE de limitar o financiamento ao Banif.

  • Centeno acusa Carlos Costa de falhar na transmissão de informação
    0:30

    Banif

    O ministro das Finanças volta a afirmar que o Governador do Banco de Portugal Carlos Costa cometeu uma "falha grave de transmissão de informação" na questão do Banif. Numa entrevista dada à RTP esta noite em Washington, Mário Centeno foi questionado sobre uma eventual demissão do Governador do Banco de Portugal e respondeu que sobre esse assunto há uma comissão de inquérito a avaliar a situação.

  • BE exige destituição de Carlos Costa, primeiro-ministro demarca-se
    2:36

    Banif

    O Bloco de Esquerda exigiu hoje, no debate quinzenal no Parlamento, que o governador do Banco de Portugal (BdP), Carlos Costa, seja demitido. Nas últimas horas, soube-se que foi o próprio Banco de Portugal a pedir à europa que fechasse a torneira do dinheiro ao Banif. O PS acusa Carlos Costa de "falha grave de informação" e exige esclarecimentos.

  • Sismo abala centro de Itália

    Mundo

    A capital da Itália foi esta manhã sacudida por três sismos em apenas uma hora, de entre 5,3 e 5,7 na escala de Richter, não havendo até ao momento registo de vítimas.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".