sicnot

Perfil

Banif

Banif

Banif

Centeno e Carlos Costa ouvidos hoje pela segunda vez no Parlamento

A comissão parlamentar de inquérito ao Banif vai ouvir esta manhã, pela segunda vez, Mário Centeno e Carlos Costa.

MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

Os partidos aprovaram novos pedidos de audições depois de ter sido divulgado o conteúdo de algumas minutas das reuniões entre os vários protagonistas, ainda antes da resolução do Banif.

Vítor Constâncio, vice presidente do Banco Central Europeu, também foi convocado para uma nova audição.

  • Governo admite erro grave de Carlos Costa no caso Banif
    2:03

    Banif

    O Governo admite que o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, cometeu uma falha grave na transmissão de informação sobre o BANIF, mas remete a avaliação do caso para a Comissão Parlamentar de Inquérito. O Presidente da República apela à estabilidade financeira e ao regular funcionamento das instituições.

  • Governador do Banco de Portugal debaixo de fogo
    2:25

    Banif

    O governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, está a ser pressionado para sair. À exceção do PSD, os partidos políticos estão unidos nesta pretensão mas o processo está pendente de ficar provado que houve falha grave de Carlos Costa. O Governador do Banco de Portugal argumenta que foi o sigilo que o impediu de informar o Governo sobre a sugestão ao BCE de limitar o financiamento ao Banif.

  • Centeno acusa Carlos Costa de falhar na transmissão de informação
    0:30

    Banif

    O ministro das Finanças volta a afirmar que o Governador do Banco de Portugal Carlos Costa cometeu uma "falha grave de transmissão de informação" na questão do Banif. Numa entrevista dada à RTP esta noite em Washington, Mário Centeno foi questionado sobre uma eventual demissão do Governador do Banco de Portugal e respondeu que sobre esse assunto há uma comissão de inquérito a avaliar a situação.

  • BE exige destituição de Carlos Costa, primeiro-ministro demarca-se
    2:36

    Banif

    O Bloco de Esquerda exigiu hoje, no debate quinzenal no Parlamento, que o governador do Banco de Portugal (BdP), Carlos Costa, seja demitido. Nas últimas horas, soube-se que foi o próprio Banco de Portugal a pedir à europa que fechasse a torneira do dinheiro ao Banif. O PS acusa Carlos Costa de "falha grave de informação" e exige esclarecimentos.

  • Sporting de Braga eliminado da Liga Europa
    2:01
  • Dissolução da União Soviética aconteceu há 25 anos

    Mundo

    Assinalaram-se esta quinta-feira 25 anos desde o fim do acordo que sustentava a União Soviética. A crise começou em 80, mas aprofundou-se nos anos 90 com a ascensão de movimentos nacionalistas em praticamente todas as repúblicas soviéticas.