sicnot

Perfil

Banif

Centeno garante que não mentiu na Comissão de Inquérito ao Banif

Centeno garante que não mentiu na Comissão de Inquérito ao Banif

O ministro das Finanças garante que não mentiu na Comissão de Inquérito ao Banif. Mário Centeno, que hoje voltou a ser ouvido no parlamento, reafirmou que nunca tentou influenciar as autoridades europeias para beneficiarem o Santander. Estas garantias não convenceram o PSD que diz que o ministro perdeu toda a credibilidade.

  • Governador do Banco de Portugal debaixo de fogo
    2:25

    Banif

    O governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, está a ser pressionado para sair. À exceção do PSD, os partidos políticos estão unidos nesta pretensão mas o processo está pendente de ficar provado que houve falha grave de Carlos Costa. O Governador do Banco de Portugal argumenta que foi o sigilo que o impediu de informar o Governo sobre a sugestão ao BCE de limitar o financiamento ao Banif.

  • Governo admite erro grave de Carlos Costa no caso Banif
    2:03

    Banif

    O Governo admite que o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, cometeu uma falha grave na transmissão de informação sobre o BANIF, mas remete a avaliação do caso para a Comissão Parlamentar de Inquérito. O Presidente da República apela à estabilidade financeira e ao regular funcionamento das instituições.

  • "Não aceito que me imputem falsidades"
    3:11

    Banif

    O ministro das Finanças garante que nunca tentou que as autoridades europeias beneficiassem o Santander na compra do Banif. Mário Centeno rejeita, assim, ter mentido à comissão de inquérito, como é acusado pelo PSD. A alegada mentira do ministro marcou o arranque da audição, no Parlamento, dominada por um tom muito crispado.

  • "Banco de Portugal não informou o Governo nem o podia fazer"
    2:45

    Banif

    O governador do Banco de Portuga disse hoje que a entidade não informou o Governo sobre uma proposta que fez para o Banif numa reunião do Conselho de governadores do Banco Central Europeu porque "não podia". As declarações de Carlos Costa, acusado de esconder informação, foram proferidas durante a comissão parlamentar de inquérito sobre o Banif.

  • Centeno admite que o Governo decidiu vários detalhes da resolução e venda do Banif
    1:28

    Banif

    O ministro das Finanças considera que houve uma forte imposição da Direção Geral da Concorrência da União Europeia no processo que levou à resolução e venda do Banif, apesar de admitir que o Governo também decidiu vários detalhes da solução. Questionado no Parlamento sobre as mais recentes declarações vindas de Bruxelas, em que a Comissão recusa ter imposto uma solução para o banco, Mário Centeno dá um versão diferente da história.

  • José Oliveira Costa, o rosto do buraco financeiro do BPN
    3:04

    País

    José Oliveira Costa foi o homem forte do BPN durante 10 anos e tornou-se o rosto do gigantesco buraco financeiro. Manteve-se em silêncio durante todo o julgamento, mas falou aos deputados da comissão de inquérito, para negar qualquer envolvimento no escândalo que fez ruir o BPN.

  • O fim do julgamento do caso BPN, seis anos depois
    2:26

    País

    O antigo presidente do BPN José Oliveira Costa tentou adiar o fim do julgamento principal do caso com um recurso para o Tribunal Constitucional. Apesar disso, a leitura do acórdão continua marcada para esta quarta-feira, quase seis anos e meio depois de os 15 arguidos se terem sentado pela primeira vez no banco dos réus.

  • Governo formaliza pedido para pagamento antecipado ao FMI
    0:34

    Economia

    Mário Centeno formalizou esta terça-feira o pedido aos ministros europeus das Finanças para que autorizem o pagamento antecipado de dez mil milhões de euros ao FMI. Em entrevista à Bloomberg, o ministro descartou ainda qualquer renegociação da dívida portuguesa após a saída do Procedimento por Défice Excessivo (PDE). No final da reunião do ECOFIN, foi o Secretário de Estado Mourinho Félix quem falou aos jornalistas portugueses.

  • Governo garante que não autoriza despedimentos na PT
    2:27

    Economia

    O primeiro-ministro garantiu esta terça-feira no debate quinzenal, que não dará luz verde a eventuais despedimentos na PT. António Costa disse ainda que o país tem pouca margem orçamental, apesar da saída do Procedimento por Défice Excessivo.

  • Donald Trump já está no Vaticano 
    1:32