sicnot

Perfil

Banif

Banif

Banif

Comissão parlamentar de inquérito ao Banif prolongada por 60 dias

O Parlamento aprovou hoje por unanimidade a prorrogação por 60 dias da comissão parlamentar de inquérito sobre o Banif, que estava agendada para terminar a 2 de junho.

(LUSA/ ARQUIVO)

"Todavia, e apesar de, até à presente data, ter reunido por 21 vezes, a comissão apenas procedeu à primeira audição no dia 29 de março, em virtude de até essa data ter estado a decorrer o processo de apreciação da proposta de lei que aprovou o Orçamento do Estado para 2016. Assim, e tendo presente a lista das audições que a Comissão ainda pretende efetuar para cumprir o seu objeto, torna-se impossível concluir os trabalhos naquele prazo", vinca o texto de prorrogação do prazo.

Em 20 de dezembro de 2015, o Governo e o Banco de Portugal anunciaram a resolução do Banif, com a venda de parte da atividade bancária ao Santander Totta, por 150 milhões de euros, e a transferência de outros ativos - incluindo 'tóxicos' - para a nova sociedade veículo.

Lusa

  • Diretor de informação da TVI recusa responsabilidade no desfecho do Banif
    2:42

    Banif

    Os deputados da comissão de inquérito ao Banif acusam a TVI de ter dado uma notícia falsa, de ter sido negligente e de ter provocado uma fuga de depósitos do banco. Isto na sequência da notícia da TVI a 13 de dezembro, que dizia que o Banif ia fechar portas e que os depósitos não estavam todos salvaguardados. Durante mais de três horas de audição ao diretor de informação do canal, Sérgio Figueiredo admitiu que a notícia foi corrigida várias vezes, mas não reconhece ter errado e recusa responsabilidade do canal no desfecho do banco.

  • Vice-governador do Banco de Portugal admite que resolução do Banif teve custo elevado
    1:57

    Banif

    O vice-governador do Banco de Portugal José Ramalho revelou que o outro principal candidato à compra do Banif só foi ouvido numa altura em que o ministro das Finanças já tinha pedido para desbloquear a proposta do Santander. Ouvido no Parlamento, José Ramalho defendeu ainda que a solução final para o banco madeirense resultou de sucessivas imposições da Comissão Europeia e do Banco Central Europeu.

  • Centeno garante que não mentiu na Comissão de Inquérito ao Banif
    3:06

    Banif

    O ministro das Finanças garante que não mentiu na Comissão de Inquérito ao Banif. Mário Centeno, que hoje voltou a ser ouvido no parlamento, reafirmou que nunca tentou influenciar as autoridades europeias para beneficiarem o Santander. Estas garantias não convenceram o PSD que diz que o ministro perdeu toda a credibilidade.

  • Paulo Macedo pede calma para o bem do banco
    1:45

    Caso CGD

    Paulo Macedo falou pela primeira vez desde que foi eleito o novo Presidente da Caixa Geral de Depósitos e, para o bem do banco público, pediu calma a todos. Passos Coelho veio dizer que a recapitalização da Caixa pode ter de ser feita no verão do próximo ano para salvaguardar o défice deste ano. Já António Costa preferiu não comentar as declarações de Passos e diz que o banco público há muito que precisava de ser recapitalizado.

  • O que aconteceu à menina síria que relatava a guerra no Twitter?
    1:59
  • Youtuber Miguel Paraiso escreveu uma paródia musical para a Reportagem da SIC "Renegados"
    1:27

    Grande Reportagem SIC

    O youtuber Miguel Paraiso escreveu uma paródia musical para a Grande Reportagem SIC "Renegados". Desde ontem já teve 67 mil visualizações no Facebook. Imagine que ia renovar o cartão de cidadão e diziam-lhe que afinal não é português? Mesmo tendo nascido, crescido, estudado e trabalhado sempre em Portugal? Foi o que aconteceu a inúmeras pessoas que nasceram depois de 1981, quando a lei da nacionalidade foi alterada.«Renegados» é como se sentem estes filhos de uma pátria que os excluiu. Para ver, esta quarta-feira, no Jornal da Noite da SIC.