sicnot

Perfil

Banif

Banif

Banif

Comissão parlamentar de inquérito ao Banif prolongada por 60 dias

O Parlamento aprovou hoje por unanimidade a prorrogação por 60 dias da comissão parlamentar de inquérito sobre o Banif, que estava agendada para terminar a 2 de junho.

(LUSA/ ARQUIVO)

"Todavia, e apesar de, até à presente data, ter reunido por 21 vezes, a comissão apenas procedeu à primeira audição no dia 29 de março, em virtude de até essa data ter estado a decorrer o processo de apreciação da proposta de lei que aprovou o Orçamento do Estado para 2016. Assim, e tendo presente a lista das audições que a Comissão ainda pretende efetuar para cumprir o seu objeto, torna-se impossível concluir os trabalhos naquele prazo", vinca o texto de prorrogação do prazo.

Em 20 de dezembro de 2015, o Governo e o Banco de Portugal anunciaram a resolução do Banif, com a venda de parte da atividade bancária ao Santander Totta, por 150 milhões de euros, e a transferência de outros ativos - incluindo 'tóxicos' - para a nova sociedade veículo.

Lusa

  • Diretor de informação da TVI recusa responsabilidade no desfecho do Banif
    2:42

    Banif

    Os deputados da comissão de inquérito ao Banif acusam a TVI de ter dado uma notícia falsa, de ter sido negligente e de ter provocado uma fuga de depósitos do banco. Isto na sequência da notícia da TVI a 13 de dezembro, que dizia que o Banif ia fechar portas e que os depósitos não estavam todos salvaguardados. Durante mais de três horas de audição ao diretor de informação do canal, Sérgio Figueiredo admitiu que a notícia foi corrigida várias vezes, mas não reconhece ter errado e recusa responsabilidade do canal no desfecho do banco.

  • Vice-governador do Banco de Portugal admite que resolução do Banif teve custo elevado
    1:57

    Banif

    O vice-governador do Banco de Portugal José Ramalho revelou que o outro principal candidato à compra do Banif só foi ouvido numa altura em que o ministro das Finanças já tinha pedido para desbloquear a proposta do Santander. Ouvido no Parlamento, José Ramalho defendeu ainda que a solução final para o banco madeirense resultou de sucessivas imposições da Comissão Europeia e do Banco Central Europeu.

  • Centeno garante que não mentiu na Comissão de Inquérito ao Banif
    3:06

    Banif

    O ministro das Finanças garante que não mentiu na Comissão de Inquérito ao Banif. Mário Centeno, que hoje voltou a ser ouvido no parlamento, reafirmou que nunca tentou influenciar as autoridades europeias para beneficiarem o Santander. Estas garantias não convenceram o PSD que diz que o ministro perdeu toda a credibilidade.

  • Quem deve ser o próximo treinador do FC Porto?

    Desporto

    Nuno Espírito Santo já não é treinador do FC Porto. O técnico e o clube chegaram a acordo mútuo para a rescisão do contrato, que o ligava por mais uma temporada aos dragões. Nuno Pinto da Costa tem agora que encontrar um novo treinador para orientar dos "dragões". Os nomes em cima da mesa são vários. Diga-nos quem deve ser o novo treinador do FC Porto.

  • Os treinadores do FC Porto desde o último título 

    Desporto

    Nunca o FC Porto esteve quatro anos consecutivos sem ganhar um título durante a presidência de Nuno Pinto da Costa. A ausência de vitórias teve início na época de 2013/14, quando começou uma autêntica dança de treinadores.

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • Divulgado vídeo dos bambardeamentos contra o Daesh no Iraque
    0:42
  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.