sicnot

Perfil

Banif

Banif

Banif

Relatório final do inquérito ao Banif votado a 28 de julho

​O relatório final da comissão parlamentar de inquérito ao Banif vai ser votado em sede de comissão no di 28 de julho, revelou hoje fonte parlamentar à agência Lusa.

© Rafael Marchante / Reuters (Arquivo)

Esteve hoje reunida a mesa e os coordenadores dos partidos e ficaram calendarizados os prazos em torno do relatório dos trabalhos, a cargo do deputado do PS, Eurico Brilhante Dias.

Assim, o texto será enviado pelo parlamentar aos vários partidos no dia 21 deste mês, sendo que a 25 haverá uma reunião para a apresentação do relatório. Porteriormente, serão apresentadas as propostas de alteração antes da reunião de 28 de julho para a votação do texto.

As audições da comissão de inquérito terminaram no dia 21 de junho, com a presença no parlamento do ministro das finanças, Mário Centeno.

Em 20 de dezembro de 2015, o Banco de Portugal e Governo anunciaram a resolução do Banif, a venda de alguns ativos ao Santander Totta e a transferência de outros (alguns deles tóxicos) para a sociedade-veículo Oitante.

A operação surpreendeu pela dimensão do dinheiro estatal envolvido, que no imediato foram mais de de 2 mil milhões de euros, o que obrigou a um Orçamento retificativo.

A este valor há ainda que somar a prestação de garantias de 746 milhões de euros e a perda dos cerca de 800 milhões de euros que o Estado tinha emprestado em 2012 e que não tinham sido devolvidos.

No total, e retirando os 150 milhões de euros pagos pelo Totta, os custos para contribuintes podem ser superiores a 3 mil milhões de euros.

Com Lusa

  • Há companhias aéreas a contratar. TAP é uma delas
    1:28
  • Leão de Ouro de Souto de Moura faz "muito bem à alma" dos portugueses
    1:53
  • "Sonho com um futuro melhor", o desejo de um jovem sírio em Portugal
    2:12

    País

    Mais de 50 jovens sírios chegaram esta madrugada a Lisboa, para iniciarem o novo ano letivo, em Portugal. Sonham com um futuro melhor. Sonham com uma educação melhor. Os 54 estudantes vieram ao abrigo do programa lançado pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, que nos últimos anos já deu uma nova oportunidade a cerca de 200 alunos.

  • Na linha do triunfo
    16:49
  • Chamas do incêndio no Europa Park na Alemanha atingiram os 15 metros de altura
    0:57