sicnot

Perfil

Benfica Campeão

Benfica Campeão

Benfica Campeão 2014/2015

"Águias" voltam a festejar o bicampeonato, 31 anos depois

O Benfica sagrou-se hoje bicampeão português futebol, 31 anos após ter cometido idêntica proeza, conquistando, pela mão do treinador Jorge Jesus, o terceiro título em seis épocas, algo que também já não acontecia há mais de duas décadas.

JOS\303\211 COELHO

O sueco Sven-Göran Eriksson era, até hoje, o último técnico do Benfica a festejar a conquista de dois títulos nacionais consecutivos, nas longínquas temporadas de 1982/1983 e 1983/1984, antes de a ascensão meteórica do FC Porto relegar a equipa lisboeta para um plano secundário.

A uma jornada do fim da I Liga, o Benfica já garantiu o 34.º título do seu historial, o mais rico da competição, à frente do FC Porto, que se sagrou campeão 27 vezes e do rival lisboeta Sporting, que tem nas suas vitrinas 18 troféus, pouco mais de metade dos conquistados pelos 'encarnados'.

Apesar de ser o recordista de triunfos da prova, os adeptos do Benfica já não festejavam um bicampeonato há 31 anos, período durante o qual o FC Porto se consolidou como o maior 'colosso' do futebol português, conquistando 20 títulos de campeão nacional e vários internacionais, com destaque para os dois europeus, em 1987 e 2004.

A vitória em três dos últimos seis campeonatos (2010, 2014 e 2015), sempre sob o comando de Jorge Jesus, que se juntou a outros nomes sonantes das 'águias' e apenas é superado pelo brasileiro Otto Glória, quatro vezes campeão pelo Benfica, é outro feito que poucos recordarão.

Mais de 20 anos passaram desde a última vez que isso aconteceu, ano sim, ano não, entre 1987 e 1991, e, desde então, o Benfica tem para 'amostra' apenas cinco troféus: aos três de Jorge Jesus, juntam-se o de Toni (1994) e do italiano Giovanni Trapattoni (2005).

O percurso recente do Benfica e do treinador português poderia ter ser ainda mais significativo se tivessem conquistado um título que a determinada altura lhes pareceu destinado, em 2012/2013, entregue ao FC Porto na penúltima jornada na sequência da derrota por 2-1 no Estádio do Dragão, com um golo do brasileiro Kelvin aos 90+2 minutos.

Se na próxima temporada Jorge Jesus, ou outro treinador, voltar a fazer do Benfica campeão será o primeiro 'tri' dos lisboetas desde 1977, ano que marca o fim de uma era de domínio quase incontestado dos 'encarnados', que teve o apogeu nas décadas 60 e 70 do século passado.

Para trás ficou o 'jejum' mais prolongado, 11 anos, entre 1994 e 2005, período durante o qual o rival portuense arrebatou sete títulos, entre eles o celebre 'penta' (cinco consecutivos, entre 1995 e 1999), uma supremacia que começa agora a esbater-se.








Lusa
  • Morreu Miguel Beleza, antigo ministro das Finanças e governador do BdP
    1:34
  • "Estamos a ficar sem espaço. Está na hora de explorar outros sistemas solares"

    Mundo

    O físico e cientista britânico Stephen Hawking revelou alguns dos seus desejos para um novo plano de expansão espacial. Hawking está em Trondheim, na Noruega, para participar no Starmus Festival que promove a cultura científica. E foi lá que o físico admitiu que a população mundial está a ficar sem espaço na Terra e que "os únicos lugares disponíveis para irmos estão noutros planetas, noutros universos".

    SIC

  • Não posso usar calções... visto saias

    Mundo

    Perante a proibição de usar calções no emprego, um grupo de motoristas franceses adotou uma nova moda para combater o calor. Os trabalhadores decidiram trocar as calças por saias, visto que a peça de roupa é permitida no uniforme da empresa para a qual trabalham.

  • De refugiada a modelo: a história de Mari Malek

    Mundo

    Mari Malek chegou aos Estados Unidos da América quando era ainda uma criança. Chegada do Sudão do Sul, a menina era uma refugiada à procura de um futuro melhor, num país que não era o seu. Agora, anos depois, Mari Malek é modelo, DJ e atriz, e vive em Nova Iorque. Fundou uma organização sediada no país onde nasceu voltada para as crianças que passam por dificuldade, como também ela passou.