sicnot

Perfil

Benfica Campeão

Benfica Campeão

Benfica Campeão 2014/2015

"Águias" voltam a festejar o bicampeonato, 31 anos depois

O Benfica sagrou-se hoje bicampeão português futebol, 31 anos após ter cometido idêntica proeza, conquistando, pela mão do treinador Jorge Jesus, o terceiro título em seis épocas, algo que também já não acontecia há mais de duas décadas.

JOS\303\211 COELHO

O sueco Sven-Göran Eriksson era, até hoje, o último técnico do Benfica a festejar a conquista de dois títulos nacionais consecutivos, nas longínquas temporadas de 1982/1983 e 1983/1984, antes de a ascensão meteórica do FC Porto relegar a equipa lisboeta para um plano secundário.

A uma jornada do fim da I Liga, o Benfica já garantiu o 34.º título do seu historial, o mais rico da competição, à frente do FC Porto, que se sagrou campeão 27 vezes e do rival lisboeta Sporting, que tem nas suas vitrinas 18 troféus, pouco mais de metade dos conquistados pelos 'encarnados'.

Apesar de ser o recordista de triunfos da prova, os adeptos do Benfica já não festejavam um bicampeonato há 31 anos, período durante o qual o FC Porto se consolidou como o maior 'colosso' do futebol português, conquistando 20 títulos de campeão nacional e vários internacionais, com destaque para os dois europeus, em 1987 e 2004.

A vitória em três dos últimos seis campeonatos (2010, 2014 e 2015), sempre sob o comando de Jorge Jesus, que se juntou a outros nomes sonantes das 'águias' e apenas é superado pelo brasileiro Otto Glória, quatro vezes campeão pelo Benfica, é outro feito que poucos recordarão.

Mais de 20 anos passaram desde a última vez que isso aconteceu, ano sim, ano não, entre 1987 e 1991, e, desde então, o Benfica tem para 'amostra' apenas cinco troféus: aos três de Jorge Jesus, juntam-se o de Toni (1994) e do italiano Giovanni Trapattoni (2005).

O percurso recente do Benfica e do treinador português poderia ter ser ainda mais significativo se tivessem conquistado um título que a determinada altura lhes pareceu destinado, em 2012/2013, entregue ao FC Porto na penúltima jornada na sequência da derrota por 2-1 no Estádio do Dragão, com um golo do brasileiro Kelvin aos 90+2 minutos.

Se na próxima temporada Jorge Jesus, ou outro treinador, voltar a fazer do Benfica campeão será o primeiro 'tri' dos lisboetas desde 1977, ano que marca o fim de uma era de domínio quase incontestado dos 'encarnados', que teve o apogeu nas décadas 60 e 70 do século passado.

Para trás ficou o 'jejum' mais prolongado, 11 anos, entre 1994 e 2005, período durante o qual o rival portuense arrebatou sete títulos, entre eles o celebre 'penta' (cinco consecutivos, entre 1995 e 1999), uma supremacia que começa agora a esbater-se.








Lusa
  • Sismo de magnitude 4,0 provoca um morto em Nápoles

    Mundo

    Um sismo de magnitude 4,0 na escala de Richter atingiu esta segunda-feira a ilha de Ísquia no golfo de Nápoles, no mar Tirreno, no sul de Itália. De acordo com o jornal La Stampa uma mulher terá morrido e dois feridos estarão em perigo de vida.

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.