sicnot

Perfil

Benfica Campeão

Benfica Campeão

Benfica Campeão 2014/2015

MAI vai abrir inquérito a agressões em Guimarães após jogo com Benfica

O Ministério da Administração Interna anunciou hoje que vai ser aberto um inquérito às agressões em Guimarães, após o jogo de futebol Vitória de Guimarães/Benfica, avançando que o agente da PSP envolvido na agressão já foi identificado.

A violência entre polícia e adeptoscomeçou ainda antes do jogo

A violência entre polícia e adeptoscomeçou ainda antes do jogo

SIC

Domingo, depois do jogo que deu o título de campeão nacional de futebol ao Benfica, após empate com o Vitória de Guimarães, dois homens, pai e filho, acompanhados de duas crinaças, foram agredidos por um agente da PSP junto ao Estádio D. Afonso Henriques, com a agressão a ser filmada por uma equipa do Correio da Manhã TV (CMTV).

Numa nota enviada à agência Lusa, a fonte do Ministério da Administração Interna garante que "irá decorrer inquérito aos incidentes ocorridos" e que "o agente em questão já foi identificado".

Uma equipa da CMTV filmou à saída do estádio D. Afonso Henriques uma agressão ao pai de uma família que estava acompanhado de dois filhos menores e do avó, tendo falado com o agredido após este ter sido identificado numa esquadra de Guimarães.

"Eu estava desesperado com a segurança dos miúdos. Já estávamos há meia hora, três quartos de hora parados dentro do estádio. Tivemos a compreensão de quatro agentes à porta do estádio que nos deixaram sair, mas depois, o comandante da Esquadra de Investigação Criminal da PSP de Guimarães, o senhor agente Filipe Silva, veio perguntar o que estava ali a fazer", explicou José de Magalhães, de 43 anos, à CMTV.

O empresário de Matosinhos disse que respondeu ao agente que as autoridades estavam a fazer um "mau trabalho" por não deixarem as pessoas sair do estádio, adiantando que estava a socorrer o filho quando foi abordado pelo agente que o agrediu e que a seguir agrediu o seu pai, enquanto as crianças choravam e gritavam, como de pode ver na imagens.

José Magalhães disse ainda que o agente da PSP lhe perguntou porque é que tinha levado as crianças para o estádio e que ele lhe terá respondido que "levava os miúdos para onde quisesse, onde houvesse festa e onde se sentissem bem".

Segundo a CMTV, o homem foi libertado cerca das 00:00, tendo sido constituído arguido.

O Benfica garantiu domingo o 34.º título de campeão nacional, segundo consecutivo, com um empate 0-0 no terreno do Vitória de Guimarães.

A equipa foi recebida no Marquês de Pombal por dezenas de milhares de adeptos do Benfica, festejos que acabaram em confrontos entre a polícia e alguns adeptos, tendo resultado em alguns feridos entre ambas as partes, ainda não quantificados pela PSP, que também fez algumas detenções (também ainda não contabilizadas).

Contactada pela agência Lusa, as Relações Públicas da Direção Nacional da PSP disse que vão emitir um comunicado sobre os incidentes ainda durante a manhã de hoje.


Lusa



  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.

    Em desenvolvimento

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.