sicnot

Perfil

Benfica Campeão

Benfica Campeão

Benfica Campeão 2014/2015

Ministério Público investiga alegado abuso de poder da PSP em Guimarães

O Ministério Público instaurou um inquérito à atuação policial no domingo, junto ao Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, após ter recebido uma denúncia de alegado abuso de poder, informou esta segunda-feira a Procuradoria-Geral Distrital do Porto.

Esta denúncia vai ser "objeto de inquérito".

Esta denúncia vai ser "objeto de inquérito".

JOSE SENA GOULAO / Lusa

Em nota publicada na sua página na Internet, aquela Procuradoria refere que aquela denúncia foi apresentada "por um cidadão terceiro" e aponta para "suspeitas da prática do crime de abuso de poder durante a atuação policial".

Esta denúncia vai ser "objeto de inquérito".

Na nota, aquela Procuradoria confirma que foi instaurado um outro inquérito, para investigar denúncias da prática de crimes de injúria e de ameaça à autoridade, e no âmbito do qual foi constituído um arguido. 

Este arguido, cumprindo com a notificação que lhe fora efetuada pela entidade policial, compareceu hoje perante o Ministério Público no Tribunal de Guimarães, que procedeu a interrogatório não judicial.

O MP "não promoveu qualquer diligência perante o juiz de instrução, por não entender necessária a aplicação de qualquer outra medida de coação para além do termo de identidade e residência", acrescenta a nota.

Em causa estão as cenas registadas no domingo em Guimarães e filmadas pela Correio da Manhã TV, em que se vê um subcomissário da PSP de Guimarães a agredir à bastonada um adepto do Benfica, que estava acompanhado pelo pai e pelos dois filhos menores.

O adepto foi detido, tendo o subcomissário escrito, no auto de detenção, que o arguido o injuriou e ameaçou e lhe cuspiu na cara.

Uma versão hoje mesmo desmentida pelo adepto, que já manifestou intenção de apresentar queixa contra o subcomissário.

A PSP já anunciou a abertura de um inquérito disciplinar ao agente e o Ministério da Administração Interna vai abrir um inquérito à ação policial.
Lusa
  • Mais de 50 detidos pela GNR em 12 horas

    País

    A GNR fez 51 detenções entre as 20:00 de sábado e as 08:00 de hoje, 39 das quais por condução sob efeito do álcool ou sem carta, e três por violência doméstica, segundo um comunicado hoje divulgado.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".

  • Monumentos de 7 mil cidades às escuras por 1 hora
    2:51
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.