sicnot

Perfil

Benfica Campeão

Benfica Campeão

Benfica Campeão 2014/2015

Ministério Público investiga alegado abuso de poder da PSP em Guimarães

O Ministério Público instaurou um inquérito à atuação policial no domingo, junto ao Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, após ter recebido uma denúncia de alegado abuso de poder, informou esta segunda-feira a Procuradoria-Geral Distrital do Porto.

Esta denúncia vai ser "objeto de inquérito".

Esta denúncia vai ser "objeto de inquérito".

JOSE SENA GOULAO / Lusa

Em nota publicada na sua página na Internet, aquela Procuradoria refere que aquela denúncia foi apresentada "por um cidadão terceiro" e aponta para "suspeitas da prática do crime de abuso de poder durante a atuação policial".

Esta denúncia vai ser "objeto de inquérito".

Na nota, aquela Procuradoria confirma que foi instaurado um outro inquérito, para investigar denúncias da prática de crimes de injúria e de ameaça à autoridade, e no âmbito do qual foi constituído um arguido. 

Este arguido, cumprindo com a notificação que lhe fora efetuada pela entidade policial, compareceu hoje perante o Ministério Público no Tribunal de Guimarães, que procedeu a interrogatório não judicial.

O MP "não promoveu qualquer diligência perante o juiz de instrução, por não entender necessária a aplicação de qualquer outra medida de coação para além do termo de identidade e residência", acrescenta a nota.

Em causa estão as cenas registadas no domingo em Guimarães e filmadas pela Correio da Manhã TV, em que se vê um subcomissário da PSP de Guimarães a agredir à bastonada um adepto do Benfica, que estava acompanhado pelo pai e pelos dois filhos menores.

O adepto foi detido, tendo o subcomissário escrito, no auto de detenção, que o arguido o injuriou e ameaçou e lhe cuspiu na cara.

Uma versão hoje mesmo desmentida pelo adepto, que já manifestou intenção de apresentar queixa contra o subcomissário.

A PSP já anunciou a abertura de um inquérito disciplinar ao agente e o Ministério da Administração Interna vai abrir um inquérito à ação policial.
Lusa
  • "Vi o Bas Doost a jorrar sangue para o chão (...) revoltei-me!"
    3:28
  • "Esta semana parecia um filme de terror"
    2:24

    Desporto

    O treinador do Sporting falou pela primeira vez à imprensa desde as agressões de que foi alvo em Alcochete. Jorge Jesus disse que a última semana "parecia um filme de terror" e deixou um agradecimento especial aos adeptos e à "capacidade emocional" dos jogadores.

  • Já se pode pescar sardinha mas há limitações

    País

    A proibição da pesca da sardinha termina hoje, podendo, até 31 de julho, os pescadores capturar 4.855 toneladas, com limites diários, medidas de proteção dos juvenis e monitorização da pescaria, disse à Lusa o Ministério do Mar.

  • Nicolas Maduro vence presidenciais na Venezuela

    Mundo

    O chefe de Estado venezuelano, Nicolas Maduro, foi declarado vencedor das eleições presidenciais de domingo pela autoridade eleitoral, com perto de 70% dos votos, depois de contados quase todos os boletins.

  • "Desfiliei-me do PS mas continuo socialista"
    1:29