sicnot

Perfil

Boko Haram

Boko Haram

Boko Haram

Mega operação contra o Boko Haram na Nigéria

O Exército da Nigéria tem em curso uma mega operação contra o Boko Haram no nordeste do país.

Força Aérea nigeriana lançou uma operação para controlar e monitorizar a floresta de Sambisa, no nordeste do país.

Força Aérea nigeriana lançou uma operação para controlar e monitorizar a floresta de Sambisa, no nordeste do país.

APTN

O grupo radical islâmico, que em Março prometeu lealdade ao Daesh, é acusado da morte de mais de 20 mil pessoas e pela fuga de mais de 2 milhões durante os últimos sete anos de revolta que tem espalhado o terror sobretudo na Nigéria mas também no Níger, nos Camarões e no Chade.

Por terra, o Exército nigeriano tem levado a cabo várias operações de limpeza e controlo das atividades terroristas, sobretudo para libertar reféns.

Por ar, a Força Aérea nigeriana lançou uma operação para controlar e monitorizar a floresta de Sambisa, no nordeste do país, considerado o principal reduto operacional dos rebeldes.

Equipados com radares e infravermelhos as forças nigerianas tentam controlar as ações do Boko Haram para fazer um levantamento dos potenciais alvos.

As autoridades nigerianas garantem que estas manobras têm apertado o cerco ao grupo e ajudado à libertação de milhares de reféns para, finalmente derrotar o grupo que mantém reféns centenas de raparigas

  • O último adeus às vítimas da tragédia de Vila Nova da Rainha
    1:37

    País

    As cerimónias fúnebres das oito vítimas mortais do incêndio na Associação de Vila Nova da Rainha realizaram-se esta terça-feira. Três delas ocorreram em simultâneo na povoação do concelho de Tondela que, no passado sábado, viu a tragédia bater-lhe à porta.

  • Fóssil humano mais antigo encontrado em Portugal entregue ao Museu de Arqueologia
    3:42

    País

    O mais antigo fóssil humano até hoje encontrado em Portugal, o "Crânio da Aroeira", foi entregue no Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa. Em 2014, o fóssil foi encontrado pela equipa do arqueólogo João Zilhão perto de Torres Novas e foi restaurado e estudado na Universidade Complutense de Madrid, durante dois anos e meio.

  • De "lambe rabos" a "labrego", a polémica entre Rodolfo Reis e Bruno de Carvalho
    1:30
  • O Futuro Hoje na maior feira eletrónica de consumo do mundo
    5:14