sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Secretário-geral da NATO diz que Brexit aumenta "risco de instabilidade"

O secretário-geral da NATO considerou hoje que uma saída do Reino Unido da União Europeia (UE) aumentará o "risco de instabilidade" num contexto já marcado por "numerosas ameaças".

© Hannibal Hanschke / Reuters

"Vivemos num período marcado por numerosas ameaças e instabilidade. Não precisamos de mais instabilidade mas de maior cooperação na Europa", disse Jens Stoltenberg em Bruxelas, numa altura em que as sondagens dão uma ligeira vantagem ao também conhecido por "Brexit" no referendo britânico de 23 deste mês.

"Penso profundamente no que verdadeiramente conta para a Aliança Atlântica: um Reino Unido forte numa União Europeia forte. É bom para o Reino Unido e para a UE, mas também para a NATO", afirmou Stoltenberg num encontro organizado pelo portal Politico Europe.

Para o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte, há "grandes vantagens" em ter um Reino Unido forte no seio da EU, permitindo garantir também maior cooperação estratégica em matéria de segurança com a NATO.

Segundo uma média estabelecida pelo portal britânico WhatUKThinks (O que pensa o Reino Unido), o campo do "Brexit" sairá vencedor no referendo de 23 de junho com 51% dos votos.

Trata-se da primeira vez em cerca de um mês que os partidários da saída do Reino Unido da UE passam para a frente das intenções de voto calculadas pela organização, que não tem, porém, em conta os indecisos.

Lusa

  • Quase 200 queixas por dia sobre serviços de saúde em 2017
    1:46

    País

    Foram apresentadas, em 2017, quase 200 queixas por dia sobre o funcionamento dos serviços de saúde públicos e privados. As questões administrativas e os tempos de espera foram as principais razões das mais de 70 mil reclamações recebidas pela Entidade Reguladora da Saúde.

  • Fim de semana com chuva e descida da temperatura

    País

    A chuva regressa hoje a Portugal continental e permanece pelo menos até ao início da semana, prevendo-se ainda uma descida da temperatura máxima entre 04 a 06 graus Celsius, disse à Lusa a meteorologista Cristina Simões.

  • Tribunal pede documentos sobre o BES ao Banco de Portugal

    Economia

    O Tribunal Administrativo de Lisboa deu esta quinta-feira ao Banco de Portugal 20 dias para entregar as ata das reuniões das 48 horas antes da resolução do BES. O regulador da banca foi chamado a prestar esclarecimentos sobre a queda do Banco Espírito Santo, em 2014.

  • 45 anos de Partido Socialista
    3:31

    País

    O PS completou 45 anos esta quinta-feira. Acaso ou não, a festa aconteceu um dia depois de terem ficado concluídos dois acordos com o PSD que fazem renascer o debate sobre o posicionamento ideológico do partido socialista.

  • Senado aprova à tangente novo diretor da NASA

    Mundo

    O Senado norte-americano aprovou na quinta-feira, à tangente, a nomeação do novo diretor da agência espacial norte-americana, com 50 votos favoráveis contra 49, colocando à frente da NASA um cético das alterações climáticas, adiantou a Efe.

  • Trocar a economia pela dança
    7:21
    Mudar de Vida

    Mudar de Vida

    5ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    No "Mudar de Vida" desta quinta-feira damos a conhecer mais um caso de quem teve coragem de arriscar e procurar um novo futuro. Susana Moraes é uma economista que decidiu seguir a paixão pela dança. 

  • Mágico comove audiência do Britain's Got Talent com a história de cancro da mulher e da filha
    5:16