sicnot

Perfil

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit

Indústria de automóveis britânica apoia a permanência na UE

A indústria de fabricantes automóveis britânica manifestou hoje o seu apoio à permanência do Reino Unido na União Europeia, por considerar que uma eventual saída irá arriscar postos de trabalho.

© Reuters Photographer / Reuter

A Sociedade de Construtores e Distribuidores Automóveis (STTM, na designação em inglês) expressou hoje, através de um comunicado, o receio pelo brexit, pois isso "irá prejudicar" o êxito contínuo deste setor do Reino Unido.

"Permanecer permitirá ao Reino Unido manter a influência do sucesso do setor automóvel britânico", sublinhou o conselheiro delegado da SMMT, Mike Hawes.

Depois de conhecer este apoio, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, disse hoje, na sua conta na rede social Twitter, que "a indústria automóvel do Reino Unido é clara e deve permanecer na UE para ter uma economia forte". David Cameron dirige a campanha a favor da continuidade do Reino Unido como membro do bloco europeu.

Entretanto, dez personalidades galardoadas com o prémio Nobel de Economia pediram hoje aos futuros votantes para apoiarem a permanência na UE, através de uma carta enviada ao diário britânico The Guardian.

Segundo os assinantes, entre eles o economista britânico James Mirrless e o norte-americano Peter Diamond, as empresas necessitam do pleno acesso ao mercado único e estimam que o brexit irá "criar incerteza".

A carta tem também as assinaturas de outros economistas premiados como George Akerlof, Kenneth Arrow, Angus Deaton, James Heckman, Eric Maskin, Christopher Pissarides, Robert Solow e Jean Tirole.

Os britânicos dirigem-se às urnas na quinta-feira, 23 de junho, para decidir se permanecem ou abandonam a UE.


Lusa

  • Moção de censura "dá voz à indignação de muitos portugueses"
    1:13

    País

    O CDS entregou, no gabinete do presidente da Assembleia da República, a moção de censura ao Governo. O deputado Nuno Magalhães diz que o documento é a voz de todos os portugueses que ficaram indignados com a falência dos serviços do Estado nos incêndios e acrescenta ainda que cabe agora aos partidos da esquerda avaliarem se houve falhas e se foram graves o suficiente para censurarem o Governo.

  • "Miúdos de 5 e 6 anos a perguntar: a minha casa ardeu, o meu pai está queimado?"
    4:55
  • Presidente visita zonas afetadas pelos fogos
    2:00

    País

    Numa visita inesperada, o Presidente da República esteve esta manhã em Vouzela, um dos concelhos mais atingidos pelos incêndios. Marcelo Rebelo de Sousa vai estar nos próximos dias no distrito de Viseu.

  • "Viverei com o peso na consciência até ao último dia"
    3:00
  • A fotografia que está a correr (e a impressionar) o Mundo

    Mundo

    A fotografia de uma cadela a carregar, na boca, o cadáver calcinado da cria está a comover o mundo. Entre as muitas fotografias que mostram o cenário causado pelos incêndios que devastaram a Galiza nos últimos dias, esta está a causar especial impacto. O registo é do fotógrafo Salvador Sas, da agência EFE. A imagem pode impressionar os mais sensíveis.

  • Tondela corta relações institucionais com Belenenses

    Desporto

    O Tondela anunciou esta quinta-feira o corte de relações institucionais com o Belenenses, que vai defrontar no domingo para a nona jornada da I Liga de futebol, na sequência do diferendo pelo não adiamento do jogo devido aos incêndios.

  • SC Braga recebe o Ludogorets
    2:03

    Liga Europa

    O Sporting de Braga recebe hoje o Ludogorets. Abel Ferreira destaca a capacidade física e ofensiva do adversário e quer um Braga a jogar com intensidade para vencer o atual campeão da Bulgária.