sicnot

Perfil

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit / Eleições no Reino Unido

Indústria de automóveis britânica apoia a permanência na UE

A indústria de fabricantes automóveis britânica manifestou hoje o seu apoio à permanência do Reino Unido na União Europeia, por considerar que uma eventual saída irá arriscar postos de trabalho.

© Reuters Photographer / Reuter

A Sociedade de Construtores e Distribuidores Automóveis (STTM, na designação em inglês) expressou hoje, através de um comunicado, o receio pelo brexit, pois isso "irá prejudicar" o êxito contínuo deste setor do Reino Unido.

"Permanecer permitirá ao Reino Unido manter a influência do sucesso do setor automóvel britânico", sublinhou o conselheiro delegado da SMMT, Mike Hawes.

Depois de conhecer este apoio, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, disse hoje, na sua conta na rede social Twitter, que "a indústria automóvel do Reino Unido é clara e deve permanecer na UE para ter uma economia forte". David Cameron dirige a campanha a favor da continuidade do Reino Unido como membro do bloco europeu.

Entretanto, dez personalidades galardoadas com o prémio Nobel de Economia pediram hoje aos futuros votantes para apoiarem a permanência na UE, através de uma carta enviada ao diário britânico The Guardian.

Segundo os assinantes, entre eles o economista britânico James Mirrless e o norte-americano Peter Diamond, as empresas necessitam do pleno acesso ao mercado único e estimam que o brexit irá "criar incerteza".

A carta tem também as assinaturas de outros economistas premiados como George Akerlof, Kenneth Arrow, Angus Deaton, James Heckman, Eric Maskin, Christopher Pissarides, Robert Solow e Jean Tirole.

Os britânicos dirigem-se às urnas na quinta-feira, 23 de junho, para decidir se permanecem ou abandonam a UE.


Lusa

  • Assalto à base militar de Tancos
    0:42

    País

    Várias granadas e munições foram roubadas dos paióis da base militar de Tancos. A Polícia Judiciária Militar já está a investigar.

  • Detido antigo diretor regional do BES na Madeira

    Queda do BES

    Foi detido o antigo diretor do Banco Espírito Santo da Madeira, no âmbito do chamado processo ao Universo GES. João Alexandre Silva tinha sido também o representante do BES na Venezuela, onde a instituição portuguesa abriu várias agências em diversas cidades e tinha cerca de 7600 clientes domiciliados.

    Notícia SIC

  • Couves, arroz integral e bróculos biológicos com pesticidas sintéticos
    2:29
  • ASAE apreende leite com água oxigenada para fabrico de queijo

    Economia

    A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu leite com água oxigenada, destinado ao fabrico de queijo. As investigações decorreram nos últimos dois meses e foram dirigidas a vários produtores de leite. As investigações iniciaram-se com a deteção de uma viatura para transporte do leite sem qualquer sistema de refrigeração.

  • Crise na Venezuela faz aumentar casos de desnutrição infantil
    2:13
  • Mulher mata namorado em brincadeira com arma no Youtube

    Mundo

    Uma mulher do Minnesota, nos EUA, está a ser acusada de disparar mortalmente sobre o namorado quando ambos faziam um vídeo para publicar no Youtube. Monaliza Perez, de 20 anos, foi detida depois de disparar sobre Pedro Ruiz, que segurava um livro junto ao seu peito, confiante que seria o suficiente para parar a bala.

  • Comissão Europeia adota plano contra resistência a antibióticos

    Mundo

    A Comissão Europeia adotou, hoje, um plano para combater a resistência aos antibióticos, uma ameaça que mata anualmente 25 mil pessoas na União Europeia (UE) e custa 1,5 mil milhões de euros. Em paralelo ao plano, apresenta ainda regras para um "uso prudente de antibióticos".