sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Indústria de automóveis britânica apoia a permanência na UE

A indústria de fabricantes automóveis britânica manifestou hoje o seu apoio à permanência do Reino Unido na União Europeia, por considerar que uma eventual saída irá arriscar postos de trabalho.

© Reuters Photographer / Reuter

A Sociedade de Construtores e Distribuidores Automóveis (STTM, na designação em inglês) expressou hoje, através de um comunicado, o receio pelo brexit, pois isso "irá prejudicar" o êxito contínuo deste setor do Reino Unido.

"Permanecer permitirá ao Reino Unido manter a influência do sucesso do setor automóvel britânico", sublinhou o conselheiro delegado da SMMT, Mike Hawes.

Depois de conhecer este apoio, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, disse hoje, na sua conta na rede social Twitter, que "a indústria automóvel do Reino Unido é clara e deve permanecer na UE para ter uma economia forte". David Cameron dirige a campanha a favor da continuidade do Reino Unido como membro do bloco europeu.

Entretanto, dez personalidades galardoadas com o prémio Nobel de Economia pediram hoje aos futuros votantes para apoiarem a permanência na UE, através de uma carta enviada ao diário britânico The Guardian.

Segundo os assinantes, entre eles o economista britânico James Mirrless e o norte-americano Peter Diamond, as empresas necessitam do pleno acesso ao mercado único e estimam que o brexit irá "criar incerteza".

A carta tem também as assinaturas de outros economistas premiados como George Akerlof, Kenneth Arrow, Angus Deaton, James Heckman, Eric Maskin, Christopher Pissarides, Robert Solow e Jean Tirole.

Os britânicos dirigem-se às urnas na quinta-feira, 23 de junho, para decidir se permanecem ou abandonam a UE.


Lusa

  • Leão de Ouro de Souto de Moura faz "muito bem à alma" dos portugueses
    1:53
  • "Sonho com um futuro melhor", o desejo de um jovem sírio em Portugal
    2:12

    País

    Mais de 50 jovens sírios chegaram esta madrugada a Lisboa, para iniciarem o novo ano letivo, em Portugal. Sonham com um futuro melhor. Sonham com uma educação melhor. Os 54 estudantes vieram ao abrigo do programa lançado pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, que nos últimos anos já deu uma nova oportunidade a cerca de 200 alunos.

  • Na linha do triunfo
    16:49
  • Chamas do incêndio no Europa Park na Alemanha atingiram os 15 metros de altura
    0:57