sicnot

Perfil

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit

Juncker insiste que não haverá novas negociações porque "fora é fora"

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, insistiu hoje que "não haverá qualquer tipo de nova negociação" com o Reino Unido na sequência do referendo sobre a permanência na União Europeia, sublinhando que uma saída será definitiva.

© Yves Herman / Reuters

"Fora é fora", afirmou, quando questionado sobre o referendo durante uma conferência de imprensa conjunta com o chanceler austríaco, Christian Kern, em Bruxelas, na véspera da consulta no Reino Unido, agendada para quinta-feira.

O presidente da Comissão apontou que "os políticos britânicos e os eleitores britânicos devem saber que não haverá qualquer tipo de nova negociação" com Londres, recordando que os restantes 27 Estados-membros já fizeram muitas concessões no quadro do acordo fechado com o primeiro-ministro, David Cameron, em fevereiro passado.

Para sexta-feira de manhã (10:30 locais, 11:30 em Lisboa) está prevista uma reunião, em Bruxelas, entre os presidentes das principais instituições europeias, designadamente Juncker, Donald Tusk (Conselho) e Martin Schulz (Parlamento Europeu), e ainda Mark Rutte, primeiro-ministro holandês, por ser este o país que detém, até julho, a presidência rotativa da União Europeia, para discutir o resultado do referendo.

Lusa

  • Prestação da casa aumenta pela primeira vez desde 2014
    1:17

    Economia

    Pela primeira vez em três anos, as taxas de juro do crédito à habitação, estão a subir. A subida é de apenas 1 euro, mas é a primeira desde 2014, depois de em maio deste ano ter estabilizado e em junho ter descido. A justificação para este aumento é a evolução das taxas euribor.

  • Criança irrequieta domina noticiário britânico
    1:19

    Mundo

    Um noticiário da televisão britânica ITV recebeu em estúdio uma família que tinha uma criança muito irrequieta. O jornalista Alastair Steward não se importou com o comportamento da criança e entrou sempre nas brincadeiras.