sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Grupo de 84 deputados eurocéticos assinam carta de apoio a David Cameron

Um grupo de 84 deputados conservadores eurocéticos e apoiantes da saída do Reino Unido da União Europeia (UE) assinaram hoje uma carta onde referem que David Cameron deve permanecer primeiro-ministro independentemente dos resultados do referendo.

© Stefan Wermuth / Reuters

"Nós, apoiantes de uma saída e membros do partido conservador, agradecemos-vos por permitir ao povo britânico a escolha sobre o seu destino em 23 de junho de 2016. Consideramos que, qualquer que seja a decisão do povo britânico, tendo em simultâneo o mandato e o dever de continuar a dirigir a nação", referem os signatários da carta, publicada logo após o encerramento das assembleias de voto às 22:00 locais (mesma hora em Lisboa).

Boris Johnson, o líder do campo do 'Brexit' e ex-presidente da câmara de Londres, inclui-se entre os signatários.

David Cameron, defensor da permanência na UE, declarou por diversas vezes que não pretendia demitir-se caso os britânicos decidissem a favor do 'Brexit'.

Diversos membros do seu partido consideraram no entanto que a sua posição se tornaria rapidamente insustentável no caso de saída da UE.

O referendo expôs as profundas divisões entre os 'Tories' (conservadores), com diversos dos seus membros a fazerem campanha por uma saída do bloco comunitário.

Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.