sicnot

Perfil

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit

Libra atinge valor máximo de 2016 em dia de referendo

A libra atingiu o seu valor mais elevado face ao dólar este ano, horas antes de arrancar o referendo que decidirá se o Reino Unido fica ou sai da União Europeia.

© Toby Melville / Reuters

A expectativa dos apostadores é que o Reino Unido vai decidir ficar no bloco, apesar das sondagens anteciparem uma votação renhida.

"Os mercados parecem ter, quase na totalidade, marcado o voto na permanência como vencedor, o que significa que as movimentações do mercado e a volatilidade em torno da votação podem ser muito menores do que o esperado", comentou o analista de mercados Angus Nicholson, da empresa de serviços financeiros IG.

"Ainda assim, os mercados estão incrivelmente nervosos e alguns movimentos bruscos são prováveis nas próximas 24 horas", acrescentou.

A meio da sessão em Tóquio, a libra comprava 1,4800 dólares, depois de ter atingido, temporariamente os 1,4844 dólares, o mais elevado valor contra a divisa norte-americana este ano.

Apesar de duas sondagens na quarta-feira mostrarem que o campo pela saída na União Europeia está em ligeira vantagem, as casas de apostas estão a dar uma vantagem mais decisiva ao campo pela permanência.

Lusa

  • Hoje é o Dia B no Reino Unido

    Brexit

    Os britânicos decidem hoje se o Reino Unido continua como membro da União Europeia ou sai, num referendo que se espera participado e disputado e que ameaça turbulência económica e política em caso de Brexit. As urnas para o referendo abriram às 7:00 e encerram às 22:00.

  • Enfermeiros especialistas em saúde materna retomam protesto 

    País

    Os enfermeiros especialistas em saúde materna e obstetrícia voltam quinta-feira de manhã a interromper as funções especializadas, o que pode afetar blocos de parto e maternidades. Queixam-se de "falta de resposta política adequada" e "ausência de acordos sérios".

  • Reis de Espanha enviam mensagem para funeral das vítimas portuguesas
    0:52
  • Cristas vaiada em bairro de Chelas
    1:44

    Autárquicas 2017

    Assunção Cristas promete mudanças na Gebalis, a empresa municipal que gere os bairros sociais em Lisboa. Esta manhã, a candidata do CDS à câmara visitou um bairro de Chelas, onde foi vaiada por alguns populares.

  • Prestação da casa aumenta pela primeira vez desde 2014
    1:17

    Economia

    Pela primeira vez em três anos, as taxas de juro do crédito à habitação, estão a subir. A subida é de apenas 1 euro, mas é a primeira desde 2014, depois de em maio deste ano ter estabilizado e em junho ter descido. A justificação para este aumento é a evolução das taxas euribor.

  • "Em vez de ajudarem, estavam a tirar fotos dela a morrer"
    1:13