sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Antigos futebolistas ingleses "envergonhados" com resultado do referendo

O antigo futebolista inglês Gary Lineker, atual comentador desportivo na cadeia televisiva BBC, lamentou hoje a decisão do Reino Unido de sair da União Europeia, manifestando-se "envergonhado" com a sua geração.

© Reuters Photographer / Reuter

"Sinto-me envergonhado. Dececionamos os nossos filhos e os filhos dos nossos filhos", publicou Lineker na sua conta na rede social twitter, na qual é seguido por mais de cinco milhões de pessoas.

Outro antigo futebolista que se mostrou desapontado com o resultado do referendo realizado na quinta-feira foi Jamie Carragher.

"Peço aos jovens que viagem, que abracem a Europa, que aprendam e que trabalhem no estrangeiro, que amem o estrangeiro e que demonstrem que nós, os britânicos, somos bons. Lamento que os velhos os tenham dececionado", escreveu Carragher, também no twitter.

Phil Neville, também antigo futebolista inglês, usou o twitter para pedir um novo referendo: "Precisamos de outra votação. Não conheço ninguém que tenha votado a favor da saída".

O checo Petr Cech, guarda-redes do Arsenal, que vive em Londres há 12 anos, afirmou que o resultado do referendo "foi a maior decisão da história do país, que foi influenciado por uma campanha cheia de falsidades".

O futebolista irlandês Kevin Kilbane, também lamentou o resultado e disse ainda ter esperança de que tudo não passe de um sonho.

"Tenho a sensação de que vou acordar deste pesadelo e que tudo voltará à normalidade", escreveu Kilbane, no twitter.

Os eleitores britânicos decidiram que o Reino Unido vai sair a União Europeia (UE), depois de o 'Brexit' ter conquistado 51,9% dos votos no referendo de quinta-feira, cuja taxa de participação foi de 72,2%.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou já a sua demissão com efeitos em outubro.

Lusa

  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.

  • Avião da Qatar Airways aterra de emergência nas Lajes
    0:47

    País

    Aterrou de emergência nos Açores, esta manhã, um avião da Qatar Airways. A turbulência obrigou à manobra que causou pelo menos 10 feridos nos passageiro do avião que fazia ligação de Washington para Doha, capital do Qatar, e foi desviado para a base aérea das Lajes. Os passageiros desembarcaram, como registou no Twitter um jornalista da Al-Jazzera que seguia a bordo. Segundo este depoimento, uma pessoa foi levada para o hospital com problemas cardíacos.

  • Óscar do turismo para empresa que gere património de Sintra
    1:51
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.