sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Antigos futebolistas ingleses "envergonhados" com resultado do referendo

O antigo futebolista inglês Gary Lineker, atual comentador desportivo na cadeia televisiva BBC, lamentou hoje a decisão do Reino Unido de sair da União Europeia, manifestando-se "envergonhado" com a sua geração.

© Reuters Photographer / Reuter

"Sinto-me envergonhado. Dececionamos os nossos filhos e os filhos dos nossos filhos", publicou Lineker na sua conta na rede social twitter, na qual é seguido por mais de cinco milhões de pessoas.

Outro antigo futebolista que se mostrou desapontado com o resultado do referendo realizado na quinta-feira foi Jamie Carragher.

"Peço aos jovens que viagem, que abracem a Europa, que aprendam e que trabalhem no estrangeiro, que amem o estrangeiro e que demonstrem que nós, os britânicos, somos bons. Lamento que os velhos os tenham dececionado", escreveu Carragher, também no twitter.

Phil Neville, também antigo futebolista inglês, usou o twitter para pedir um novo referendo: "Precisamos de outra votação. Não conheço ninguém que tenha votado a favor da saída".

O checo Petr Cech, guarda-redes do Arsenal, que vive em Londres há 12 anos, afirmou que o resultado do referendo "foi a maior decisão da história do país, que foi influenciado por uma campanha cheia de falsidades".

O futebolista irlandês Kevin Kilbane, também lamentou o resultado e disse ainda ter esperança de que tudo não passe de um sonho.

"Tenho a sensação de que vou acordar deste pesadelo e que tudo voltará à normalidade", escreveu Kilbane, no twitter.

Os eleitores britânicos decidiram que o Reino Unido vai sair a União Europeia (UE), depois de o 'Brexit' ter conquistado 51,9% dos votos no referendo de quinta-feira, cuja taxa de participação foi de 72,2%.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou já a sua demissão com efeitos em outubro.

Lusa

  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne, capital da Austrália. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • China descobre nova mutação do vírus H7N9

    Mundo

    A China descobriu uma nova mutação do vírus H7N9, considerada a mais mortífera das estirpes que causam a gripe das aves, sobretudo para aves vivas, não representando nova ameaça para os seres-humanos, informou hoje a imprensa estatal.

  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.