sicnot

Perfil

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit

Comissão Europeia reúne-se 2ª feira para preparar cimeira

O colégio de comissários europeus vai reunir-se segunda-feira para preparar a cimeira de líderes da União Europeia (UE) de terça e quarta-feira, em Bruxelas, que se concentrará no referendo a favor da saída do Reino Unido.

SIC/ ARQUIVO

Segundo um comunicado hoje divulgado, além de anunciar a reunião, a Comissão Europeia manifestou-se pronta a "desempenhar o seu papel nas negociações no artigo 50.º (do Tratado de Lisboa sobre a saída)" e reafirmou que ficaram anulados os termos do acordo entre o Reino Unido e os 27 alcançado em fevereiro.

O mesmo comunicado sublinhou que durante as negociações os tratados e as leis comunitárias continuam a ser aplicáveis ao Reino Unido.

O Parlamento Europeu marcou uma sessão extraordinária para a manhã de terça-feira.

Os eleitores britânicos decidiram que o Reino Unido vai sair a União Europeia (UE), depois de o Brexit ter conquistado 51,9 por cento dos votos no referendo de quinta-feira, cuja taxa de participação foi de 72,2%.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou já a sua demissão com efeitos em outubro.

As principais bolsas europeias abriram hoje em forte queda, com a bolsa de Londres a descer perto dos 8%, mantendo-se ao fim da manhã com perdas entre os 5% e os 11%.

Numa primeira reação, os presidentes das instituições europeias (Comissão, Conselho, Parlamento Europeu e da presidência rotativa da UE) defenderam um divórcio o mais rapidamente possível, "por muito doloroso que seja o processo".


Lusa

  • Marcelo saúda "forma rápida" como Conselho de Ministros "tratou de tudo"
    1:03

    País

    O Presidente da República lembra que é preciso convergência de forma a adotar rapidamente as medidas mais urgentes do plano de emergência. No concelho de Tábua, Marcelo Rebelo de Sousa destacou ainda os esforços do Conselho de Ministros, mas lembrou que as medidas anunciadas são apenas o início de um processo e não o fim.