sicnot

Perfil

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit

MNE holandês quer resposta da UE a "preocupações concretas" dos cidadãos

O ministro dos Negócios Estrangeiros holandês, Bert Koenders, afirmou hoje que a União Europeia (UE) deverá dar uma resposta a "preocupações concretas" dos cidadãos e não continuar o "business as usual" (o mesmo de sempre).

© Yves Herman / Reuters

Koenders afirmou lamentar e respeitar a decisão da população britânica de abandonar os 28, acrescentando o objetivo da presidência rotativa da UE, que pertence até final de junho à Holanda, de "trabalhar para os cidadãos e resolver problemas".

Antevendo a oposição entre quem não quer a Europa e os que defendem maior integração, o responsável referiu que a resposta que deve ser procurada é "olhar para as preocupações dos cidadãos: migração, emprego e segurança" e não seguir o "business as usual".

O ministro falava à entrada da primeira reunião que juntará responsáveis da UE - encontro de assuntos gerais, no Luxemburgo -, após a vitória da saída do Reino Unido, no referendo de quarta-feira.

No encontro participa a secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Margarida Marques.

Os eleitores britânicos decidiram que o Reino Unido vai sair a União Europeia, depois de o Brexit ter conquistado 51,9% dos votos no referendo de quinta-feira, cuja taxa de participação foi de 72,2%.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou já a intenção de se demitir em outubro, na sequência deste resultado.

As principais bolsas europeias abriram hoje em forte queda, com a bolsa de Londres a descer perto dos 8%.

Lusa

  • Negócios do Fogo
    22:00
  • Direção da Raríssimas na Madeira demitiu-se em setembro
    1:58

    País

    Três representantes da Raríssimas na ilha da Madeira demitiram-se, em setembro, de costas voltas para a direção. A delegação da instituição na ilha começou em 2015 e fechou com as três demissões. Em entrevista à SIC, uma das antigas delegadas afirmou que todos os fundos angariados foram para a sede, em Lisboa, ficando depois sem dinheiro para pagar as despesas.

  • Deputado do PSD recusa vice-presidência da Raríssimas
    1:58

    País

    Nas reações políticas ao caso da Raríssimas, o PSD e CDS dizem que é preciso acionar todos os mecanismos legais apropriados para averiguar a situação. O deputado social-democrata, Ricardo Baptista Leite, que tinha sido convidado recentemente para vice-presidente da instituição, diz que já não há condições para tomar posse.

  • Turistas aproveitam nevão na Serra da Estrela
    1:23
  • Fortes nevões no norte da Europa
    0:59
  • Dezenas de feridos em protestos contra decisão de Trump em Israel
    1:55
  • A brincadeira de um youtuber que podia ter acabado mal

    Mundo

    Um jovem youtuber inglês enfiou a cabeça num saco de plástico, prendeu-a na parte interna de um microondas e encheu depois o eletrodoméstico com cimento. A brincadeira, que podia ter acabado de forma trágica, deixou o jovem completamente preso e obrigou à intervenção dos serviços de emergência.

    SIC

  • "Popeye" russo pode ter que amputar braços

    Mundo

    Um jovem russo injetou um óleo no corpo para conseguir ter músculos, mais propriamente nos seus braços, que já cresceram cerca de 25 centímetros. Contudo, segundo um médico, o procedimento pode levar à necessidade de amputação, deixando o jovem sem os membros.