sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Milhares de londrinos querem independência para ficarem na UE

Dezenas de milhares de londrinos assinaram hoje uma petição exigindo que a capital britânica obtenha a independência e fique na União Europeia, apesar da votação a favor da saída do Reino Unido da UE no referendo de quinta-feira.

© Alkis Konstantinidis / Reuter

Mais de 40.000 pessoas assinaram esta petição na página na Internet change.org, que apela ao presidente da câmara de Londres, Sadiq Khan, que "declare Londres independente do Reino Unido e apresente a sua candidatura de adesão à UE".

Embora o Reino Unido tenha votado quase 52% a favor de uma saída da UE, 60% dos londrinos votaram a favor da permanência.

"Londres é uma cidade internacional e queremos continuar no coração da Europa", diz a petição.

"Admitamo-lo, estamos em desacordo com o resto do país. Então, em vez de votar passiva e agressivamente uns contra os outros em cada eleição, tornemos o divórcio oficial e mudemo-nos com os nossos amigos para o continente", lê-se no texto.

O próprio Sadiq Khan divulgou um comunicado em que exige que Londres seja associada às negociações de saída da UE.

"É fundamental que Londres tenha voto na matéria durante estas renegociações, como a Escócia e a Irlanda do Norte", duas regiões que também votaram para ficar na UE, sustentou.

"É essencial que continuemos a ser membros do mercado único", acrescentou.

Lusa

  • Sismo abala centro de Itália

    Mundo

    A capital da Itália foi esta manhã sacudida por três sismos em apenas uma hora, de entre 5,3 e 5,7 na escala de Richter, não havendo até ao momento registo de vítimas.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".