sicnot

Perfil

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit

Milhares de londrinos querem independência para ficarem na UE

Dezenas de milhares de londrinos assinaram hoje uma petição exigindo que a capital britânica obtenha a independência e fique na União Europeia, apesar da votação a favor da saída do Reino Unido da UE no referendo de quinta-feira.

© Alkis Konstantinidis / Reuter

Mais de 40.000 pessoas assinaram esta petição na página na Internet change.org, que apela ao presidente da câmara de Londres, Sadiq Khan, que "declare Londres independente do Reino Unido e apresente a sua candidatura de adesão à UE".

Embora o Reino Unido tenha votado quase 52% a favor de uma saída da UE, 60% dos londrinos votaram a favor da permanência.

"Londres é uma cidade internacional e queremos continuar no coração da Europa", diz a petição.

"Admitamo-lo, estamos em desacordo com o resto do país. Então, em vez de votar passiva e agressivamente uns contra os outros em cada eleição, tornemos o divórcio oficial e mudemo-nos com os nossos amigos para o continente", lê-se no texto.

O próprio Sadiq Khan divulgou um comunicado em que exige que Londres seja associada às negociações de saída da UE.

"É fundamental que Londres tenha voto na matéria durante estas renegociações, como a Escócia e a Irlanda do Norte", duas regiões que também votaram para ficar na UE, sustentou.

"É essencial que continuemos a ser membros do mercado único", acrescentou.

Lusa

  • Governo prepara projeto para suavizar transição para a reforma
    1:38

    Economia

    O Governo quer suavizar a transição do trabalho para a reforma. A ideia é que essa passagem seja feita gradualmente e não de uma dia para o outro, o que pode ser mais traumático. O projecto prevê a possilidade do trabalhador cumprir meio horário e acumular com meia pensão.

  • Primeiro discurso de Costa na ONU alinhado com o de Guterres

    País

    O primeiro-ministro, António Costa, proferirá hoje o seu primeiro discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas, devendo estar muito alinhado com a agenda política apresentada na terça-feira pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, valorizando o multilateralismo.

  • Pelo menos 2 mortos em Guadalupe à passagem do furacão Maria

    Mundo

    A passagem na terça-feira do furacão Maria pelo arquipélago francês de Guadalupe, nas Caraíbas, provocou a morte de duas pessoas, indicou o governo. Em declarações à Rádio RCI, Eric Maire, delegado do governo, disse que um homem morreu devido à queda de uma árvore, e que outra pessoa foi encontrada morta junto ao mar.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.