sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Presidentes das instituições europeias reúnem-se hoje para discutir resultado do referendo

Os presidentes das principais instituições europeias vão reunir-se hoje em Bruxelas para debaterem o resultado do referendo de quinta-feira, em que os eleitores britânicos decidiram que o Reino Unido deve sair da União Europeia (UE).

© Vincent Kessler / Reuters

Para além dos presidentes da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, do Conselho Europeu, Donald Tusk, e do Parlamento Europeu, Martin Schulz, a reunião extraordinária de líderes europeus incluirá também Mark Rutte, primeiro-ministro holandês, por ser este o país que detém, até julho, a presidência rotativa da União Europeia.

Jean-Claude Juncker, insistiu, na véspera do referendo, que "não haverá qualquer tipo de nova negociação" com o Reino Unido, sublinhando que uma saída será definitiva. "Fora é fora", afirmou.

O referendo foi convocado pelo primeiro-ministro britânico, David Cameron, em fevereiro depois de negociar uma série de reformas com Bruxelas, incluindo a restrição à assistência social por imigrantes da UE durante os primeiros quatro anos após a entrada no Reino Unido para trabalhar.

Lusa

  • António Costa evita perguntas sobre estágios não remunerados
    1:55
  • "É evidente que não fecho a porta ao Eurogrupo"
    1:38

    Economia

    O ministro das Finanças diz que não fecha a porta ao Eurogrupo. A declaração é feita numa entrevista ao semanário Expresso. No entanto, Mário Centeno deixa a ressalva que qualquer ministro das Finanças do Eurogrupo pode ser presidente.

  • Trump adia decisão sobre permanência nos acordos de Paris
    1:48
  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14