sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Presidentes das instituições europeias reúnem-se hoje para discutir resultado do referendo

Os presidentes das principais instituições europeias vão reunir-se hoje em Bruxelas para debaterem o resultado do referendo de quinta-feira, em que os eleitores britânicos decidiram que o Reino Unido deve sair da União Europeia (UE).

© Vincent Kessler / Reuters

Para além dos presidentes da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, do Conselho Europeu, Donald Tusk, e do Parlamento Europeu, Martin Schulz, a reunião extraordinária de líderes europeus incluirá também Mark Rutte, primeiro-ministro holandês, por ser este o país que detém, até julho, a presidência rotativa da União Europeia.

Jean-Claude Juncker, insistiu, na véspera do referendo, que "não haverá qualquer tipo de nova negociação" com o Reino Unido, sublinhando que uma saída será definitiva. "Fora é fora", afirmou.

O referendo foi convocado pelo primeiro-ministro britânico, David Cameron, em fevereiro depois de negociar uma série de reformas com Bruxelas, incluindo a restrição à assistência social por imigrantes da UE durante os primeiros quatro anos após a entrada no Reino Unido para trabalhar.

Lusa

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55
  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Condutores apanhados a mais de 200 em corridas ilegais na Ponte Vasco da Gama
    1:25
  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Reino Unido em alerta máximo de terrorismo

    Mundo

    O Reino Unido elevou o alerta de terrorismo para o nível máximo depois das declarações, esta quinta-feira, do chefe das secretas britânicas. O diretor do MI6 está preocupado com eventuais ataques contra o Reino Unido e outros aliados.

  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10
  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47