sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Primeiro-ministro da Dinamarca "muito triste" com triunfo do Brexit

O primeiro-ministro da Dinamarca, o liberal Rasmussen, considerou "muito triste" o triunfo do brexit e alerta para que o euroceticismo que existe em vários países deve ser levado a sério.

© Scanpix Denmark / Reuters

"Devemos respeitar a eleição que a maioria da população britânica conseguiu mas, ao mesmo tempo, não escondo que é um resultado muito triste para a Europa e para a Dinamarca", disse em comunicado Lars Lokke Rasmussen líder do governo minoritário dinamarquês, apoiado pelos partidos de direita.

Rasmussen frisou que que deve ser o executivo britânico a decidir o caminho que quer prosseguir, mas mostrou o desejo de que o Reino Unido mantenha uma "estreita relação" com a União Europeia.

"O referendo britânico não interfere na posição da Dinamarca em relação à União Europeia", disse Rasmussen, que recordou a dependência da economia dinamarquesa em relação à cooperação europeia.

O primeiro-ministro dinamarquês referiu-se também aos resultados das consultas que foram realizadas recentemente na Dinamarca e na Holanda e que "devem suscitar reflexão e ação".

"Entre a população existe ceticismo perante a União Europeia. Todos nós que tomamos decisões no quadro da União Europeia devemos levar esta circunstância muito a sério", afirmou.

A Dinamarca, que não faz parte do euro, rejeitou num referendo realizado no passado mês de dezembro as situações de exceção nas áreas da justiça e da segurança que mantém desde 1993.

Os eleitores britânicos decidiram que o Reino Unido vai sair a União Europeia, depois de o 'Brexit' ter conquistado 51,9% dos votos no referendo de quinta-feira, cuja taxa de participação foi de 72,2%.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou já a intenção de se demitir em outubro, na sequência deste resultado,

As principais bolsas europeias abriram hoje em forte queda, com a bolsa de Londres a descer perto dos 8 por cento.

Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..