sicnot

Perfil

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit

Rússia diz que resultado do referendo é "assunto interno" do Reino Unido

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, considerou hoje que o resultado do referendo no Reino Unido sobre a saída da UE é um "assunto interno" desse país.

© MAXIM ZMEYEV / Reuters

"É um assunto interno do povo britânico", disse Lavrov em resposta a uma pergunta dos jornalistas.

"Há dados aritméticos do referendo. Esta é a vontade do povo do Reino Unido. Decidam vocês", acrescentou, negando comentar se este resultado é conveniente para a Rússia.

Os eleitores britânicos decidiram que o Reino Unido vai sair a União Europeia, depois de o Brexit ter conquistado 51,9 por cento dos votos no referendo de quinta-feira, cuja taxa de participação foi de 72,2%.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou já a intenção de se demitir em outubro, na sequência deste resultado,

As principais bolsas europeias abriram hoje em forte queda, com a bolsa de Londres a descer perto dos 8%

Lusa

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC