sicnot

Perfil

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit

Comissário europeu Valdis Dombrovskis assume cargo de Jonathan Hill

O comissário europeu Valdis Dombrovskis, responsável pelas pastas do Euro e Diálogo Social, vai assumir a Estabilidade Financeira, Serviços Financeiros e União dos Mercados de Capitais, que estavam sob a responsabilidade de Jonathan Hill.

© Vincent Kessler / Reuters

Segundo a presidência da Comissão Europeia, citada pela agência France Presse, "o presidente Juncker está disponível para discutir de imediato com o primeiro-ministro britânico nomes potenciais para um comissário de nacionalidade britânica, assim como a atribuição de um possível portfolio".

Jonathan Hill anunciou hoje a demissão do cargo na sequência do 'brexit' e mostrou-se "muito desapontado" com o resultado do referendo.

"Posto que passamos para uma nova fase, eu não acredito que esteja certo prosseguir como comissário britânico como se nada tivesse acontecido", afirmou Hill, em comunicado.

Hill - antigo membro da Câmara dos Lordes nomeado pelo primeiro-ministro britânico cessante, David Cameron, para membro da Comissão Europeia de Juncker em 2014 - pediu uma "passagem de serviço ordeira" para o sucessor.

Na quinta-feira, 51,9% dos votantes britânicos optaram pela saída do Reino Unido da UE, contra 48,1% que preferia manter-se, numa consulta com uma participação de 72,1% dos eleitores.

O resultado precipitou o anúncio da demissão do primeiro-ministro britânico, o conservador David Cameron, e levou os líderes da União Europeia a pedir ao Reino Unido para iniciar o processo da retirada do bloco comunitário "o mais rapidamente possível.

Lusa

  • Mação volta a enfrentar dias de pânico
    3:33
  • Fogo obrigou à evacuação de 6 aldeias do concelho do Sardoal
    1:56

    País

    O incêndio que chegou ao Sardoal obrigou à evacuação de seis aldeias. As pessoas foram encaminhadas para as instalações da Santa Casa da Misericórdia e vão regressando ao longo do dia de hoje. A A23 foi reaberta de madrugada, depois de ter estado várias horas cortada nos dois sentidos .

  • Ministra admite que a maioria dos incêndios começaram por mão humana
    1:57

    País

    A Ministra da Administração Interna admitiu esta quarta-feira que a maioria dos incêndios deste ano começaram por mão humana, mas Constança Urbano de Sousa entende que é cedo para tirar outras conclusões. Já o vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Adelino Gomes, diz que não há duvidas e fala em terrorismo organizado. 

  • Sismo na região de Lisboa sentido num raio de 150km
    3:19