sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Comissário europeu Valdis Dombrovskis assume cargo de Jonathan Hill

O comissário europeu Valdis Dombrovskis, responsável pelas pastas do Euro e Diálogo Social, vai assumir a Estabilidade Financeira, Serviços Financeiros e União dos Mercados de Capitais, que estavam sob a responsabilidade de Jonathan Hill.

© Vincent Kessler / Reuters

Segundo a presidência da Comissão Europeia, citada pela agência France Presse, "o presidente Juncker está disponível para discutir de imediato com o primeiro-ministro britânico nomes potenciais para um comissário de nacionalidade britânica, assim como a atribuição de um possível portfolio".

Jonathan Hill anunciou hoje a demissão do cargo na sequência do 'brexit' e mostrou-se "muito desapontado" com o resultado do referendo.

"Posto que passamos para uma nova fase, eu não acredito que esteja certo prosseguir como comissário britânico como se nada tivesse acontecido", afirmou Hill, em comunicado.

Hill - antigo membro da Câmara dos Lordes nomeado pelo primeiro-ministro britânico cessante, David Cameron, para membro da Comissão Europeia de Juncker em 2014 - pediu uma "passagem de serviço ordeira" para o sucessor.

Na quinta-feira, 51,9% dos votantes britânicos optaram pela saída do Reino Unido da UE, contra 48,1% que preferia manter-se, numa consulta com uma participação de 72,1% dos eleitores.

O resultado precipitou o anúncio da demissão do primeiro-ministro britânico, o conservador David Cameron, e levou os líderes da União Europeia a pedir ao Reino Unido para iniciar o processo da retirada do bloco comunitário "o mais rapidamente possível.

Lusa

  • Quando se confunde o pedal do travão com o acelerador
    0:38

    Mundo

    Na China, chegam imagens de um acidente fora do normal. Um homem parou o carro e saiu para cumprimentar um amigo. Enquanto conversavam, a viatura começou a descair lentamente. O condutor correu de imediato para o carro. Com as mãos já no volante, tentou evitar o pior mas em vez de carregar no travão, carregou no acelerador.

  • Parkinson pode ter início nos intestinos

    Mundo

    Um novo estudo científico vem revelar que a doença de Parkinson pode não estar apenas no cérebro. A doença pode ter início nos intestinos e mais tarde migrar para o cérebro.