sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

UE nomeia Didier Seeuws para negociar o Brexit

O diplomata belga Didier Seeuws foi nomeado pela União Europeia para dirigir a equipa encarregada de negociar a saída do Reino Unido da UE, indicam a AFP e a EFE, que citam fontes comunitárias não identificadas.

© Toby Melville / Reuters

Seeuws, de 50 anos, era até agora diretor dos departamentos do Transporte, Telecomunicações e Energia do Conselho Europeu.

O diplomata belga foi porta-voz do antigo primeiro-ministro liberal belga, Guy Verhofstadt, atualmente deputado europeu, e também chefe de gabinete do compatriota Herman van Rompuy, primeiro presidente permanente do Conselho Europeu, até novembro de 2014.

O Reino Unido votou na passada quinta-feira a favor de uma saída da União Europeia num referendo não vinculativo, resultado que levou ao anúncio de demissão do chefe do Governo britânico, David Cameron.

O Governo britânico deve agora criar as condições para a aprovação pelo Parlamento britânico da decisão de saída da União Europeia e, em seguida, invocar o artigo 50º do Tratado de Lisboa, ou seja a cláusula de retirada voluntária e unilateral da UE, até agora nunca invocada.

As negociações para o abandono da União Europeia podem demorar até dois anos após a notificação formal da intenção de saída por parte do Reino Unido, de acordo com o mesmo artigo, período durante o qual será determinada a natureza da nova relação entre britânicos e europeus.

Lusa

  • Tsipras culpa líderes europeus pela vitória do Brexit
    0:46

    Brexit

    Alexis Tsipras afirma que os verdadeiros culpados pela vitória do Brexit são os líderes europeus, responsáveis por uma europa que só está unida no nome. O primeiro-ministro grego lembra que as políticas de austeridade e a retórica anti-emigração há muito que alimentam o populismo e os nacionalismos.

  • Brexit trouxe incerteza aos portugueses no Reino Unido
    2:21

    Brexit

    O Reino Unido é o principal destino da emigração portuguesa, e só em Londres, na zona de stockwell, estima-se que vivam cerca de 40 mil portugueses. Entre eles, a SIC encontrou um emigrante que chegou a Inglaterra numa altura em que Portugal que ainda não fazia parte da União Europeia.

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.