sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

UE nomeia Didier Seeuws para negociar o Brexit

O diplomata belga Didier Seeuws foi nomeado pela União Europeia para dirigir a equipa encarregada de negociar a saída do Reino Unido da UE, indicam a AFP e a EFE, que citam fontes comunitárias não identificadas.

© Toby Melville / Reuters

Seeuws, de 50 anos, era até agora diretor dos departamentos do Transporte, Telecomunicações e Energia do Conselho Europeu.

O diplomata belga foi porta-voz do antigo primeiro-ministro liberal belga, Guy Verhofstadt, atualmente deputado europeu, e também chefe de gabinete do compatriota Herman van Rompuy, primeiro presidente permanente do Conselho Europeu, até novembro de 2014.

O Reino Unido votou na passada quinta-feira a favor de uma saída da União Europeia num referendo não vinculativo, resultado que levou ao anúncio de demissão do chefe do Governo britânico, David Cameron.

O Governo britânico deve agora criar as condições para a aprovação pelo Parlamento britânico da decisão de saída da União Europeia e, em seguida, invocar o artigo 50º do Tratado de Lisboa, ou seja a cláusula de retirada voluntária e unilateral da UE, até agora nunca invocada.

As negociações para o abandono da União Europeia podem demorar até dois anos após a notificação formal da intenção de saída por parte do Reino Unido, de acordo com o mesmo artigo, período durante o qual será determinada a natureza da nova relação entre britânicos e europeus.

Lusa

  • Tsipras culpa líderes europeus pela vitória do Brexit
    0:46

    Brexit

    Alexis Tsipras afirma que os verdadeiros culpados pela vitória do Brexit são os líderes europeus, responsáveis por uma europa que só está unida no nome. O primeiro-ministro grego lembra que as políticas de austeridade e a retórica anti-emigração há muito que alimentam o populismo e os nacionalismos.

  • Brexit trouxe incerteza aos portugueses no Reino Unido
    2:21

    Brexit

    O Reino Unido é o principal destino da emigração portuguesa, e só em Londres, na zona de stockwell, estima-se que vivam cerca de 40 mil portugueses. Entre eles, a SIC encontrou um emigrante que chegou a Inglaterra numa altura em que Portugal que ainda não fazia parte da União Europeia.

  • Michelle Obama partilhou momento de despedida da Casa Branca
    1:43
  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Trabalhadores da saúde iniciam greve nacional

    País

    Trabalhadores da saúde estão esta sexta-feira a cumprir uma greve a nível nacional para reivindicar a admissão de novos profissionais, exigir a criação de carreiras e a aplicação das 35 horas semanais a todos os funcionários do setor.

  • Portugal a tremer de frio
    3:07

    País

    Portugal continua a registar temperaturas negativas, sobretudo no Norte do país. Em Trás-os-Montes, por exemplo, marcaram mínimas de 11 graus abaixo de zero e os termómetros desceram tanto que congelaram rios, canalizações de água e até aquecimentos de escolas. Mas nem tudo é mau pois os produtores falam em boa época para curar fumeiro.

  • Juiz brasileiro morto em acidente aéreo investigava corrupção na Petrobras
    1:28
  • Zoo da Indonésia acusado de querer matar ursos à fome

    Mundo

    Um grupo de ativistas da Indonésia acusa o Jardim Zoológico de Bandung de estar a matar à fome os seus animais, incluindo os ursos-do-sol, para ser fechado. Um vídeo recentemente publicado mostra os ursos, que aparecem muito magros e a implorar por comida.

  • Podem as plantas ver, ouvir e até reagir?

    Mundo

    Um professor de Ciências Vegetais da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, passou quatro décadas a investigar as relações entre vegetais e insetos. Na visão de Jack Schultz, as plantas são "como animais muito lentos", que conseguem ver, ouvir, cheirar e até têm comportamentos próprios.