sicnot

Perfil

Brexit

Cameron explica aos 27 como pretende efetuar saída do Reino Unido da UE

Cameron explica aos 27 como pretende efetuar saída do Reino Unido da UE

David Cameron está hoje a informar os ainda parceiros da União Europeia sobre o que pretende fazer, quanto aos resultados do referendo do Reino Unido. Em declarações à chegada ao Conselho Europeu em Bruxelas, o primeiro-ministro demissionário disse que a saída deve ser feita de forma construtiva, uma vez que os britânicos não deixam de ser europeus.

Cameron afirmou aos jornalistas que, apesar de o Reino Unido estar a sair da UE "não pode voltar as costas à Europa".

"Estes países são nossos vizinhos, são nossos amigos, são nossos aliados, são nossos parceiros", continuou o primeiro-ministro demissionário, que deverá abandonar o cargo em outubro.

"Espero sinceramente que procuremos a relação mais estreita possível em termos de comércio, cooperação e segurança, porque é bom para nós e para eles".

Cameron, que liderou a campanha pela manutenção do Reino Unido na UE, está sob a forte pressão de outros líderes europeus para apressar os procedimentos de saída, acionando o artigo 50.º do Tratado de Lisboa.

O atual chefe do Governo britânico já disse, porém, que não quer ser ele a acionar este mecanismo - que inicia um processo com uma duração de até dois anos, estabelecida no Tratado -, sendo sua intenção deixar a formalização da saída para o seu sucessor.

Com Lusa

  • Carro do suspeito de rapto de Maelys fotografado por radar a alta velocidade
    1:16

    Mundo

    Praticamente um mês depois do desaparecimento de Maelys de Araújo, as autoridades francesas continuam a fazer buscas para tentar encontrar a menina lusodescendetnte de 9 anos. Entretanto, um jornal francês revelou que o carro do homem suspeito de rapto terá sido fotografado, por um radar, a alta velocidade na noite do desparecimento.

  • 950 militares cercam a Rocinha, no Rio de Janeiro
    2:36
  • Terra volta a termer no México

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6,2, na escala de Richter, foi registado às 05h30, hora local, 23h30, em Lisboa. Até ao momento não há registo de vítimas ou danos materiais.

  • Franceses em protesto contra reformas de Macron
    1:04

    Mundo

    O Presidente francês volta hoje a ser alvo de manifestações contra a reforma laboral. Os protestos foram organizados por Jean Luc Melenchon, o candidato da extrema-esquerda que concorreu contra Macron.

  • Icebergue com 5.800 quilómetros quadrados está a deslocar-se na Antártida

    Mundo

    Um icebergue gigante está a deslocar-se na Antártida em direção ao mar de Weddell segundo as imagens de satélite reveladas. Trata-se do A68, um icebergue quatro vezes maior que a cidade de Londres. Com cerca de 5.800 quilómetros quadrados e triliões de toneladas, A68 é um dos maiores icebergues conhecidos.