sicnot

Perfil

Brexit

Cameron explica aos 27 como pretende efetuar saída do Reino Unido da UE

Cameron explica aos 27 como pretende efetuar saída do Reino Unido da UE

David Cameron está hoje a informar os ainda parceiros da União Europeia sobre o que pretende fazer, quanto aos resultados do referendo do Reino Unido. Em declarações à chegada ao Conselho Europeu em Bruxelas, o primeiro-ministro demissionário disse que a saída deve ser feita de forma construtiva, uma vez que os britânicos não deixam de ser europeus.

Cameron afirmou aos jornalistas que, apesar de o Reino Unido estar a sair da UE "não pode voltar as costas à Europa".

"Estes países são nossos vizinhos, são nossos amigos, são nossos aliados, são nossos parceiros", continuou o primeiro-ministro demissionário, que deverá abandonar o cargo em outubro.

"Espero sinceramente que procuremos a relação mais estreita possível em termos de comércio, cooperação e segurança, porque é bom para nós e para eles".

Cameron, que liderou a campanha pela manutenção do Reino Unido na UE, está sob a forte pressão de outros líderes europeus para apressar os procedimentos de saída, acionando o artigo 50.º do Tratado de Lisboa.

O atual chefe do Governo britânico já disse, porém, que não quer ser ele a acionar este mecanismo - que inicia um processo com uma duração de até dois anos, estabelecida no Tratado -, sendo sua intenção deixar a formalização da saída para o seu sucessor.

Com Lusa

  • Crianças trocadas à nascença não querem mudar de pais

    Mundo

    Tem todos os ingredientes de um argumento de filme, mas aconteceu de facto na Índia. Dois bebés foram trocados à nascença na maternidade, os resultados de ADN confirmaram-no quase três anos depois, mas as crianças, atualmente com 2 anos e 10 meses, não querem mudar de família.

    SIC

  • Agressões e rascismo em escola de Portimão
    3:06

    País

    Queixas de agressões, insultos, discriminação e racismo numa escola básica de Portimão estão a ser alvo de um processo de averiguações, por parte da autarquia e da direção do agrupamento escolar. As denúncias partem de um grupo de pais e foram tornadas públicas pela organização SOS Racismo.  A principal visada é uma funcionária da cantina, mas também uma professora.

  • Os (maus) hábitos do português ao volante
    1:31