sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Líder trabalhista britânico perde voto de confiança, recusa demitir-se

O líder do Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn, perdeu hoje uma moção de confiança do seu partido, que o acusa de não ter feito o suficiente na campanha pela manutenção do Reino Unido na União Europeia. Corbyn garante que não apresentará a sua demissão.

© Stefan Wermuth / Reuters

A moção foi votada por 172 deputados, 40 apoiaram o dirigente trabalhista.

"Fui eleito democraticamente líder do nosso partido para uma política diferente por 60% dos membros e apoiantes do Labour e não vou traí-los ao demitir-me", garantiu entretanto Corbyn numa declaração enviada por e-mail, citada pela agência Reuters. "Hoje, o voto dos deputados não tem legitimidade constitucional", afirmou.

Os eleitores britânicos decidiram que o Reino Unido deve sair da UE, depois de o Brexit (nome como ficou conhecida a saída britânica da União Europeia) ter conquistado 51,9% dos votos no referendo de quinta-feira.

Logo na sexta-feira, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou a sua demissão, com efeitos em outubro, e os líderes da UE defenderam uma saída rápida do Reino Unido.

  • Trump desafia Oprah a candidatar-se para ser "derrotada como todos os outros"

    Mundo

    Apesar de Oprah Winfrey ter excluído uma eventual candidatura às eleições presidenciais dos Estados Unidos da América, Donald Trump ainda não se esqueceu dos rumores e desafiou a apresentadora a candidatar-se em 2020. Através do Twitter, o Presidente norte-americano disse ainda que assim poderia ser "exposta e derrotada como todos os outros".

    SIC

  • Mulher enterrada viva no Brasil
    1:13

    Mundo

    Uma mulher de 37 anos terá sido enterrada viva no oeste da Bahia, no Brasil. A certidão de óbito aponta um choque séptico como a causa da morte, mas os ferimentos com que foi encontrada no interior do caixão indicam um possível erro. Os moradores de casas vizinhas do cemitério municipal onde Rosângela dos Santos foi enterrada ouviram gritos vindos do túmulo.

  • António Guterres, "o governante mais amado desde sempre em democracia"
    2:27

    País

    António Guterres foi distinguido com o grau de honoris causa pela Universidade de Lisboa. A cerimónia decorreu esta manhã e contou com a presença do Presidente da República e do primeiro-ministro. Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou que Guterres foi o governante mais amado da democracia portuguesa.