sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

PM escocesa vai a Bruxelas defender lugar da Escócia na UE

A primeira-ministra escocesa, Nicola Sturgeon, disse-se hoje "absolutamente determinada" a defender o lugar da Escócia na União Europeia (UE) e anunciou que vai na quarta-feira a Bruxelas para se reunir com dirigentes europeus.

Nicola Sturgeon, primeira-ministra da Escócia

Nicola Sturgeon, primeira-ministra da Escócia

© Clodagh Kilcoyne / Reuters

"Estou determinada, absolutamente determinada, a preservar a relação e o lugar da Escócia na UE", disse Sturgeon, líder do partido independentista SNP, ao discursar no parlamento escocês pela primeira vez desde a vitória do 'Brexit'.

"Se saíssemos da Europa, isso seria contra a nossa vontade" e "democraticamente inaceitável", prosseguiu, sublinhando que os escoceses votaram maioritariamente (62%) pela permanência na UE no referendo de 23 de junho.

"Amanhã [quarta-feira] farei uma primeira visita a Bruxelas para explicar a posição e os interesses da Escócia", disse, precisando que vai nomeadamente reunir-se com o presidente do Parlamento Europeu, Martin Shulz.

Sturgeon disse ainda que o seu governo defenderá todos os europeus que residem na Escócia e que os incidentes xenófobos denunciados nos últimos dias "não serão tolerados".

Lusa

  • "Fiquei absolutamente perplexo com a escolha de Elina Fraga"
    0:43

    País

    Rogério Alves diz que ficou perplexo com a escolha de Elina Fraga para a vice-presidência do PSD. Em declarações à TSF e Diário de Notícias, o antigo bastonário da Ordem dos Advogados lembra as divergências com o governo de Passos Coelho, sobretudo em matérias de justiça.

  • Manifestação contra mina de urânio junta milhares em Salamanca
    1:39
  • Assalto a Tancos e roubo de armas da PSP podem estar relacionados
    1:24

    País

    O assalto a Tancos e o roubo de armas da PSP, três recuperadas na semana passada, podem estar relacionados. O semanário Expresso avançou este sábado que há suspeitos de terem participado nos dois assaltos e o grupo, ou parte dele, atua principalmente do Algarve, com possíveis ligações a outras organizações espalhadas pelo país ou até transacionais.

  • Cessar-fogo de 30 dias na Síria
    2:07