sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Brexit não afetará negociações de acordo comercial entre a UE e os Estados Unidos

A comissária europeia do Comércio garantiu esta quinta-feira que o Brexit não afetará as negociações de um vasto acordo comercial entre a União Europeia e os Estados Unidos para criar a maiorbrexir zona de comércio livre e investimento do mundo.

"Estamos determinados a continuar essas negociações. Elas são importantes para a Europa, para a nossa economia, para os nossos empregos, para os nossos empresários, para os nossos consumidores, e faz muito sentido fazê-lo mesmo a 27", disse a comissária Cecilia Malmstroem à rádio France Info.

"A Europa é o maior mercado do mundo. E vai continuar a sê-lo, mesmo sem o Reino Unido", disse Malmstroem, que acabou de regressar de negociações comerciais nos Estados Unidos.

"Os norte-americanos estão determinados a prosseguir connosco", afirmou a responsável europeia, acrescentando que os líderes da UE todos concordaram numa cimeira realizada esta semana em Bruxelas que "as conversações devem continuar".

Malmstroem disse que a votação no referendo britânico da semana passada a favor da saída da UE "não muda nada" no processo, estando os Estados Unidos e a União Europeia a trabalhar "muito intensivamente" para alcançar um acordo quanto à chamada Transatlantic Trade and Investment Partnership (TTIP - Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento) antes do fim da presidência de Barack Obama, em janeiro de 2017.

As suas garantias de que todos os membros da UE estão de acordo nesta matéria contrariam os comentários feitos no domingo pelo primeiro-ministro francês, Manuel Valls.

"Digo-vos francamente: não pode haver um acordo sobre o tratado transatlântico", declarou Valls, argumentando que o acordo, que tem merecido cada vez mais críticas na Europa, especialmente em França e na Alemanha, seria "terreno fértil para o aumento do populismo" e negativo para a economia da Europa.

Os detratores europeus do acordo temem sobretudo o impacto na agricultura e no ambiente.

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • "O ministro não escondeu nem tapou"
    1:20

    Economia

    Pedro Santana Lopes falou pela primeira vez sobre a auditoria feita à Santa Casa no período em que foi provedor. Esta terça-feira, na SIC Notícias, Santana Lopes desvalorizou as irregularidades e defendeu o ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, Vieira da Silva.

    Pedro Santana Lopes

  • Constitucional chumba algumas normas da lei de barrigas de aluguer

    País

    O Tribunal Constitucional chumbou algumas normas do acórdão sobre as barrigas de aluguer. De acordo com o Expresso, a decisão já foi comunicada à Assembleia da República. A obrigatoriedade da regulamentação da lei ser feita pelo Parlamento e não pelo Governo terá sido unânime.

  • A história do bebé que continua a lutar pela vida depois de terem desligado as máquinas

    Mundo

    Alfie Evans sofre de uma doença cerebral degenerativa. A sua condição levou o caso à justiça e, depois de uma batalha judicial entre os pais e o hospital, os juízes determinaram que as máquinas do suporte artificial de vida fossem desligadas. Apesar de os aparelhos terem sido desligados na segunda-feira à noite, segundo os pais, a criança de 23 meses continua a lutar pela vida, respirando sozinha.

    SIC

  • O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
    15:09
  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • Marinha resgata 138 migrantes ao largo de Lampedusa

    País

    A fragata da Marinha portuguesa D. Francisco de Almeida resgatou esta terça-feira, ao largo da ilha de Lampedusa, em Itália, 138 migrantes, entre eles 15 mulheres e oito bebés, disse à Lusa fonte do Estado-Maior-General das Forças Armadas.

  • O recado de Donald Trump à Coreia do Norte 

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, exortou Pyongyang a eliminar todo o seu arsenal nuclear, precisando o que queria dizer exatamente ao apelar para a "desnuclearização" do regime totalitário, antes de uma aguardada cimeira com o líder norte-coreano.

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17