sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

FMI considera saída do Reino Unido da UE "principal risco" para a economia mundial

A incerteza criada pela decisão do Reino Unido de abandonar a União Europeia constitui o "principal risco" que a economia mundial tem de enfrentar nos próximos tempos, sublinhou hoje o FMI (Fundo Monetário Internacional).

© Jon Nazca / Reuters

"Consideramos que a incerteza atual é, sem dúvida, o principal risco para a economia mundial", considerou o porta-voz da instituição em conferência de imprensa na sede do Fundo, em Washington.

Gerry Rice pediu aos líderes europeus e outros responsáveis para "estarem prontos para tomar medidas", se necessário.

Segundo o porta-voz do FMI, a incerteza pode "minar o crescimento a curto prazo, particularmente no Reino Unido", mas também ter "repercussões na Europa e na economia mundial", numa altura em que o crescimento já estava a desacelerar.

Os eleitores britânicos decidiram há uma semana que o Reino Unido deve sair da UE, depois de o 'Brexit' (nome como ficou conhecida a saída britânica da União Europeia) ter conquistado 51,9% dos votos.

Os líderes europeus reuniram-se extraordinariamente esta semana para discutir a decisão britânica.

Lusa

  • Governo sírio só aceitará cessar-fogo após retirada de rebeldes
    1:29

    Mundo

    O Presidente sírio Bashar Al- Assad diz que só aceitará um acordo de cessar-fogo em Alepo que inclua a retirada de todos os rebeldes da cidade. Na Alemanha, Merkel considerou que a situação na Síria é vergonhosa devido à incapacidade da comunidade internacional aliviar o conflito.

  • Quando se confunde o pedal do travão com o acelerador
    0:38

    Mundo

    Na China, chegam imagens de um acidente fora do normal. Um homem parou o carro e saiu para cumprimentar um amigo. Enquanto conversavam, a viatura começou a descair lentamente. O condutor correu de imediato para o carro. Com as mãos já no volante, tentou evitar o pior mas em vez de carregar no travão, carregou no acelerador.

  • Como (não) travar no gelo
    1:02

    Mundo

    Um vídeo gravado em Montreal, no Canadá, mostra como é quase impossível travar em estradas cobertas de gelo.