sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Libra desvaloriza 3% contra euro e dólar na primeira semana após referendo

Os efeitos do brexit no mercado cambial levaram a libra a cair 3,25% contra o euro e 3,06% contra o dólar desde que os britânicos votaram no referendo de 23 de junho pela saída da União Europeia.

© Toby Melville / Reuters

No dia seguinte à votação (24 de junho), o euro era negociado nas 0,81274 libras e hoje valia 0,83919 libras (-3,25%), uma evolução semelhante à registada entre a libra e o dólar.

Há uma semana, cada libra valia 1,3679 dólares e hoje era negociada nos 1,3260 dólares, um recuo de cerca de 3%.

Já a interação entre a moeda única europeia e o dólar foi mais estável, com o euro a valorizar ligeiros 0,09% no período em análise. A 24 de junho cada euro valia 1,1117 dólares e hoje, pelas 19:30, estava nos 1,1128 dólares, ou seja, a variação foi mínima.

Os eleitores britânicos decidiram que o Reino Unido deve sair da União Europeia (UE), depois de o 'Brexit' (nome como ficou conhecida a saída britânica da União Europeia) ter conquistado 51,9% dos votos no referendo de quinta-feira da semana passada.

Logo no dia seguinte (24 de junho), o primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou a sua demissão, com efeitos em outubro, e os líderes da UE defenderam uma saída rápida do Reino Unido.

Lusa

  • Primeiro-ministro hoje na cidade da Praia 

    País

    O primeiro-ministro, António Costa, está hoje em Cabo Verde para a a IV cimeira bilateral entre Portugal e aquele país africano, aproveitando a passagem pela cidade da Praia para inaugurar a escola portuguesa.

  • Deputados britânicos debatem hoje petição que desvaloriza visita de Donald Trump

    Mundo

    Os deputados britânicos debatem hoje uma petição que reclama que a futura visita de Estado do Presidente norte-americano, Donald Trump, seja reduzida a uma visita oficial, enquanto dezenas de milhares de pessoas se manifestam sobre o mesmo assunto. Dezenas de milhares de pessoas são esperadas hoje nas ruas de várias cidades do Reino Unido, em protestos organizados para coincidir com a discussão no parlamento (na Câmara dos Comuns) de uma petição 'online' que já tem quase dois milhões de subscritores.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Matteo Renzi demite-se da liderança do Partido Democrático

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro italiano Matteo Renzi demitiu-se hoje da liderança do Partido Democrata (PD), uma decisão que faz parte de uma estratégia para retomar o controlo da formação de centro-esquerda, onde uma minoria mais à esquerda ameaça cindir-se.