sicnot

Perfil

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit

Libra desvaloriza 3% contra euro e dólar na primeira semana após referendo

Os efeitos do brexit no mercado cambial levaram a libra a cair 3,25% contra o euro e 3,06% contra o dólar desde que os britânicos votaram no referendo de 23 de junho pela saída da União Europeia.

© Toby Melville / Reuters

No dia seguinte à votação (24 de junho), o euro era negociado nas 0,81274 libras e hoje valia 0,83919 libras (-3,25%), uma evolução semelhante à registada entre a libra e o dólar.

Há uma semana, cada libra valia 1,3679 dólares e hoje era negociada nos 1,3260 dólares, um recuo de cerca de 3%.

Já a interação entre a moeda única europeia e o dólar foi mais estável, com o euro a valorizar ligeiros 0,09% no período em análise. A 24 de junho cada euro valia 1,1117 dólares e hoje, pelas 19:30, estava nos 1,1128 dólares, ou seja, a variação foi mínima.

Os eleitores britânicos decidiram que o Reino Unido deve sair da União Europeia (UE), depois de o 'Brexit' (nome como ficou conhecida a saída britânica da União Europeia) ter conquistado 51,9% dos votos no referendo de quinta-feira da semana passada.

Logo no dia seguinte (24 de junho), o primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou a sua demissão, com efeitos em outubro, e os líderes da UE defenderam uma saída rápida do Reino Unido.

Lusa

  • O ensino à distância em Portugal
    4:12

    País

    Em Portugal, o ensino básico e secundário à distância já conta com 300 alunos e com a preciosa ajuda das novas tecnologias. É através do computador que a escola viaja e acompanha os alunos, alguns com doenças que não os permitem ir às aulas, outros que são atletas de alta competição e que têm a maior parte do tempo ocupado por treinos ou ainda os que fazem parte de famílias itenerantes, como é o caso dos que vivem no circo e andam de terra em terra.

  • Aprender a jogar badminton ao ritmo do samba
    2:54

    Mundo

    No Brasil, a correspondente da SIC foi conhecer um projeto social no Rio de Janeiro que mistura samba e desporto. Um desporto que ainda é pouco praticado mas que tem sido fundamental para transformar a vida de jovens das favelas e para descobrir novos talentos do badminton brasileiro.

    Correspondente SIC