sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Libra desvaloriza 3% contra euro e dólar na primeira semana após referendo

Os efeitos do brexit no mercado cambial levaram a libra a cair 3,25% contra o euro e 3,06% contra o dólar desde que os britânicos votaram no referendo de 23 de junho pela saída da União Europeia.

© Toby Melville / Reuters

No dia seguinte à votação (24 de junho), o euro era negociado nas 0,81274 libras e hoje valia 0,83919 libras (-3,25%), uma evolução semelhante à registada entre a libra e o dólar.

Há uma semana, cada libra valia 1,3679 dólares e hoje era negociada nos 1,3260 dólares, um recuo de cerca de 3%.

Já a interação entre a moeda única europeia e o dólar foi mais estável, com o euro a valorizar ligeiros 0,09% no período em análise. A 24 de junho cada euro valia 1,1117 dólares e hoje, pelas 19:30, estava nos 1,1128 dólares, ou seja, a variação foi mínima.

Os eleitores britânicos decidiram que o Reino Unido deve sair da União Europeia (UE), depois de o 'Brexit' (nome como ficou conhecida a saída britânica da União Europeia) ter conquistado 51,9% dos votos no referendo de quinta-feira da semana passada.

Logo no dia seguinte (24 de junho), o primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou a sua demissão, com efeitos em outubro, e os líderes da UE defenderam uma saída rápida do Reino Unido.

Lusa

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.