sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Primeiro-ministro classifica saída do Reino Unido da UE como "bizarria britânica"

O primeiro-ministro, António Costa, considerou hoje que a saída do Reino Unido da União Europeia (UE) "não é mais do que uma bizarria britânica" como o gostar de conduzir pela esquerda.

TIAGO PETINGA

"Estamos todos chocados com o voto no Reino Unido", afirmou no encerramento da conferência "Relançar a Europa -- da austeridade ao crescimento", promovida pelo Grupo da Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas no Parlamento Europeu (S&D), no Porto.

"Mas, verdadeiramente, a causa do voto no Reino Unido não é mais do que uma bizarria britânica, como gostarem de conduzir pela esquerda ou insistirem em estar com um pé dentro e um pé fora da UE, a causa do voto dos britânicos é a mesma causa que levou a que os populistas tivessem ganho em Itália as câmaras de Turim ou Roma, é a mesma causa pela qual em muitos países do norte da Europa a extrema-direita está a crescer e é a mesma causa pela qual países do leste europeu sejam agora os primeiros a fechar as fronteiras a quem procura refúgio na Europa", disse.

Na semana passada, os eleitores britânicos decidiram que o Reino Unido deve sair da UE, depois de o 'Brexit' (nome como ficou conhecida a saída britânica da União Europeia) ter conquistado 51,9% dos votos no referendo.

A decisão levou o primeiro-ministro inglês David Cameron a pedir a demissão.

Para António Costa, os inimigos da UE são o "medo e desconfiança".

O medo que os cidadãos europeus têm de que a UE não seja capaz de defender o modelo social no contexto da globalização, de que não seja capaz de defender fronteiras perante ameaças, de que não seja capaz de combater ameaças internas e de que não seja capaz de prometer com confiança um futuro de prosperidade, explicou.

Na opinião do chefe do executivo, além do medo, os 28 estados membros da UE deixaram-se "minar" pelo "terrível vírus da desconfiança" e enquanto esse problema não for assumido, não será resolvido.

"Hoje, o preconceito instalou-se entre nós. Muitos dos países contribuintes acham que os países do sul são países onde ninguém quer trabalhar, querendo viver à custa dos impostos dos países ricos", exemplificou.

Por isso, Costa vincou que sempre que a UE ceder nos seus valores está a abrir caminho para que os inimigos avancem e minem os valores da UE.

O primeiro-ministro salientou que deve haver um esforço entre todos para que os estados membros se conheçam melhor uns aos outros e percebem porque é que uns têm sucesso e outros não, porque é que uns estão a crescer e outros não ou porque é que uns são excedentários e outros têm défice.

E realçou: "e se estas questões forem vistas com objetividade, percebemos que não há lugar para o preconceito".

Enquanto não houver um orçamento "a sério" na zona euro, nunca haverá correção das assimetrias, nem equilíbrio, concluiu.

Lusa

  • Nomeados para os Óscares são anunciados hoje

    Óscares 2017

    As nomeações para a 89ª. edição dos Óscares, os prémios da Academia norte-americana de cinema, são conhecidos esta terça-feira e pela primeira vez o anúncio será feito apenas via Internet. Para ver também aqui em direto, na SIC Notícias, a partir das 13:00.

    Aqui às 13:00

  • "O Sporting é o um barco à deriva"
    2:26
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    A crise do Sporting foi o principal tema em O Dia Seguinte, esta segunda-feira. José Guilherme Aguiar censura Bruno de Carvalho por ter convidado Jorge Jesus para a comissão de honra da recandidatura. Já Rogério Alves não tem dúvidas que a contestação tem aumentado de tom devido à proximidade das eleições do Sporting. Rui Gomes da Silva pensa que toda a direção leonina é responsável pelo mau momento atual do clube.

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • "Todo o mundo no voo estava a orar em voz alta"
    4:00
  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.

  • Governo avança com plano para a utilização da bicicleta

    País

    O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, anunciou esta seguda-feira em Caminha a elaboração, este ano, de um Plano Nacional para a Promoção da Bicicleta e Outros Modos de Transporte Suaves para estimular a utilização daquele meio de transporte.