sicnot

Perfil

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit

Ministro britânico diz que é necessário não confundir saída com isolamento

​O ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, Boris Johnson, prometeu hoje na ONU que o Reino Unido irá ser ainda mais ativo no mundo, afirmando que Brexit não significa isolamento.

Falando aos jornalistas durante uma visita à Organização das Nações Unidas (ONU), o governante rejeitou qualquer comparação com o candidato republicano à presidência norte-americana Donald Trump e a sua prioridade à América.

"Há uma grande diferença entre o Brexit e uma qualquer forma de isolamento", afirmou o ministro.

Sair da União Europeia (UE) "significa que vamos voltar-nos mais para o exterior, mais comprometidos e entusiastas que sempre na cena internacional", acrescentou.

Boris Johnson encontrou-se com embaixadores do Conselho de Segurança da ONU, como aqueles dos EUA e da França, e esteve com o secretário geral Ban Ki-moon, analisando a situação na Síria, Líbia, Sudão do Sul e Somália.

Em todos os dossiers, o Reino Unido "tem um papel dirigente na procura de soluções", realçou, acrescentando que Ban Ki-moon incentivou Londres a "ter um papel ainda maior no quadro da ONU".

O ministro do Reino Unido votou em nome do seu país na adoção unânime pelo Conselho de Segurança de uma resolução de inspiração britânica sobre as armas químicas na Líbia.

Lusa

  • Papa no Chile em ambiente de contestação à Igreja Católica
    3:13

    Mundo

    O Papa pediu hoje perdão pelos crimes de pedofilia cometidos por membros da Igreja Católica no Chile, referindo que sentiu "dor e vergonha" diante do "dano irreparável" causado às crianças vítimas de abuso sexual. Francisco está a cumprir uma deslocação de três dias ao Chile, onde a contestação à visita e à Igreja se faz sentir. O Papa enfrenta um ambiente hostil na sexta viagem à América Latina, devido à denúncia de abusos sexuais na Igreja.

  • Reviravolta na Operação Fizz
    1:09

    País

    O juiz que vai julgar o chamado processo da Operação Fizz decidiu aceitar as denúncias de Orlando Figueira contra o presidente do Banco Atlântico e o advogado Daniel Proença de Carvalho. As acusações do principal arguido contra o banqueiro Carlos Silva e o advogado Proença de Carvalho podem trazer uma reviravolta ao processo.

  • Apoio psicológico fundamental em Vila Nova da Rainha
    2:19
  • Projeto Bairros Sem Cárie levou 300 pessoas do Seixal ao dentista
    3:08

    País

    Portugal tem dos piores indicadores de saúde oral da Europa e ir ao dentista é quase um luxo. Num país assim ganham ainda mais relevância iniciativas como o projeto Bairros Sem Cárie. 300 pessoas de bairros sociais do Seixal tiveram uma consulta de estomatologia gratuita.

  • Homem rompe a garganta ao tentar impedir espirro

    Mundo

    Impedir um espirro apertando o nariz pode causar sérias lesões. Foi o que aconteceu a um homem na Grã-Bretanha que teve de ser hospitalizado porque sofreu uma rutura na garganta ao apertar boca e nariz ao espirrar.