sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Renzi, Merkel e Hollande encontram-se na segunda-feira para discutir o Brexit

O chefe do governo italiano Matteo Renzi convidou a chanceler alemã Angela Merkel e o presidente francês François Hollande para uma minicimeira pós-Brexit, na segunda-feira, numa ilha do Mediterrâneo.

O primeiro-ministro italiano vai receber Merkel e Hollande em Nápoles, devendo o encontro a três acontecer na ilha de Ventotene, ao largo da costa italiana entre Roma e Nápoles, segundo um comunicado do Governo italiano.

Renzi escolheu esta ilha, que serviu de prisão a um dos pais fundadores da Europa, para sublinhar a necessidade de um novo começo para a União Europeia após o choque do Brexit, a decisão tomada pelos britânicos de deixar o bloco comunitário.

A ilha de Ventotene foi usada pelo regime fascista italiano entre 1941 e 1943 como local de exílio para os opositores políticos, entre os quais o ex-presidente italiano Sandro Pertini e Altiero Spinelli, um político considerado como um dos pais fundadores da Europa.

O presidente Hollande, a chanceler alemã e o chefe do governo italiano já tinham apelado, no dia 27 de junho, em Berlim, a um "novo impulso" para a Europa.

A reunião de segunda-feira acontece três semanas antes de uma cimeira europeia considerada crucial para o futuro da Europa, marcada para 16 de setembro em Bratislava (Eslováquia).

Após o encontro, os dirigentes europeus vão dar uma conferência de imprensa no porta-aviões Garibaldi, o navio-almirante da marinha militar italiana.

Lusa

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC

  • Ministro pede aos pais que vacinem os filhos e não vão "em modas"
    2:11

    Surto de sarampo

    O ministro da Saúde deixou esta terça-feira um apelo aos pais para vacinarem os filhos e não se deixarem ir em "modas". Adalberto Campos Fernandes vai reforçar as parcerias entre Ministério da Saúde e Educação. Durante a inauguração da unidade de saúde de Algés, o ministro deixou a garantia de que as novas medidas para combater epidemias como a do sarampo serão conhecidas no Dia Mundial da Criança.

  • As diferentes faces de Maria
    4:45

    Mundo

    Qual é a imagem de Nossa Senhora que vem à sua mente quando o nome da Virgem católica é mencionado? Uma exposição numa cidade do interior do Brasil mostra que a Mãe de Jesus pode ter várias faces.

    Correspondente SIC