sicnot

Perfil

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit / Eleições no Reino Unido

Renzi, Merkel e Hollande encontram-se na segunda-feira para discutir o Brexit

O chefe do governo italiano Matteo Renzi convidou a chanceler alemã Angela Merkel e o presidente francês François Hollande para uma minicimeira pós-Brexit, na segunda-feira, numa ilha do Mediterrâneo.

O primeiro-ministro italiano vai receber Merkel e Hollande em Nápoles, devendo o encontro a três acontecer na ilha de Ventotene, ao largo da costa italiana entre Roma e Nápoles, segundo um comunicado do Governo italiano.

Renzi escolheu esta ilha, que serviu de prisão a um dos pais fundadores da Europa, para sublinhar a necessidade de um novo começo para a União Europeia após o choque do Brexit, a decisão tomada pelos britânicos de deixar o bloco comunitário.

A ilha de Ventotene foi usada pelo regime fascista italiano entre 1941 e 1943 como local de exílio para os opositores políticos, entre os quais o ex-presidente italiano Sandro Pertini e Altiero Spinelli, um político considerado como um dos pais fundadores da Europa.

O presidente Hollande, a chanceler alemã e o chefe do governo italiano já tinham apelado, no dia 27 de junho, em Berlim, a um "novo impulso" para a Europa.

A reunião de segunda-feira acontece três semanas antes de uma cimeira europeia considerada crucial para o futuro da Europa, marcada para 16 de setembro em Bratislava (Eslováquia).

Após o encontro, os dirigentes europeus vão dar uma conferência de imprensa no porta-aviões Garibaldi, o navio-almirante da marinha militar italiana.

Lusa

  • Passos Coelho pede desculpa aos portugueses
    3:35
  • População afetada pelo fogo tenta repor o que as chamas destruíram
    1:54
  • "Juntos por Todos" hoje no palco em Lisboa
  • Glifosato na lista de produtos cancerígenos na Califórnia

    Mundo

    O estado norte-americano da Califórnia, nos Estados unidos, pode vir a obrigar o fabricante do popular herbicida Roundup a comercializar o produto com um rótulo que informe os consumidores de que o produto é cancerígeno. O glifosato, princípio ativo do herbicida Roundup fabricado pela Monsanto, consta de uma lista que vai ser divulgada na Califórnia, a 7 de julho, de produtos químicos potencialmente cancerígenos.

  • Pyongyang compara Trump a Hitler

    Mundo

    A Coreia do Norte compara o Presidente norte-americano Donald Trump a Adolf Hitler. Pyongyang já acostumou o mundo à sua linguagem "colorida" quando critica os seus inimigos. Mas comparações com o responsável por mais de 60 milhões de mortes são muito raras.

  • Autarca garante que não houve "touros de fogo"

    País

    O presidente da Câmara de Benavente disse esta segunda-feira à Lusa que a atividade "touros de fogo" foi retirada do programa da Festa da Amizade depois de recebido um parecer desfavorável da Direção-Geral de Veterinária.