sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Renzi, Merkel e Hollande encontram-se na segunda-feira para discutir o Brexit

O chefe do governo italiano Matteo Renzi convidou a chanceler alemã Angela Merkel e o presidente francês François Hollande para uma minicimeira pós-Brexit, na segunda-feira, numa ilha do Mediterrâneo.

O primeiro-ministro italiano vai receber Merkel e Hollande em Nápoles, devendo o encontro a três acontecer na ilha de Ventotene, ao largo da costa italiana entre Roma e Nápoles, segundo um comunicado do Governo italiano.

Renzi escolheu esta ilha, que serviu de prisão a um dos pais fundadores da Europa, para sublinhar a necessidade de um novo começo para a União Europeia após o choque do Brexit, a decisão tomada pelos britânicos de deixar o bloco comunitário.

A ilha de Ventotene foi usada pelo regime fascista italiano entre 1941 e 1943 como local de exílio para os opositores políticos, entre os quais o ex-presidente italiano Sandro Pertini e Altiero Spinelli, um político considerado como um dos pais fundadores da Europa.

O presidente Hollande, a chanceler alemã e o chefe do governo italiano já tinham apelado, no dia 27 de junho, em Berlim, a um "novo impulso" para a Europa.

A reunião de segunda-feira acontece três semanas antes de uma cimeira europeia considerada crucial para o futuro da Europa, marcada para 16 de setembro em Bratislava (Eslováquia).

Após o encontro, os dirigentes europeus vão dar uma conferência de imprensa no porta-aviões Garibaldi, o navio-almirante da marinha militar italiana.

Lusa

  • "Os governos são diferentes mas o povo é o mesmo"
    0:45

    Economia

    O Presidente da República atribui o resultado do défice do ano passado ao espírito de sacrifício do povo português. Num jantar em Coimbra para assinalar o Dia do Estudante, Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda que o valor do défice de 2016 é a prova de que com governos diferentes conseguem-se os mesmos objetivos.

  • Recuo na saúde é primeira derrota de peso para Donald Trump
    1:18

    Mundo

    O Presidente norte-americano sofreu esta sexta-feira uma derrota de peso. O líder da Câmara dos Representantes retirou a proposta do plano de saúde de Trump, que se preparava para um chumbo na câmara baixa do Congresso. Para já, mantém-se o Obamacare.

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.