sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Renzi, Merkel e Hollande encontram-se na segunda-feira para discutir o Brexit

O chefe do governo italiano Matteo Renzi convidou a chanceler alemã Angela Merkel e o presidente francês François Hollande para uma minicimeira pós-Brexit, na segunda-feira, numa ilha do Mediterrâneo.

O primeiro-ministro italiano vai receber Merkel e Hollande em Nápoles, devendo o encontro a três acontecer na ilha de Ventotene, ao largo da costa italiana entre Roma e Nápoles, segundo um comunicado do Governo italiano.

Renzi escolheu esta ilha, que serviu de prisão a um dos pais fundadores da Europa, para sublinhar a necessidade de um novo começo para a União Europeia após o choque do Brexit, a decisão tomada pelos britânicos de deixar o bloco comunitário.

A ilha de Ventotene foi usada pelo regime fascista italiano entre 1941 e 1943 como local de exílio para os opositores políticos, entre os quais o ex-presidente italiano Sandro Pertini e Altiero Spinelli, um político considerado como um dos pais fundadores da Europa.

O presidente Hollande, a chanceler alemã e o chefe do governo italiano já tinham apelado, no dia 27 de junho, em Berlim, a um "novo impulso" para a Europa.

A reunião de segunda-feira acontece três semanas antes de uma cimeira europeia considerada crucial para o futuro da Europa, marcada para 16 de setembro em Bratislava (Eslováquia).

Após o encontro, os dirigentes europeus vão dar uma conferência de imprensa no porta-aviões Garibaldi, o navio-almirante da marinha militar italiana.

Lusa

  • Costa desvaloriza ameaça e mantém planos de visita a Angola
    2:27

    Economia

    O governo angolano reagiu duramente à acusação do Ministério público portugues contra o vice-presidente de Angola. Luanda diz que a acusação é um sério ataque à República de Angola que pode perturbar as relações entre os dois paises. António Costa desvaloriza a ameaça e mantém os planos de uma visita a Angola na primavera.

  • Ferro Rodrigues desvaloriza críticas do CDS
    3:24

    Caso CGD

    Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de receber em público Ferro Rodrigues antes de um almoço com o presidente da Assembleia da República. O Presidente também recebeu a representante do CDS-PP, Assunção Cristas, que foi apresentar queixa de Ferro Rodrigues e da maioria de esqueda em relação à comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. Ferro Rodrigues desvalorizou as críticas.

  • Brasil já tirou o "pé do chão"
    1:59

    Mundo

    Já começaram os desfiles e festas de carnaval, no Rio de Janeiro.Esta sexta feira foi o início oficial das celebrações com centenas de milhar de pessoas nas ruas até de madrugada.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Regime de Pyongyang nega envolvimento na morte de Kim Jong-nam 
    1:53

    Mundo

    A polícia da Malásia diz que o irmão do líder da Coreia do Norte foi morto com uma arma química. Os investigadores encontraram vestígios de gás VX no corpo de Kim Jong-nam, um gás letal proibido pelas convenções internacionais. O Governo da Coreia do Sul pediu esta sexta-feira ao regime de Pyongyang que admita que está por detrás da morte de Kim Jong-nam mas o mesmo já veio negar o envolvimento no assassinato. 

  • Atores de Hollywood contra Trump
    1:44

    Mundo

    Centenas de pessoas juntaram-se em mais um protesto contra o presidente dos Estados Unidos. A manifestação, em Beverly Hills, juntou várias estrelas de Hollywood.