sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Trump autoproclama-se "Mister Brexit"

O candidato republicano à Casa Branca Donald Trump autoproclamou-se esta quinta-feira de "Mister Brexit", depois de aparecer num comício nos Estados Unidos com o eurodeputado Nigel Farage, que liderou a campanha do Reino Unido para abandonar a União Europeia.

Gerald Herbert

"Podem chamar-me Mr. Brexit", afirmou Donald Trump num comício em Manchester, New Hampshire, no noroeste dos Estados Unidos.

No comício, Donald Trump comparou o seu movimento político, baseado no protecionismo económico e no endurecimento das fronteiras, com a campanha liderada por Nigel Farage no Reino Unido, que impôs de forma inesperada o referendo sobre a saída do bloco europeu.

"Os norte-americanos estão prontos para votar pela liberdade, oportunidades e justiça. Estão preparados para voltar a ter o controlo do seu futuro", disse o milionário nova-iorquino.

Na quarta-feira, Donald Trump apareceu num comício em Jackson, Mississípi, com o eurodeputado Nigel Farage, que qualificou como "brilhante" artífice do "Brexit".

"Venho desde o Reino Unido com uma mensagem de esperança e otimismo", afirmou o eurodeputado britânico, incentivando os apoiantes de Donald Trump a trabalharem para "vencer as eleições, vencer os comentadores e vencer Washington", assim como os grandes bancos e as multinacionais.

As eleições presidenciais nos Estados Unidos realizam-se a 8 de novembro.

Lusa

  • Outros casos de fuga de prisões portuguesas
    2:58

    País

    Nos últimos cinco anos, 52 reclusos fugiram de cadeias portuguesas, mas foram todos recapturados. Entre 1999 e 2009, fugiram oito reclusos da prisão de Caxias. Em 2005, um homem condenado a 21 anos de prisão fugiu de Coimbra, viajando por França e pela Polónia. Manuel Simões acabou por ser detido no regresso a Portugal.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.