sicnot

Perfil

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit

Trump autoproclama-se "Mister Brexit"

O candidato republicano à Casa Branca Donald Trump autoproclamou-se esta quinta-feira de "Mister Brexit", depois de aparecer num comício nos Estados Unidos com o eurodeputado Nigel Farage, que liderou a campanha do Reino Unido para abandonar a União Europeia.

Gerald Herbert

"Podem chamar-me Mr. Brexit", afirmou Donald Trump num comício em Manchester, New Hampshire, no noroeste dos Estados Unidos.

No comício, Donald Trump comparou o seu movimento político, baseado no protecionismo económico e no endurecimento das fronteiras, com a campanha liderada por Nigel Farage no Reino Unido, que impôs de forma inesperada o referendo sobre a saída do bloco europeu.

"Os norte-americanos estão prontos para votar pela liberdade, oportunidades e justiça. Estão preparados para voltar a ter o controlo do seu futuro", disse o milionário nova-iorquino.

Na quarta-feira, Donald Trump apareceu num comício em Jackson, Mississípi, com o eurodeputado Nigel Farage, que qualificou como "brilhante" artífice do "Brexit".

"Venho desde o Reino Unido com uma mensagem de esperança e otimismo", afirmou o eurodeputado britânico, incentivando os apoiantes de Donald Trump a trabalharem para "vencer as eleições, vencer os comentadores e vencer Washington", assim como os grandes bancos e as multinacionais.

As eleições presidenciais nos Estados Unidos realizam-se a 8 de novembro.

Lusa

  • Primeiro eclipse solar 100% visível nos EUA em 38 anos
    0:40
  • "É muito importante que os EUA mostrem determinação política e militar"
    0:50

    Mundo

    Os exércitos da Coreia do Sul e dos Estados Unidos iniciaram hoje as manobras anuais numa altura marcada pela recente escalada de tensão entre Pyongyang e Washington. Para Miguel Monjardino, comentador da SIC, estes exercícios militares são encarados como uma provocação para a Coreia do Norte. Monjardino defende que é importante que os EUA mostrem determinação no atual clima de tensão nuclear.

  • Campanha eleitoral em Angola chega hoje ao fim

    Mundo

    Os candidatos às eleições gerais angolanas de quarta-feira terminam hoje um mês de campanha, com milhares de quilómetros percorridos, uma breve aparição de José Eduardo dos Santos e as possíveis coligações em destaque.

  • China prepara-se para inaugurar comboio mais rápido do mundo
    1:08