Donald Tusk considera que ignorar lições do Brexit seria "erro fatal"
13.09.2016 23h29
O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, advertiu esta terça-feira que ignorar as lições do Brexit seria um "erro fatal" para a União Europeia, quando os dirigentes europeus se preparam para uma cimeira informal no fim de semana em Bratislava, Eslováquia.
Ao citar em particular os problemas migratórios e de segurança, Tusk referiu ainda que a cimeira dos 27 em Bratislava, sem o Reino Unido, constitui uma "viragem decisiva para proteger as fronteiras externas da União".
"Seria um erro fatal considerar que o resultado negativo do referendo no Reino Unido representa um problema especificamente britânico", escreveu o presidente do Conselho na carta de convite dirigida hoje aos 27 chefes de Estado e de governo.
O voto dos britânicos "é também uma tentativa desesperada de responder às questões que milhões de europeus colocam diariamente", acrescentou Tusk, ao citar as "questões sobre as garantias de segurança dos cidadãos e do seu território, as questões de proteção dos seus interesses, a sua herança cultural e o seu modo de vida".
"São questões às quais teremos de responder, mesmo se o Reino Unido tivesse optado por ficar" na União, prosseguiu.
A UE pretende lançar em Bratislava os alicerces do pós-Brexit, com uma ênfase particular na segurança para tentar de novo mobilizar a população da União, e num projeto que responda às inquietações dos europeus.
Segundo fontes diplomáticas europeias citadas pela agência noticiosa France-Presse, as discussões dos 27 na Eslováquia vão "centrar-se em torno do conceito e segurança", quer "externa" (proteção das fronteiras externas, reforço da defesa europeia) quer "interna", contra o terrorismo.
Lusa
Na Homepage
-
-
- 6:23
Com a entrada de Salgado o caso EDP "passou a ter uma dimensão política"
19.04.2018 às 21h05
-
Costa anuncia aumento do salário mínimo em 2019
O secretário-geral do PS considerou que o seu Governo derrubou o mito de que a competitividade económica se faz com baixos salários e frisou que o salário mínimo nacional vai voltar a aumentar em 2019.
19.04.2018 às 23h12
- 1:48
- 1:19
Ministro não se compromete com subsídio de desemprego para recibos verdes
O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social não se compromete com o subsídio de desemprego para trabalhadores a recibos verdes. Vieira da Silva diz no entanto que é um dossiê que está em cima da mesa e que vai ser discutido em Conselho de Ministros.
19.04.2018 às 22h06
- 1:16
Partidos questionam prioridades do Governo após reposição de 5% dos salários
Bloco e PCP pedem esclarecimentos ao Governo sobre a intenção de repor 5% dos salários dos membros dos gabinetes políticos. Já o CDS não concorda com a medida e diz mesmo que não é adequada à situação do país.
19.04.2018 às 19h25
- 0:48
É importante que "as pessoas não tenham medo" de denunciar o tráfico humano
Manuel Albano, relator nacional para o tráfico de pessoas, concorda com a ideia de que é necessário continuar a investir na inspeção e na fiscalização para travar o tráfico de seres humanos, mas rejeita a denúncia do sindicato dos trabalhadores do SEF, que esta quinta-feira alertou para a "falta de controlo".
19.04.2018 às 22h14
-
Fenerbahce-Besiktas suspenso depois de agressão ao treinador Senol Gunes
O Fenerbahce-Besiktas, da segunda mão das meias-finais da Taça da Turquia de futebol, foi suspenso devido a problemas com o público, com o treinador dos forasteiros a ser atingido por um objeto vindo da bancada.
19.04.2018 às 21h26
-
Corpo do atleta encontrado na cidade sul-africana de Port Elizabeth
O corpo do atleta amador francês, desaparecido na madrugada do passado sábado, véspera de uma prova de triatlo em Port Elizabeth, foi descoberto, anunciou a polícia daquela cidade do sul da África do Sul.
19.04.2018 às 19h35
-
A era dos irmãos Castro
Desde 1959 Cuba foi governada por Fidel ou Raúl Castro. Na semana em que os cubanos elegeram um novo Presidente, olhamos para a era dos irmãos, desde a revolução cubana de 59 aos dias de hoje, passando por encontros com líderes políticos, personalidades como Che Guevara, Malcolm X ou Maradona, e ainda a reaproximação histórica com os Estados Unidos da América.
- 7:21
-
-
-
-
-
Subcomissão de Ética vai analisar regulação dos apoios às viagens de deputados
19.04.2018 às 21h57
-
- 3:01
-
Protesto de estudantes no Chile termina em confrontos com a polícia
Um protesto organizado por estudantes contra o presidente Sebastián Piñera, no Chile, terminou em confrontos com a polícia. Os estudantes só conseguiram avançar alguns quarteirões antes de pequenos grupos de manifestantes entrarem em confronto com as autoridades. Em resposta às pedras, garrafas e cocktails molotov, as forças de segurança viram-se obrigadas a utilizar gás lacrimogéneo. O protesto visava exigir ao Governo o financiamento integral das escolas públicas bem como o fornecimento de transporte gratuito para todos os alunos.
-
TV russa difunde testemunho sobre alegada encenação de ataque químico
A televisão pública russa Rossia 24 divulgou na quarta-feira à noite o testemunho de um rapaz que afirma ter participado numa encenação do presumível ataque químico de 7 de abril contra Douma, na Síria.
19.04.2018 às 18h14
-
O que faz um guaxinim às duas da manhã num quartel de bombeiros?
Os animais são muitas vezes os protagonistas de histórias incríveis ou até insólitas. Desde o cão mais pequeno ao urso mais assustador. Desta vez, o principal interveniente é um guaxinim, que foi levado até um quartel de bombeiros por uma dona muito preocupada. Porquê? O animal estava sob o efeito de drogas.
19.04.2018 às 20h40
-
"Por vezes até as princesas da Disney ficam apavoradas"
A atriz norte-americana Patti Murin foi esta semana elogiada nas redes sociais por se preocupar com a sua saúde mental e não ter problemas em falar sobre o assunto. A artista faltou a um espetáculo da Disney, onde ia atuar, devido a um ataque de ansiedade.
19.04.2018 às 20h31
-
Presidente do Uganda quer proibir sexo oral
O Presidente do Uganda emitiu um aviso público durante um conferência de imprensa anunciando que vai banir a prática de sexo oral no país. Yoweri Museveni justifica o ato, explicando que "a boca serve para comer".
19.04.2018 às 18h44
-
Fotos da semana
Nesta semana que agora termina, mostramos-lhe a atualidade nacional e internacional em imagens.