sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

PM britânica aciona artigo sobre saída da UE até março

A primeira-ministra britânica, Theresa May, afirmou hoje que o Reino Unido vai acionar o artigo 50 do Tratado de Lisboa, sobre a saída de um país da União Europeia, até março do próximo ano.

Em declarações à BBC, a chefe do governo do Reino Unido apresentou pela primeira vez um calendário concreto sobre as futuras negociações para a saída britânica do bloco europeu.

A propósito do congresso anual do Partido Conservador britânico, que começa hoje em Birmingham, no centro do país, May disse que vai informar o partido sobre esta decisão, que surge na sequência da vitória do voto contra no referendo de 23 de junho.

Se acionar o artigo 50 do Tratado de Lisboa em março, o Reino Unido poderá ficar fora da União Europeia em 2019, findo o período de dois anos relativos aos processos de saída de um país.

No entanto, esse processo de dois anos pode prolongar-se se o Reino Unido e os outros países comunitários não chegarem a um acordo unânime.

"Tenho vindo a dizer que não o ativaríamos antes do final deste ano para poder ter os preparativos em curso. Mas, sim, vou dizer hoje no meu discurso que vamos ativá-lo antes do final de março do próximo ano", afirmou Theresa May à BBC.

Lusa

  • Principais factos da acusação no caso BPN dados como provados

    País

    O coletivo de juízes responsável pelo julgamento do processo principal do caso BPN interrompeu perto das 13:00 a leitura do acórdão iniciada pelas 10:30. Os principais factos da acusação são dados como provados, mas a leitura deverá demorar algumas horas.

  • Papa pede a Trump para ser pacificador
    1:12
  • Supremo confirma condenação de Messi por fraude fiscal

    Desporto

    O Supremo Tribunal de Justiça espanhol confirma a condenação de Lionel Messi por fraude fiscal. A notícia foi avançada pelo El País. O jogador do Barcelona foi condenado a 21 meses de prisão por três crimes fiscais que lesaram o Estado em 4,1 milhões de euros.

  • Autódromo do Estoril está ilegal há 45 anos

    Desporto

    De acordo com o Público este equipamento desportivo, inaugurado na década de 70, não tem licença de construção nem de utilização. Uma notícia que apanhou de surpresa o executivo camarário de Cascais, liderado por Carlos Carreiras.

  • Seca na Bacia do Sado exige restrições ao uso da água no Alentejo

    País

    A Agência Portuguesa do Ambiente aprovou hoje um conjunto de medidas para gestão dos recursos hídricos, definindo medidas específicas para a bacia hidrográfica do Sado, a única que se encontra em situação de seca. Além da diminuição de regas em hortas e jardins, a APA recomenda o encerramento das fontes decorativas, a proibição de encher piscinas e de lavagem de automóveis.