sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Hollande quer "firmeza" na negociação perante uma saída "difícil" do Reino Unido

O Presidente francês, François Hollande, considera que a União Europeia tem de negociar com "firmeza" a saída dos britânicos da União Europeia, já que os próprios optaram por um brexit "difícil".

"O Reino Unido decidiu por um brexit e creio que um brexit difícil. Há que retirar todas as consequências da vontade dos britânicos de sair da União Europeia", assinalou Hollande na quinta-feira à noite num discurso no âmbito do 25.º aniversário do Instituto Jacques Delors.

"Temos de ser firmes. Se não somos firmes, será questionado o próprio espírito da União Europeia" e "outros países ou partidos" poderiam sentir-se tentados a sair da União para obterem "alegadas vantagens", indicou.

"A firmeza é a garantia de que Europa poderá manter os seus princípios, e em particular as quatro liberdades, a liberdade de circulação", acrescentou.

O chefe de Estado francês defendeu que para que essa negociação seja eficaz "tem de haver uma ameaça, tem de haver um risco, tem de haver um preço", porque caso contrário isso terá "consequências económicas e humanas".

Hollande insistiu que o resultado do referendo de 23 de junho não se deve "à intransigência da Europa" para com o Reino Unido.

Segundo a sua análise, o voto desse referendo "jogou essencialmente com a imigração, com a vida em comum, com a aceitação do outro, que neste caso era europeu".

Lusa

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.

  • Mouchão da Póvoa em risco de desaparecer
    1:58

    País

    A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira alerta para o risco de desaparecimento do Mouchão da Póvoa, uma dos três mouchões do Tejo, no concelho. Em causa está a falta de autorização, pedida à Agência Portuguesa do Ambiente, para uma intervenção de emergência nos diques.

  • Lixo, para que te quero?
    23:17
  • Tuk-tuk em protesto oferecem hoje passeios gratuitos em Lisboa

    País

    A Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos (APECATE) promove hoje a iniciativa "Cá vai Lisboa", com passeios gratuitos de tuk-tuk, para alertar a população para a "problemática" regulamentação municipal deste tipo de veículos.

  • Ricardo Robles apresentado como candidato do BE a Lisboa
    1:31

    Autárquicas 2017

    Ricardo Robles foi formalmente apresentado este sábado como candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Lisboa. No encerramento da convenção autárquica do partido, Catarina Martins fez críticas ao Governo, dizendo que o projeto de descentralização do Executivo é perigoso e ameaça a democracia.