sicnot

Perfil

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit

Hollande quer "firmeza" na negociação perante uma saída "difícil" do Reino Unido

O Presidente francês, François Hollande, considera que a União Europeia tem de negociar com "firmeza" a saída dos britânicos da União Europeia, já que os próprios optaram por um brexit "difícil".

"O Reino Unido decidiu por um brexit e creio que um brexit difícil. Há que retirar todas as consequências da vontade dos britânicos de sair da União Europeia", assinalou Hollande na quinta-feira à noite num discurso no âmbito do 25.º aniversário do Instituto Jacques Delors.

"Temos de ser firmes. Se não somos firmes, será questionado o próprio espírito da União Europeia" e "outros países ou partidos" poderiam sentir-se tentados a sair da União para obterem "alegadas vantagens", indicou.

"A firmeza é a garantia de que Europa poderá manter os seus princípios, e em particular as quatro liberdades, a liberdade de circulação", acrescentou.

O chefe de Estado francês defendeu que para que essa negociação seja eficaz "tem de haver uma ameaça, tem de haver um risco, tem de haver um preço", porque caso contrário isso terá "consequências económicas e humanas".

Hollande insistiu que o resultado do referendo de 23 de junho não se deve "à intransigência da Europa" para com o Reino Unido.

Segundo a sua análise, o voto desse referendo "jogou essencialmente com a imigração, com a vida em comum, com a aceitação do outro, que neste caso era europeu".

Lusa

  • Hoje, o Primeiro Jornal está em Leiria
    1:13
  • Segunda vaga de incêndios queimou 28 mil hectares
    1:09

    País

    A segunda vaga de fogos que assolou o país queimou 28 mil hectares do território nacional, em apenas cinco dias. Segundo o Sistema Europeu de Incêndios, a área ardida equivale a quase três concelhos de Lisboa.

  • Bigode de Salvador Dalí está intacto, às "10 para as 10"

    Cultura

    O corpo do pintor surrealista catalão foi ontem exumado no Teatro-Museo de Figueres, por ordem de um tribunal de Madrid, para um exame de determinação de paternidade de Pilar Abel, que alega ser filha do artista. O pintor que morreu há 28 anos foi embalsamado e mumificado pelo que o corpo continua preservado e o famoso bigode levantado.

  • Mulher do primeiro-ministro japonês "é uma mulher fantástica mas não fala inglês"
    0:35

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos falou pela primeira vez sobre o segundo encontro que manteve com Vladimir Putin, durante a Cimeira do G20, em Hamburgo. Donald Trump explica que a conversa com o Presidente russo resultou de uma troca de lugares durante um jantar. Trump ficou ao lado da mulher do primeiro-ministro japonês, que não saberia falar inglês, e Melania estava sentada ao pé do Presidente da Rússia, Vladimir Putin.

  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26