sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Banco de Inglaterra diz que Brexit já não é a principal ameaça

© POOL New / Reuters

A saída do Reino Unido da União Europeia ('Brexit') já não é o principal risco para a estabilidade do sistema financeiro britânico, afirmou esta quarta-feira o governador do Banco de Inglaterra, Mark Carney.

As declarações foram feitas durante uma audição numa comissão parlamentar, onde foi questionado sobre se o 'Brexit' continua a ser a principal ameaça para a economia nacional, como afirmou durante a campanha para o referendo de junho passado.

"Estritamente falando, na opinião do comité não é", respondeu Carney.

O governador defendeu que "existem riscos económicos" que podem afetar a "estabilidade financeira do país", mas assegurou que há "maiores riscos a curto prazo no continente do que no Reino Unido durante o período de transição".

Carney disse, no entanto, que a economia britânica enfrenta desafios globais que podem aumentar durante o processo de adaptação fora da União Europeia (UE).

"Na campanha para o referendo dissemos que (o "Brexit") era o principal risco porque havia uma série de possibilidades no setor financeiro, coisas que podiam ter acontecido, que podiam ter tido consequências para a sua estabilidade", explicou Carney.

O governador do Banco de Inglaterra também defendeu a avaliação dos riscos que foi feita durante a citada campanha e assegurou que as medidas adotadas para enfrentar a situação serviram para atenuar esses riscos.

Carney apontou, no entanto, a necessidade de alcançar "um acordo transnacional" para o setor financeiro quando Londres iniciar as negociações com a UE para a saída.

Lusa

  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • China descobre nova mutação do vírus H7N9

    Mundo

    A China descobriu uma nova mutação do vírus H7N9, considerada a mais mortífera das estirpes que causam a gripe das aves, sobretudo para aves vivas, não representando nova ameaça para os seres-humanos, informou hoje a imprensa estatal.

  • Jornalista bielorrusso come jornal após perder aposta

    Desporto

    Vyacheslav Fedorenko, editor de desporto de um importante jornal da Bielorrúsia, apostou que o Dinamo Minsk não chegaria aos play-offs da Kontinental Hockey League (KHL), uma liga internacional dominada por equipas russas. Perdeu e acabou a comer as próprias palavras, impressas em papel.

  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.