sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Banco de Inglaterra diz que Brexit já não é a principal ameaça

© POOL New / Reuters

A saída do Reino Unido da União Europeia ('Brexit') já não é o principal risco para a estabilidade do sistema financeiro britânico, afirmou esta quarta-feira o governador do Banco de Inglaterra, Mark Carney.

As declarações foram feitas durante uma audição numa comissão parlamentar, onde foi questionado sobre se o 'Brexit' continua a ser a principal ameaça para a economia nacional, como afirmou durante a campanha para o referendo de junho passado.

"Estritamente falando, na opinião do comité não é", respondeu Carney.

O governador defendeu que "existem riscos económicos" que podem afetar a "estabilidade financeira do país", mas assegurou que há "maiores riscos a curto prazo no continente do que no Reino Unido durante o período de transição".

Carney disse, no entanto, que a economia britânica enfrenta desafios globais que podem aumentar durante o processo de adaptação fora da União Europeia (UE).

"Na campanha para o referendo dissemos que (o "Brexit") era o principal risco porque havia uma série de possibilidades no setor financeiro, coisas que podiam ter acontecido, que podiam ter tido consequências para a sua estabilidade", explicou Carney.

O governador do Banco de Inglaterra também defendeu a avaliação dos riscos que foi feita durante a citada campanha e assegurou que as medidas adotadas para enfrentar a situação serviram para atenuar esses riscos.

Carney apontou, no entanto, a necessidade de alcançar "um acordo transnacional" para o setor financeiro quando Londres iniciar as negociações com a UE para a saída.

Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • Obama diz que não fica em silêncio se os valores do país forem ameaçados
    2:26
  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..