sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Theresa May apresenta amanhã livro branco sobre Brexit

© Stefan Wermuth / Reuters

A primeira-ministra britânica, Theresa May, anunciou hoje que vai apresentar na quinta-feira o livro branco sobre o Brexit, no qual especifica os objetivos do governo para as negociações de saída da União Europeia (UE).

A primeira-ministra conservadora fez o anúncio no debate semanal na Câmara dos Comuns, depois de deputados da oposição trabalhista terem exigido um documento formal com as metas para as negociações com Bruxelas.

Num discurso pronunciado em meados de janeiro, Theresa May adiantou as linhas principais das negociações do 'Brexit', tendo nomeadamente apontado o controlo do número de europeus que chegam ao país, a saída do mercado único europeu e a celebração de um amplo acordo comercial com a UE.

O parlamento britânico começa hoje a debater o projeto de lei que autorizará o executivo a acionar o artigo 50.º do Tratado de Lisboa, dando início a um período de dois anos de negociação.

Após o debate, os deputados deverão fazer uma primeira votação, prevista para as 19:00 (mesma hora em Lisboa), a qual decidirá se o projeto de lei passa para a fase seguinte, de debate nas comissões parlamentares.

Uma vez concluída a fase das comissões, o projeto voltará a ser debatido e votado no plenário, em princípio na próxima semana, após o que passa para a Câmara dos Lordes.

O projeto deve estar aprovado pela rainha Isabel II a 9 de março e nessa altura, segundo a imprensa, May comunicará formalmente aos 27 parceiros europeus a decisão do Reino Unido de sair da UE.

Lusa

  • Brexit discutido no Parlamento britânico
    1:14

    Brexit

    O Parlamento britânico começou esta terça-feira a discussão do projeto-lei para autorizar o Governo a ativar a saída do Reino Unido da União Europeia. Isto numa altura em que a primeira-ministra britânica está a ser alvo de contestação por causa do convite a Donald Trump para visitar o país. O projeto-lei deverá ser votado e aprovado em primeira leitura, esta quarta-feira.

  • Theresa May e restantes líderes do Reino Unido discutem o Brexit
    1:12

    Brexit

    A primeira-ministra britânica reuniu-se esta segunda-feira com os líderes dos Governos da Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte e garantiu que vai olhar com atenção para as propostas para o Brexit. O Governo escocês insiste que, se não for ouvido, vai mesmo avançar com um referendo para a independência.

  • Vala comum com 6 mil corpos em Mossul
    1:43
  • À redescoberta da Madeira, 16 anos depois
    1:59
  • A menina que os pais queriam chamar "Allah"

    Mundo

    ZalyKha Graceful Lorraina Allah tem 22 meses, anda não sabe ler nem escrever mas já está no centro de um processo judicial contra o Estado da Georgia, nos EUA. Os pais, Elizabeth Handy e Bilal Walk, apoiados por uma ONG, exigem na justiça que o nome seja reconhecido na certidão de nascimento para que a criança possa ser inscrita na escola, na segurança social ou nos registos e notoriado. O casal já tem um filho de 3 anos que se chama Masterful Mosirah Aly Allah.

  • Acidentes em falésias matam 94 pescadores lúdicos

    País

    Mais de 90 pescadores lúdicos morreram nos últimos 19 anos e 137 ficaram feridos em 252 acidentes registados em zona rochosa ou em falésia, a maioria na zona de Lagos, Faro, segundo dados da Autoridade Marítima Nacional.

  • Partidos querem eleições a 1 de outubro
    1:35

    País

    A data para as próximas eleições autárquicas já gerou consenso. 1 de outubro é a data pedida pelos vários partidos ouvidos esta segunda-feira por António Costa. Na próxima quinta-feira, no Conselho de Ministros, o dia de ir às urnas vai ser escolhido.