sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Theresa May apresenta amanhã livro branco sobre Brexit

© Stefan Wermuth / Reuters

A primeira-ministra britânica, Theresa May, anunciou hoje que vai apresentar na quinta-feira o livro branco sobre o Brexit, no qual especifica os objetivos do governo para as negociações de saída da União Europeia (UE).

A primeira-ministra conservadora fez o anúncio no debate semanal na Câmara dos Comuns, depois de deputados da oposição trabalhista terem exigido um documento formal com as metas para as negociações com Bruxelas.

Num discurso pronunciado em meados de janeiro, Theresa May adiantou as linhas principais das negociações do 'Brexit', tendo nomeadamente apontado o controlo do número de europeus que chegam ao país, a saída do mercado único europeu e a celebração de um amplo acordo comercial com a UE.

O parlamento britânico começa hoje a debater o projeto de lei que autorizará o executivo a acionar o artigo 50.º do Tratado de Lisboa, dando início a um período de dois anos de negociação.

Após o debate, os deputados deverão fazer uma primeira votação, prevista para as 19:00 (mesma hora em Lisboa), a qual decidirá se o projeto de lei passa para a fase seguinte, de debate nas comissões parlamentares.

Uma vez concluída a fase das comissões, o projeto voltará a ser debatido e votado no plenário, em princípio na próxima semana, após o que passa para a Câmara dos Lordes.

O projeto deve estar aprovado pela rainha Isabel II a 9 de março e nessa altura, segundo a imprensa, May comunicará formalmente aos 27 parceiros europeus a decisão do Reino Unido de sair da UE.

Lusa

  • Brexit discutido no Parlamento britânico
    1:14

    Brexit

    O Parlamento britânico começou esta terça-feira a discussão do projeto-lei para autorizar o Governo a ativar a saída do Reino Unido da União Europeia. Isto numa altura em que a primeira-ministra britânica está a ser alvo de contestação por causa do convite a Donald Trump para visitar o país. O projeto-lei deverá ser votado e aprovado em primeira leitura, esta quarta-feira.

  • Theresa May e restantes líderes do Reino Unido discutem o Brexit
    1:12

    Brexit

    A primeira-ministra britânica reuniu-se esta segunda-feira com os líderes dos Governos da Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte e garantiu que vai olhar com atenção para as propostas para o Brexit. O Governo escocês insiste que, se não for ouvido, vai mesmo avançar com um referendo para a independência.

  • Passos explica porque se irritou com Costa
    0:42

    Economia

    Depois das imagens em que surgiu visivelmente irritado com António Costa, no último debate quinzenal, Passos Coelho veio agora explicar porquê. Na discussão com o primeiro-ministro, o líder do PSD não gostou que Costa tivesse insinuado que a fuga de 10 mil milhões de euros para offshores tenha ocorrido por inação do Governo anterior.

  • Ferro Rodrigues desvaloriza críticas do CDS
    3:24

    Caso CGD

    Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de receber em público Ferro Rodrigues antes de um almoço com o presidente da Assembleia da República. O Presidente também recebeu a representante do CDS-PP, Assunção Cristas, que foi apresentar queixa de Ferro Rodrigues e da maioria de esqueda em relação à comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. Ferro Rodrigues desvalorizou as críticas.

  • Regime de Pyongyang nega envolvimento na morte de Kim Jong-nam 
    1:53

    Mundo

    A polícia da Malásia diz que o irmão do líder da Coreia do Norte foi morto com uma arma química. Os investigadores encontraram vestígios de gás VX no corpo de Kim Jong-nam, um gás letal proibido pelas convenções internacionais. O Governo da Coreia do Sul pediu esta sexta-feira ao regime de Pyongyang que admita que está por detrás da morte de Kim Jong-nam mas o mesmo já veio negar o envolvimento no assassinato.