sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Brexit terá início a 29 de março

© Toby Melville / Reuters

A notificação do governo britânico para a saída do Reino Unido da União Europeia será feita na quarta-feira, foi hoje confirmado oficialmente. A confirmação da data foi feita após o embaixador britânico para a UE, Tim Barrow, ter avisado o gabinete do presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, de que uma carta seria entregue na quarta-feira da próxima semana.

A carta que será entregue pela primeira-ministra britânica, Theresa May, com a indicação de que o Reino Unido quer acionar o Artigo 50, dará assim início ao período de 2 anos para o Brexit, marcando o arranque oficial das negociações entre Londres e Bruxelas.

A Rainha Isabel II e chefe de Estado britânica promulgou na passada quinta-feira a lei do Brexit, que autoriza o Governo a comunicar a Bruxelas a ativação da saída do Reino Unido da União Europeia.


O Parlamento britânico aprovou na segunda-feira a chamada "Lei da União Europeia (notificação sobre a saída)", que entrou na Câmara dos Comuns no dia 26 de janeiro e foi tratada pelos deputados e lordes com caráter de urgência.

Segundo o Artigo 50 do Tratado de Lisboa, "um Estado-membro que decida retirar-se deverá notificar o Conselho Europeu", será com base nas orientações de Bruxelas que a UE negoceia um acordo sobre os pormenores da saída e é definido o quadro das futuras relações desse Estado com a União.

O prazo previsto para a negociação de saída é de dois anos, "a menos que o Conselho Europeu, com o acordo do Estado-membro em causa, decida, por unanimidade, prorrogar esse período". O acordo é negociado e celebrado pelo Conselho em nome da União, através de maioria qualificada e após aprovação do Parlamento Europeu.

  • Rainha Isabel II dá luz verde às negociações para o Brexit

    Brexit

    A Rainha de Inglaterra deu hoje o aval ao artigo 50 que dá à primeira-ministra britânica, Theresa May, os poderes necessários para avançar no processo de negociação para a saída do Reino Unido da União Europeia (UE). O anúncio foi feito hoje, no Parlamento, pelo porta-voz John Bercow, apesar de no início da semana ter sido comunicado que a decisão só deveria ser conhecida no final deste mês.

  • Brexit avança no Parlamento Britânico, Escócia pede referendo à independência
    1:54

    Brexit

    É um avanço para a saída do Reino Unido da União Europeia. A Câmara dos Comuns chumbou as duas emendas propostas pela Câmara dos Lordes, que protegiam os cidadãos europeus e davam mais poderes aos deputados nas negociações com Bruxelas. O documento, voltou à Câmara Alta que não se opôs à decisão, no mesmo dia em que a Escócia pediu novo referendo sobre a independência.

  • Aeroporto Cristiano Ronaldo? Nem todos os madeirenses estão de acordo
    2:21
  • Vala comum com 6 mil corpos em Mossul
    1:43
  • A menina que os pais queriam chamar "Allah"

    Mundo

    ZalyKha Graceful Lorraina Allah tem 22 meses, anda não sabe ler nem escrever mas já está no centro de um processo judicial contra o Estado da Georgia, nos EUA. Os pais, Elizabeth Handy e Bilal Walk, apoiados por uma ONG, exigem na justiça que o nome seja reconhecido na certidão de nascimento para que a criança possa ser inscrita na escola, na segurança social ou nos registos e notoriado. O casal já tem um filho de 3 anos que se chama Masterful Mosirah Aly Allah.