sicnot

Perfil

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit

Líder do partido eurocético britânico demite-se após fracasso

Paul Nuttall, líder do partido eurocético UKIP.

Clodagh Kilcoyne/ Reuters

O líder do partido eurocético UKIP, Paul Nuttall, anunciou hoje a demissão como consequência do fracasso do partido em assegurar representação na Câmara dos Comuns nas eleições legislativas britânicas.

Além de não ter eleito nenhum deputado, somando à derrota nas eleições locais de maio - quando manteve apenas um de 146 autarcas -, Nuttall não conseguiu ele próprio ser eleito no círculo eleitoral de Boston and Skegness, onde foi terceiro atrás dos conservadores e trabalhistas.

"Uma nova era deve começar com um novo líder", afirmou, em conferência de imprensa, apenas sete meses depois de ter entrado em funções.

O antigo líder Nigel Farage lamentou, através da sua conta no Twitter, esta demissão, mas não rejeitou totalmente um regresso ao partido.


Em declarações à ITV, Farage defendeu que o UKIP pode ter um papel novamente importante se existir um segundo referendo ao Brexit.

O UKIP chegou a ter um deputado no parlamento, mas Douglas Carswell, que tinha abandonado o partido Conservador para representar os eurocéticos, demitiu-se do UKIP em março e tornou-se independente e não se recandidatou nestas eleições.

Lusa

  • Younes Abouyaaqoub, o homem mais procurado de Espanha
    1:53
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Costa desafia PSD para pacto depois das autárquicas
    1:14
  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22