sicnot

Perfil

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit

Líder do partido eurocético britânico demite-se após fracasso

Paul Nuttall, líder do partido eurocético UKIP.

Clodagh Kilcoyne/ Reuters

O líder do partido eurocético UKIP, Paul Nuttall, anunciou hoje a demissão como consequência do fracasso do partido em assegurar representação na Câmara dos Comuns nas eleições legislativas britânicas.

Além de não ter eleito nenhum deputado, somando à derrota nas eleições locais de maio - quando manteve apenas um de 146 autarcas -, Nuttall não conseguiu ele próprio ser eleito no círculo eleitoral de Boston and Skegness, onde foi terceiro atrás dos conservadores e trabalhistas.

"Uma nova era deve começar com um novo líder", afirmou, em conferência de imprensa, apenas sete meses depois de ter entrado em funções.

O antigo líder Nigel Farage lamentou, através da sua conta no Twitter, esta demissão, mas não rejeitou totalmente um regresso ao partido.


Em declarações à ITV, Farage defendeu que o UKIP pode ter um papel novamente importante se existir um segundo referendo ao Brexit.

O UKIP chegou a ter um deputado no parlamento, mas Douglas Carswell, que tinha abandonado o partido Conservador para representar os eurocéticos, demitiu-se do UKIP em março e tornou-se independente e não se recandidatou nestas eleições.

Lusa

  • Novo Banco vai reestruturar dívida de Luís Filipe Vieira
    1:22

    Desporto

    O Novo Banco vai reestruturar parte da dívida da empresa de Luís Filipe Vieira, que ronda os 400 milhões de euros. Parte dos ativos da empresa foram transferidos para um fundo para serem rentabilizados no prazo de cinco anos. Esse fundo está a ser gerido pelo vice-presidente do Benfica.

  • Dono de fábrica que ardeu na Anadia diz que produção não vai ser afetada
    2:04
  • Saco azul do BES pagou a 106 pessoas e 96 avenças ocultas
    2:21

    Economia

    Pelo menos 106 pessoas receberam dinheiro da Espírito Santo Enterprises, a companhia offshore criada nas Ilhas Virgens Britânicas e que terá funcionado como um gigantesco saco azul do Grupo Espírito Santo. O jornal Expresso revelou os primeiros vinte nomes da lista, entre os quais estão Zeinal Bava, antigo CEO da PT, e Manuel Pinho, ex-ministro da economia do Governo de José Sócrates.

  • Tragédia em Vila Nova da Rainha aconteceu há uma semana
    7:18
  • Doze meses de polémicas, ameaças e promessas
    3:52